MILHÕES DE DÓLARES COM SEU NOME – A HISTÓRIA DE GEORGE FOREMAN E O GEORGE FOREMAN GRILL

Na semana passada, o mundo perdeu um dos maiores nomes da história do boxe e dos negócios – o ex-lutador George Foreman.

Além das vitórias nos ringues, ele também venceu no empreendedorismo.

E nesse post, você vai conhecer a jornada empreendedora de George Foreman e como ele se tornou um nome tão conhecido.

Depois de conquistar o título mundial de Boxe e ter sido medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968, Foreman se aposentou por alguns anos, e em 1990 decidiu retornar aos ringues.

Na ocasião, ele estava 11 quilos acima do seu peso normal para poder competir, e tinha dificuldades para emagrecer. Foi quando veio uma proposta curiosa que mudaria sua vida.

A Salton, uma pequena produtora de eletrodomésticos da Flórida tinha desenvolvido sete anos antes um portátil capaz de assar carnes, sem a necessidade de usar óleo ou outras gorduras. Isso garantia que a proteína teria menos calorias, e pudesse ser consumida em maiores quantidades.

Além disso, a invenção contava com uma inclinação que permitia que a gordura dos alimentos fosse escorrida, deixando a proteína ainda mais magra.

Porém, o produto era um grande fracasso.

A empresa então abordou o lutador para que ele experimentasse agregar a invenção a sua dieta. Com ela, ele poderia comer em maior quantidade a sua comida favorita – hambúrgueres.

Foi assim que ele iniciou uma dieta, em que segundo ele, poderia comer 5 hambúrgueres sem engordar. O que o ajudou a perder peso e voltar a lutar.

Foi assim que ele passou a ser conhecido na mídia como o “cara do cheeseburger”. Um apelido que foi amplificado depois que ele se tornou novamente campeão do mundo de boxe, então com 45 anos.

Até então, os holofotes estavam voltados apenas para o lutador que tinha sua dieta como aliada, mas então surgiu a grande oportunidade.

A Salton firmou um contrato milionário com Foreman para que ele não só se tornasse garoto propaganda do eletrodoméstico, como também que a partir dali a invenção recebesse seu nome – surgia assim, em 1994, a primeira linha do George Foreman Grill – equipado com grelhas portáteis, que faziam pouca fumaça e escorriam a gordura dos alimentos para uma bandeja removível.

A exemplo do que acontece hoje com diversos influenciadores digitais como Mr.Beast com seus diversos produtos e a brasileira Virgínia com a sua linha WePink, o ex-lutador mostrou a força da combinação entre influência e produtos.

Logo, passou a apresentar seu grill em diversos canais de televisão, em um formato de informercial – em que ele demonstrava o funcionamento do portátil, ao mesmo tempo que ressaltava a sua importância para quem buscava uma vida mais saudável e com menos calorias.

Assim, ele reforçou seu status de celebridade, não só pelo esporte, mas também pelo produto – tudo sob o slogan – “nocauteie a gordura com George.”

A combinação de uma invenção que ocupava até então uma lacuna no mercado e o carisma de George Foreman tornaram a união um enorme sucesso. Até mesmo, por força de o próprio Foreman ter sido beneficiado pelo grill tempos antes, sendo ele a maior prova social que o produto precisava.

Outro ponto frisado na carta de vendas do produto era o fato de que por não usar óleos e gorduras, a invenção eliminava as hipóteses de queimaduras por óleo quente, e principalmente, fazia menos sujeira do que as tradicionais frigideiras e a maneira como elas engorduravam a casa.

O sucesso foi tão grande, que já em 1996, a linha vendeu 5 milhões de dólares, em valores da época. E a química de Foreman com as apresentadoras dos principais programas de variedades e culinários dos Estados Unidos, sedimentaram o apelido de ‘’o Rei dos Grills’’.

O que fez com que em 1998, o Grill vendesse 10 milhões de unidades, só na América. Com um faturamento aproximado de 200 milhões de dólares. O que fez da linha, a responsável por 37% do faturamento da empresa Salton.

E a invenção ganhou o mundo, chegando até o Brasil através da Polishop.

Porém, o sucesso estrondoso ganhou novas cláusulas, e o contrato original previa que Foreman recebesse royalties sobre a linha até o ano de 2002. Só que o negócio era bom demais para acabar ali.

Foi assim que a Salton investiu 50 milhões de dólares para comprar os direitos da marca George Foreman Grill e 137 milhões de dólares para garantir o uso do nome vitalício de George Foreman para todos os seus produtos.

Essa nova abordagem permitiu que a empresa expandisse a linha de grills George Foreman, com o lançamento de novas cores, novos formatos e tamanhos. Dentre eles, um formato com estufa para pães e chapa. E posteriormente, novas máquinas mais fáceis de limpar.

O reinado dos portáteis com o nome George Foreman Grill durou até 2010, quando enfim surgiu outra invenção mais interessante – a Air Fryer – que surgiu na Alemanha e anos depois deu origem a várias similares que substituíram o uso massivo dos antigos grills.

Sob a direção de outra controladora que adquiriu os direitos da marca, foi lançada em 2018, a George Foreman Air Fryer. E recentemente, modelos mais elaborados de fritadeiras foram lançados – porém, com uma participação de mercado muito menor do que um dia os grills tiveram.

Segundo o site Mundo das Marcas, junto da Air Fryer, a controladora também vende outros produtos como panelas e portáteis sob o nome George Foreman, que estão presentes em mais de 100 países, com faturamento na casa dos 450 milhões de dólares.

Além de Foreman, outros boxeadores foram recrutados para ações semelhantes, e até foi lançado o grill do lutador Evander Hollyfield, um grande fracasso.

Com mais de 130 milhões de grills vendidos em todo o mundo, a invenção foi um grande sucesso e tornou George Foreman multimilionário.

Estima-se que os rendimentos com o grill superaram e muito seus ganhos como atleta. E só a linha rendeu mais de 250 milhões de dólares para George.

Assim, a união de carisma, influência e um bom produto, mostrou uma combinação super bem-sucedida, que ensina que muitas vezes tão importante quanto um bom produto é um bom vendedor.

E você, já sabe como pode conquistar o mundo com seu produto?

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