POR QUE BILL GATES ESTÁ INVESTINDO EM FAZENDAS?

Um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, Bill Gates possui inúmeros investimentos mundo a fora.

Ao longo dos últimos anos, o cofundador da Microsoft seguiu o conselho de Warren Buffett e diversificou seus investimentos nos mais diversos setores – deixando apenas de estar concentrado em empresas de tecnologia.

Só que agora, ele surpreendeu todo o mundo com um investimento bem diferente de startups ou ações de empresas de capital aberto.

Ele está investindo em fazendas.

Isso mesmo, terras…

Dizem que quem tem terra não fica sem verba.

Mas no caso de Bill Gates, o investimento incomum tem chamado a atenção de pessoas de todo mundo. E tem feito algumas terem bastante medo do que está por vir.

Mas afinal de contas, quanto e porque ele está investindo em terras?

Nesse vídeo, você vai entender porque esse mercado está em alta, e porque Bill Gates está entrando fortemente nele…

Para entender um pouco da situação, é preciso pontuar a situação das terras agrícolas nos Estados Unidos.

Assim como em outras localidades, o preço da terra é medido de acordo com diferentes fatores como localização, produtividade e tipo do solo.

Porém, em 2020, em média, um acre de terra estava valorizado em 1400 dólares no país americano. Só que se essa terra já tiver algum tipo de cultivo, esse valor pode subir para 4000 dólares o acre.

Para se ter ideia, um acre equivale a 0,4 hectares de terra – cerca de 10 mil metros quadrados.

Um campo de futebol americano tem aproximadamente 7 mil metros quadrados, ou quase dois acres.

Aplicando essa medida ao território americano, estima-se que a terra do Tio Sam tenha 40% de sua extensão composta por terras agrícolas – num total de 900 milhões de acres.

Desse total, cerca de 60% é de usufruto dos proprietários, enquanto 40% é arrendado ou alugado para terceiros.

Apesar disso, estima-se que 31% do total de terras agrícolas nos EUA seja de propriedade de corporações, fundos e outras roupagens jurídicas.

Nesse bolo encontra-se a nova empreitada de Bill Gates.

Segundo o levantamento mais recente, o cofundador da Microsoft possui 269.000 acres em 18 estados diferentes da América.

Ou pouco mais de 100 mil hectares de terra. O equivalente a 100 mil campos de futebol ou a cidade do Rio de Janeiro, de acordo com a Veja.

E apesar de ser o proprietário, Gates não está diretamente envolvido nas atividades que são realizadas em suas terras.

Nelas são produzidas cebolas, cenouras e batatas….

Batatas que fazem parte da cadeia de fornecimento do Mc Donald’s.

Isso mesmo.

Nos EUA alguns restaurantes do Mc Donald’s recebem batatas cultivadas em fazendas de Bill Gates.

A gestão do negócio agrícola é feita por Michael Larson, chefe da Cascade Investments – empresa que aplica o dinheiro de Gates e outros endinheirados no mercado agrícola.

E que está abocanhando terras em todo território americano.

PORTFÓLIO DE BILL GATES

De acordo com a Bloomberg, do total de mais de 115 bilhões de dólares de Gates, a grande maioria do patrimônio consiste em investimentos diversos. Desse total, 28 bilhões é referente ao valor que Gates possui em ações da Microsoft.

Já o restante está espalhado em investimentos imobiliários, como a cadeira de hotéis Four Seasons, o segundo maior investimento de Gates. Ele também investe publicamente em empresas de gestão de resíduos e no setor de transporte, mais especificamente na Canadian National Railway. E estima-se que 40 bilhões estejam líquidos, em dinheiro.

Mas por que terras?

Por que investir em algo tão clássico quando se é um dos maiores nomes da tecnologia?

E aí que entram as respostas.

A primeira delas é a especulação e valorização da própria terra.

Por ser um recurso escasso, a terra ainda é um ativo que possui uma valorização com o passar do tempo.

Além disso, há também a qualidade das áreas agrícolas investidas. Cada pedaço de terra possui características únicas, incluindo tipos de solo, inclinação, proximidade da água e outros fatores que influenciam seu valor.

E apesar de não terem uma grande liquidez e atenderem a um mercado específico, os terrenos mudam de preço lentamente, e são raros os eventos que derrubam ou diminuem acentuadamente o seu preço – como acontecem com ações e outros ativos financeiros, por exemplo.

Para se ter ideia, desde 1988, o preço médio por acre nos EUA só aumentou ano após ano.

Além disso, o investimento em terras é de modo geral silencioso, e feito através de intermediários e empresas que não estampam os nomes de seus investidores. Por causa disso, é possível comprar uma quantidade expressiva de terras ao longo do tempo, sem se preocupar com a especulação imediata ou com notícias que fazem os preços dispararem – como acontece no mercado de ações por exemplo.

Esse tipo de investimento também permite que se aloque expressivas quantias sem chamar a atenção. O que é uma ótima forma de se investir bilhões, sem muito alarde.

E Gates não é o único que está nesse mercado.

Apesar de ter o título de ser o maior detentor de terras dos EUA, essa medição considera todas as terras administradas pelo fundo de qual Gates é sócio. Contudo, ele possui apenas uma participação desse total.

Além dele, outros bilionários estão fortes nesse mercado.

O maior investidor individual é o presidente da Liberty Media, John Malone. A empresa é dona da Fórmula 1 e de outros negócios de mídia.

Já o terceiro maior investidor individual é o fundador da CNN, Ted Turner.

E até Jeff Bezos está na parada. Sendo o 25ºo maior proprietário individual de terras nos EUA.  

Além da valorização do imóvel, é comum também o aluguel de propriedades agrícolas. Inclusive, uma prática muito usada por grandes fazendeiros que se aposentam e alugam suas fazendas para empresas e outros empreendedores. O que cria outro mercado interessante para quem tem terras, assim como Gates.

Outro fator que aquece esse mercado e que interessa indiretamente Bill Gates é o futuro mercado de carbono, e a tendência de um enorme e lucrativo mercado ligado à biodiversidade.

AGENDA SUSTENTÁVEL

Atualmente, muitas empresas apostam no investimento agrícola para neutralizarem as emissões de carbono e garantirem pontos no quesito sustentabilidade junto ao mercado financeiro. E esse movimento vem aumentando ano após ano.

Até porque, com o crescimento de tendências como o ESG, já é factível a ideia de que em breve haverá regulamentações do próprio mercado financeiro que estabelecerão limites para as emissões de carbono permitidas. E, até mesmo, uma futura cobrança de impostos de acordo com as emissões.

O que fará com que empresas adquiram propriedades rurais, com o compromisso de preservarem as áreas verdes. O que é visto como uma forma de compensar as emissões de carbono realizadas em suas atividades fins.

Essa tendência de regulamentações pode levar a um futuro boom nos preços dos imóveis – e as onças do mercado já estão se preparando e bebendo a água limpa.

Principalmente porque além de uma valorização expressiva, as terras podem conceder também gordos alugueis em um futuro próximo.

Já no campo da especulação, os recentes investimentos vão ao encontro de ideias e temas que são discutidos em órgãos internacionais como o Fórum Econômico Mundial e grupos em que o próprio Bill Gates é um grande entusiasta.

Outros dois fatores também interessam e muito o bilionário.

SINERGIA COM OUTRAS EMPREITADAS

As fazendas investidas têm uma grande correlação e sinergia com alguns dos negócios em que ele é investidor. Dentre elas, as carnes vegetais que são produzidas pelas empresas Beyond Meats e Impossible Foods, que fazem comidas como o já popular Hambúrguer do Futuro.

Além disso, ele é sócio da gigante de saneamento Ecolab, que tem intensificado sua relação com propriedades agrícolas e com a qualidade da água distribuída nos EUA.

Por fim, as fazendas também tem correlação com as atividades de filantropia e biotecnologia desenvolvidas pela Fundação Bill e Melinda Gates, que recentemente tem investido em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis e melhores práticas agrícolas.

Para se ter ideia, dentre os avanços propostos pela fundação estão sementes que se adaptam melhor às mudanças climáticas, e que garantem as chamadas super safras. Além disso, eles estudam formas de melhorar a produção de leite, com vacas de maior rendimento.

Iniciativas que segundo a fundação podem garantir alimentos melhores e mais baratos, especialmente para regiões mais necessitadas como a África subsaariana.

Com todos esses valores, Bill Gates continua aumentando ano após ano o seu volume de terras.

O que preocupa muito os seus críticos. Já que ele está concentrando outro mercado em suas mãos.

O que você acha disso? É um perigo ou algo positivo?

E você, investe também em terras?

Compartilhe com a gente as suas opiniões.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
OS SEGREDOS DO MERCADO DE DIAMANTES

OS SEGREDOS DO MERCADO DE DIAMANTES

Diamantes. Desejados... Caros..... E raros. Quer dizer.... nem tanto.... Por trás de um dos itens

O BILIONÁRIO MAIS EXTRAVAGANTE DA FÓRMULA 1 – A HISTÓRIA DE LAWRENCE STROLL

O BILIONÁRIO MAIS EXTRAVAGANTE DA FÓRMULA 1 – A HISTÓRIA DE LAWRENCE STROLL

Ser dono de uma equipe de Fórmula 1. Ter sua própria fábrica de superesportivos. Financiar

A NOVA LISTA DA FORBES – OS 10 MAIS RICOS DO MUNDO

A NOVA LISTA DA FORBES – OS 10 MAIS RICOS DO MUNDO

Quem são as 10 pessoas mais ricas do Mundo? Em recente levantamento, a revista Forbes

POR QUE BILL GATES ESTÁ INVESTINDO EM FAZENDAS?

POR QUE BILL GATES ESTÁ INVESTINDO EM FAZENDAS?

Um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, Bill Gates possui inúmeros investimentos mundo