Por que investir na produção de Vídeos?

Um movimento tem sido identificado na Internet em todo o mundo: o aumento do consumo de vídeos.

Turbinado principalmente pelo aumento da banda dos celulares, principalmente com o desenvolvimento da tecnologia móvel 4G e a quantidade cada vez maior de estabelecimentos que oferecem sinal Wi-Fi; o compartilhamento de vídeos não para de crescer na plataforma e na rede como um todo.

Entretanto, o uso de vídeos ainda é um campo pouco explorado e que vem se constituindo como a nova tendência da web.

Por que  investir na produção de Vídeos?

Para se ter ideia, dos mais de 800 milhões de usuários do Instagram, apenas cerca de 350 milhões de usuários utilizam a modalidade Stories (em que é possível o compartilhamento de vídeos instantâneos e transmissões ao vivo, conhecidas como Lives).

O mesmo problema ainda acontece em outras plataformas, como o Facebook, o Twitter e até mesmo o próprio Youtube, em que as marcas têm uma dificuldade de interagir (desconsiderando os anúncios publicitários que sempre existiram).

Nesse sentido, a maioria dos players de diferentes nichos ainda não está explorando essa oportunidade, e é por conta disso que cabe a você utilizar estratégias para dominar esse mercado.

Os vídeos têm encontrado cada vez mais adeptos, principalmente devido a melhoria da qualidade das funções de filmagem das câmeras do celular, bem como da qualidade dos microfones integrados aos aparelhos.

Por conta disso, fazer uso desse recurso tem se mostrado como a melhor alternativa dentro das plataformas, no momento.

As estratégias de vídeos têm sido extremamente utilizadas pelos grandes players do mercado de venda de produtos físicos como Amazon e Zappos.

Essas empresas apresentam vídeos em que é possível ver o produto e como ele interage com pessoas; quebrando diversas objeções dos clientes e respondendo diversas dúvidas acerca de cor, tamanho e material dos produtos.

Outra estratégia interessante é usar esse recurso para demonstrar com uma riqueza de detalhes muito maior um ambiente, espaço ou evento; sendo possível aumentar consideravelmente o engajamento, principalmente para restaurantes, bares e casas de shows.

Nesse sentido, utilizar vídeos para interagir com a sua audiência é algo mais do que valioso nesse momento.

Exemplos não faltam e a utilidade dos vídeos é infinita para todo tipo de temática ou nicho.

Produzir pequenos vídeos demonstrando os detalhes e todos os ângulos de um produto é uma estratégia excelente para perfis de negócio que vendem produtos físicos.

Vídeos que mostram a interação de clientes atribuem um valor ainda maior para eventos e restaurantes.

As possibilidades são absolutamente infinitas. E o ganho também.

Diversos especialistas recomendam o uso expressivo dos vídeos como a estratégia de marketing ideal para os próximos anos.

Um dos maiores endossantes dessa estratégia é o empreendedor mineiro Gustavo Caetano, dono da Samba Tech; uma empresa de tecnologia voltada principalmente para a divulgação de conteúdo produzido e distribuído em formato de vídeo. A empresa tem clientes notáveis como a Rede Globo, Rede Bandeirantes e Kroton Educação.

Gustavo foi considerado o Mark Zuckerberg brasileiro pela revista internacional Bussiness Insider, referência em inovação e tecnologia, no ano de 2015. A alcunha se deu por conta da capacidade de inovação e criatividade presentes nas iniciativas do empreendedor mineiro.[1]

Em um estudo detalhado, o empresário citou alguns motivos pelos quais o uso de vídeo é uma estratégia tão recomendada; entre eles estão:[2] (Usando também dados colhidos em levantamento do site Viver de Blog)[3]

– 85% das organizações pretendiam produz mais conteúdos em formato audiovisual do que nos anos anteriores.

-80% dos consumidores se lembram onde assistiram um vídeo online. -52% dizem que os vídeos ajudam a tomar decisões de compras

-Vídeos que contenham depoimentos e relatos acerca de serviços e produtos  ajudam em até 6x o número de conversões.

-Vídeos no e-mail marketing podem aumentar as taxas de cliques em até 96%.

-Acessos à Internet por meio de smartphone e tablets já ultrapassaram os acessos desktop nas redes sociais.

-Vídeos em páginas de negócios no Facebook, por exemplo, aumentam o engajamento do usuário final em até 33%.

– Vídeos inseridos em sites aumentam o tráfego em até 55%.

-Aproximadamente 76% dos profissionais de marketing planejam utilizar vídeos em campanhas de brand awareness.[4]

-Os consumidores assistem, em média, 13,2 milhões de anúncios em vídeo por dia.

Analisando esses dados é impossível não notar a importância determinante que os vídeos tem na Internet e na maneira em que as pessoas se relacionam e celebram negócios na rede.

Posto isto, negligenciar essa estratégia é perder uma onda que está invadindo todas as redes sociais.

Logo, é vital estar preparado e começar o quanto antes a traçar planos para também aderir a esse tipo de estratégia.

 

 

 

[1] PEGN. Site indica Gustavo Caetano como Mark Zuckerberg Brasileiro. Disponível aqui.

[2] PORTAL ADMINISTRADORES. Qual a importância do vídeo mobile para sua estratégia de marketing? Disponível aqui.

[3] VIVER DE BLOG. Disponível aqui.

[4] Brand Awareness. Expressão relacionada à consciência de marca. Isto é, a medida em que uma marca é reconhecida por clientes potenciais; e como eles estão associando um determinado produto à marca.

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