Sam Walton e a História que todo empreendedor deve saber.
Sam Walton foi o fundador da maior rede de varejo do mundo, o Wal-Mart, e também do Sam´s Club, com quase 5.000 lojas.
Certa vez, abriu um programa de treinamento para seus funcionários.
Quando todos esperavam uma palestra de vendas ou de atendimento, iniciou com as palavras abaixo:
“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos anotar o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se.
Sabe quem eu sou?
“Eu sou o cliente que nunca mais volta!“
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, que é um pouco mais de “CORTESIA”.
“CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR”
Sam Walton contou toda a sua trajetória em seu livro Made In América, onde ele conta com detalhes a sua história empreendedora.
Sam começou como franqueado de uma rede de supermercados chamada Ben Franklin’s
Em sua primeira empreitada ele estabeleceu um contrato de locação de um imóvel na pequena cidade em que vivia, no interior do estado americano do Arkansas.
Entretanto, o contrato celebrado entre Walton e o dono do imóvel é considerado o pior contrato de locação já feito na história..
Além do aluguel do imóvel, Sam Walton aceitou pagar mensalmente ao locador cerca de 5% de seu faturamento com seu pequeno supermercado.
Isso mesmo, 5% do seu faturamento pelo simples aluguel de um imóvel… que ele já pagava o valor mensal da locação..
Em pouco tempo, o negócio de Walton se tornou a unidade franqueada com o maior faturamento da rede Ben Franklin’s… mesmo ele estando em uma pequena cidade de um estado americano que está longe de ser dos mais populosos.
Quando o contrato de locação de Walton com o locador terminou, o empreendedor tentou a todo custo renovar o contrato. Porém, o dono do imóvel não aceitou nenhuma das propostas feitas por Walton.
O motivo?
O próprio locador se tornaria o franqueado da rede de supermercados.. roubando o ponto de Walton…
Mas Sam Walton não se tornou um dos maiores empreendedores da história atoa..
Ele então decidiu criar o seu próprio supermercado.
E o batizou com parte de seu sobrenome, criando o Wal-Mart.
O pequeno supermercado rapidamente cresceu e se tornou referência no interior dos Estados Unidos. Crescendo nos estados próximos ao Arkansas, especialmente nas pequenas cidades.
O segredo?
Além de atender a demanda interiorana dos Estados Unidos, que nem sempre tinha acesso a todo tipo de produto, Sam Walton decidiu atuar com preços extremamente baixos.
A política de preços baixíssimos pautou a filosofia do Wal-Mart desde a sua criação, e se mostrou uma das bandeiras que justificou o sucesso da empresa.
Para se ter ideia, o Wal-Mart se tornou a maior rede de supermercados do mundo. E a riqueza de Sam Walton trazida para números atuais superaria até mesmo a riqueza de Bill Gates.
Os 6 filhos herdeiros dele, hoje, figuram como bilionários. E, reunida, a riqueza dos filhos é superior a riqueza de Gates, Bezos ou Buffett.
Falamos sobre a história de Walton e sobre o livro Made In America no vídeo abaixo:
Facebook Comments