Nesse post vamos compartilhar 5 dicas para você bombar seu perfil no Instagram!
O Instagram é hoje uma das principais redes sociais para quem quer divulgar seu negócio. A rede se tornou um verdadeiro canal de vendas para vender todo tipo de produto, serviço ou solução.
Venho atuando na plataforma em diferentes frentes nos últimos três anos, e identifiquei cinco estratégias que me ajudaram a conseguir um bom número de seguidores, e por consequência clientes.
Decidi então compartilhar essas estratégias para ajudar outros empreendedores:
Ta com preguiça de ler? Esse conteúdo também está disponível em vídeo:
1 – LONGO PRAZO
A primeira coisa que é preciso entender a respeito do Instagram é que se trata de um trabalho de longo prazo. E que os resultados não surgirão do dia para a noite.
Principalmente se o objetivo for crescer utilizando única e exclusivamente os mecanismos orgânicos de distribuição da plataforma. Isto é, não utilizando nenhum tipo de postagem impulsionada ou parceria paga.
O trabalho de criação da marca e também a criação da audiência (seguidores) é um trabalho que pode demorar alguns dias, ou até um mês. Porém, é essencial entender que o processo deve ser feito diariamente, tal como a construção de um verdadeiro alicerce para o crescimento do seu perfil.
Nesse sentido, é essencial manter uma constância de postagens no início, mesmo que os resultados não apareçam logo de cara.
É preciso também entender também que Quantidade não é Qualidade. E essa máxima vale tanto para o número de postagens, como também para o número de seguidores.
Não sobrecarregue sua audiência com um número enorme de postagens avulsas.
E considere que é muito melhor ter poucos seguidores que interagem com seu conteúdo, do que vários que apenas curtem algumas fotos.
Para quem usa o Instagram para negócios é importante focar em conversão de seguidores em clientes, e também em criação de marca.
Muitas vezes criar uma audiência grande e difusa é aparentemente o caminho mais fácil, porém pode significar uma métrica vazia.
Provavelmente uma audiência grande e difusa criará uma dificuldade maior para converter em vendas do que uma audiência mais segmentada e enxuta (porém altamente engajada e interessada pelo seu conteúdo).
Existem vários atalhos para conseguir mais seguidores. Porém, ter um número alto de seguidores não segmentados, difusos, ou até mesmo fakes, tende a atrapalhar o seu trabalho muito mais do que ajudar.
Além de gerar diferentes tipos de penalidade por parte do próprio Instagram, usar audiências compostas por seguidores falsos, bots ou até mesmo seguidores difusos/ não segmentados pode atrapalhar suas métricas e dar uma falsa ilusão acerca do seu conteúdo.
Considerando que os fakes sempre irão curtir suas postagens, você dificilmente irá entender se de fato o seu conteúdo é bom, útil ou relevante para sua verdadeira audiência. E isso pode prejudicar sua operação.
Portanto, é preciso pensar bem antes de recolher aos atalhos. Eles podem sair bem caros.
E por fim é importantíssimo conhecer bem o perfil de clientes que você deseja alcançar, direcionando o trabalho visando possíveis clientes e não simplesmente um número grande de seguidores.
2- TRIPLO C – CLAREZA, COERÊNCIA e CONSISTÊNCIA
Os elementos fundamentais para qualquer perfil compõem o que chamo de Triplo C:
Clareza, Coerência e Consistência.
Clareza nas postagens é fundamental.
É preciso definir muito bem qual o tema que será abordado em cada postagem. E é essencial deixar bem claro aquilo que você deseja comunicar.
Lembre-se que cada impressão sobre qualquer postagem na plataforma dura apenas alguns milésimos de segundo. E gerar dúvida ou incerteza sobre a mensagem que você está propagando pode significar confusão na mente de seus possíveis seguidores, ou até mesmo desinteresse pelo seu conteúdo.
E, infelizmente, gerar qualquer tipo de dúvida na cabeça daquele usuário que vê a sua postagem naqueles milésimos de segundo significa que sua postagem será ignorada. E você perderá a chance de gerar interação com aquela pessoa.
Ou seja, adeus curtidas e comentários. Novos seguidores então…nem pensar.
Por conta disso, é essencial deixar bem clara a mensagem que você deseja transmitir, evitando também polêmicas desnecessárias.
Lembre-se também que interpretação de texto nas redes sociais é algo raro, e qualquer figura de linguagem pode se tornar motivo de confusão.
O que pode significar até mesmo um prejuízo para sua marca ou imagem.
Então, evite ironias ou qualquer mensagem que exija alguma interpretação a mais.
O segundo C é o da Coerência, e está diretamente ligado à aquisição e manutenção de seguidores do seu perfil.
É importante além de ter uma mensagem clara, se manter fiel e coerente com aquilo que foi proposto por seu perfil.
Se o seu perfil é sobre carros, não adianta criar postagens sobre flores.
As pessoas seguiram seu conteúdo por alguma razão, e alterar a temática das postagens, ou tergiversar com algum tema relativamente diferente do tema costumeiramente abordado pode gerar uma debandada de seguidores.
Não só isso, esse tipo de contraste entre conteúdos pode prejudicar a aquisição de novos seguidores. Já que um perfil sem coerência é um perfil sem identidade própria.
O terceiro C é o da Consistência.
O algoritmo do Instagram valoriza perfis que possuem uma constância de postagens, e principalmente que sabem trabalhar nos horários onde a audiência se faz mais presente.
Portanto, é importante alimentar o seu perfil com conteúdo de forma consistente, e não somente utilizar postagens esporádicas.
Além de o algoritmo valorizar produtores de conteúdo que tenham uma consistência de postagem, estar sempre produzindo conteúdo novo e relevante para sua audiência é uma excelente forma de manter sua marca viva na mente de seus seguidores, bem como uma ótima maneira de gerar cada vez mais interação com sua audiência. O que significa ganhar curtidas, comentários, apontamentos e também a aquisição de novos seguidores.
Logo, procure sempre produzir conteúdo relevante para sua audiência.
Procure entender as necessidades e interesses de seu público.
E utilize os dados do Analytics da própria plataforma para entender os horários em que seu público tem uma maior interação com seu conteúdo.
Estabelecer um horário relativamente fixo para as postagens, de acordo com o comportamento de sua audiência, pode significar uma ótima oportunidade de manter seu perfil presente na memória de seus seguidores, criando um sentimento de familiaridade com sua marca.
3- FOCO
Conforme mencionado, a regra do jogo dentro do Instagram é de longo prazo. E, considerando esse direcionamento, é preciso sempre lembrar que é absolutamente necessário manter o foco na criação de um perfil de sucesso.
E manter o foco na criação de um perfil significa não apenas manter ativos os pilares do Três C’s citados anteriormente. É preciso lembrar que muitas vezes é necessário resistir à tentação de parar de postar, como também à tentação de postar alguma coisa que não está diretamente ligada ao tema de seu perfil.
Por mais que certos tipos de postagem funcionem com a maioria dos perfis na plataforma, não significa que aquilo é coerente com a imagem que você criará para o sua marca. E manter o foco no seu objetivo, lembrando-se dos pontos anteriormente citados, é absolutamente fundamental.
Assim como em um jogo de xadrez, cada jogada (postagem) é uma oportunidade para ganhar alguma coisa. E muitas vezes o ganho é também perante seus possíveis concorrentes, portanto não desperdice uma oportunidade de ganhar algo, nem que seja a atenção de seus seguidores habituais.
4 – INTERAÇÃO
As redes sociais têm como traço marcante a interação entre pessoas. E ainda que você opere por meio de um CNPJ, é sempre interessante lembrar à sua audiência de que operando aquele perfil estão também outras pessoas, e não somente um negócio.
Portanto, é preciso lembrar que no palco das redes sociais, interagir com os usuários é essencial. E interação não quer dizer apenas realizar postagens periódicas.
Praticamente todo negócio contemporâneo está presente nas redes sociais de alguma forma. Porém, existe uma diferente entre estar presente e se fazer presente.
Não basta apenas produzir conteúdo. É essencial ter presença nas redes. E isto significa interagir com os usuários da plataforma.
Utilizar estratégias interativas tais como enquetes e caixas de perguntas e respostas são estratégias interessantíssimas para fazer dos seus seguidores uma parte do seu negócio.
Criar um sentimento de comunidade e parceria entre seu perfil e seus seguidores é um ativo valioso, que deve ser usado por todo perfil que represente algum negócio na plataforma.
Por mais cético que você seja em relação a essa estratégia, lembre-se que o algoritmo do Instagram adora interações entre seu perfil e os usuários, o que inclui não somente curtidas e comentários, mas também toda e qualquer uma das inúmeras formas de interação que a plataforma oferece. E que aumentam a cada dia.
Logo, diante desses recursos abundantes e gratuitos, não utilizá-los é deixar dinheiro na mesa.
5 – CADA DETALHE CONTA
Cada rede social possui uma característica predominante e suas peculiaridades.
O Facebook permite uma pluralidade de conteúdos, e tem se destacado pelos famosos textões.
O Linkedin tem um enfoque profissional e personalíssimo.
O Youtube é o lugar dos vídeos.
Já o Instagram é a rede das imagens e vídeos dinâmicos. E como o próprio nome lembra: instantâneos.
Considerando essa característica instantânea percebemos os quão volumosos e até descartáveis podem ser os conteúdos da plataforma.
O que significa uma facilidade muito grande de produção de conteúdo dentro da rede, como também a presença de uma disputa acirrada pela atenção dos usuários.
Logo, a atenção dos usuários é cada dia mais disputada. E seu objetivo é conquista essa atenção em toda e qualquer oportunidade que puder. E de preferência usando os recursos orgânicos da própria plataforma.
Nesse escopo, cada detalhe de suas postagens conta.
Portanto, é essencial valorizar cada centímetro das postagens. E nesse jogo a qualidade significa um ponto a mais diante da concorrência.
Logo, publicar fotos de qualidade e/ou criar imagens de altíssima qualidade lhe darão lugar de destaque nesse jogo.
Ferramentas freemium como Canva e a brasileira Trakto podem auxiliar nesse trabalho, garantindo que cada postagem tenha qualidade profissional.
Usar e abusar dessas plataformas pode ser uma vantagem e tanto, e permite aflorar o artista dentro de você.
Espero que essas estratégias sejam úteis para você.
Caso queira saber mais sobre como conseguir mais seguidores e realizar vendas através do Instagram, sugiro que conheça melhor o Curso Prático Instamestre clicando aqui.
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