2019 está chegando! E por conta disso separamos as 7 grandes tendências de Marketing Digital para 2019.
E é muito importante já se preparar para o novo ano, e entender quais serão as tendências para o ano que promete ser o mais desafiador no Marketing Digital até agora.
Por que Você deve conhecer sobre Marketing Digital?
Em 2018, o alcance orgânico das postagens nas principais redes sociais foi bastante prejudicado.
Isto é, os mecanismos naturais de entrega das postagens das redes sociais não entregam mais o conteúdo para o mesmo número de pessoas.
E por que isso acontece?
Por que as redes sociais vivem de anúncios. Sendo assim, elas priorizam o alcance das pessoas mediante o pagamento de ‘’impulsionamento’’ das postagens. Consolidando uma forma de tráfego pago.
Visando aumentar os lucros, Facebook, Youtube e Linkedin estão diminuindo drasticamente e sistematicamente a entrega dos conteúdos dos usuários para outros usuários. E ainda assim, mesmo aqueles que pagam caro por uma postagem patrocinada, não conseguem alcançar 100% de seus seguidores.
Para se ter ideia, tomando o Instagram, que é uma das melhores mídias em termos de entrega para usuários, tem uma média de entrega orgânica para apenas de 2%a 5% dos seguidores de um perfil.
Veja: Por que o Instagram bate todas as outras mídias?
Isso significa que se você tem 10 mil seguidores, muito provavelmente somente 200 seguidores é que de fato irão curtir suas fotos.
E não significa simplesmente que o conteúdo é ruim. Significa que na maioria dos casos, o algoritmo da plataforma entregou seu conteúdo para um número diminuto de pessoas.
Por sorte, existem formas de melhorar o alcance e o engajamento de cada postagem, utilizando diversas técnicas de Marketing Digital.
Muitas delas são ensinadas em nosso livro, Instamestre.
Esse cenário fez com que alguns poucos se destacassem no meio da multidão, seja por conta da qualidade de suas postagens e/ou por conta de sua autoridade/reputação.
Normalmente, esses destaques são pessoas famosas, influenciadores digitais e autoridades de nicho, como, por exemplo, Paulo Vieira (Coaching) e Érico Rocha (Marketing Digital).
Para pessoas que não gozam desses diferentes tipos de status social, ou virtual, a vida tem se tornado cada vez mais difícil.
Por conta disso, é essencial saber quais são as tendências para o próximo ano quando o assunto é Marketing Digital.
O que pode significar diretamente mais engajamento, vendas, conversão e menos gasto com anúncios. Resultando em um lucro ainda maior no final das contas.
Segundo Neil Patel (foto), o grande guru do Marketing Digital mundial, que é um dos conselheiros da Google quando o assunto é Marketing, essas são as 7 grandes tendências de Marketing Digital para 2019.
Esse conteúdo também está disponível em vídeo:
1 – Ser Omnicanal
Ser um sucesso em uma rede social específica já gerou milionários e celebridades em todo o país, como, por exemplo, Whinderson Nunes, Nando Moura, Kéfera, entre outros.
Porém, ser sucesso em uma única mídia, como os exemplos, que foram sucesso no Youtube; não é mais uma realidade tão plausível.
Com a redução do alcance orgânico das principais redes, ficou muito difícil ser um sucesso atuando exclusivamente em uma única mídia.
Por conta disso, a estratégia mais adequada agora é encontrar um número grande de redes sociais para se relacionar seu público-alvo.
A estratégia é não depositar mais todos os ovos na mesma cesta.
Então por conta disso, é importante ter uma omnipresença, e buscar estar efetivamente presente no maior número possível de redes sociais.
Linkedin (para marketing pessoal dos empreendedores), Pinterest, Instagram, Facebook, Youtube e Twitter são os principais e mais conhecidos canais.
Outros canais como Minds e GAB têm sido também boas opções.
2 – Busca por Voz
O Google já calcula que a partir do próximo ano cerca de METADE das buscas na Internet será feita por meio da busca por Voz.
Isto é, pesquisas realizadas a partir de comandos realizados pelo microfone dos Smartphones.
E o que isso significa?
2.1 – Normalmente as pessoas estão muito apressadas, e digitar a busca pode tomar muito tempo.
Ou ainda, as pessoas estão com as mãos ocupadas e a opção de fazer a busca por voz, além de mais rápida, também permite uma facilidade extra.
Esses fatores resultam em uma busca que contém um número maior de caracteres.
Ou seja, se ao digitar uma busca as pessoas tendem a ser mais concisas, principalmente porque digitar as vezes é laborioso e exige mãos livres ou limpas; quando a pesquisa é realizada por voz , ela permite a transcrição da voz/’’digitação por voz’’ contendo um número maior de caracteres. Constituindo uma sentença maior dentro do campo de busca.
Exemplo: Se digitando uma pessoa coloca apenas as palavras-chaves:
‘’Casa de Tintas Belo Horizonte suvinil’’
Usando o comando por voz, ela pode ser mais específica. E sua busca pode conter mais detalhes.
Ex: ‘’Onde encontrar uma casa de tintas na cidade de belo horizonte que trabalhe com tintas Suvinil.’’
Apesar das duas sentenças de busca (query) possuírem o mesmo objetivo, e terem basicamente as mesmas palavras, a segunda sentença além de mais completa, também pressupõe uma precisão maior de resposta.
Dada a essa precisão, os resultados que aparecerão no Google nos primeiros lugares, serão aqueles capazes de responder ESPECIFICAMENTE a uma pergunta completa como essa.
Nesse sentido, é necessário que seu site, rede social ou página de venda possua uma resposta pronta para exatamente esse tipo de resposta!
E além dessa resposta ser precisa, ela deve ser concisa e direta ao ponto. Sendo capaz de informar o usuário com precisão e da maneira mais rápida possível.
Essas características irão beneficiar diretamente o posicionamento do seu site no Google, e saber disso é essencial para criar um conteúdo voltado para essa demanda cada vez mais crescente!
- Otimização de Landing Pages
Seu site, página de vendas ou landing page é a oportunidade que você tem de se apresentar para o seu cliente.
Nesse sentido, ali é o momento que você tem de reter a atenção dele pelo maior tempo possível. Apresentando seu produto, solução ou serviço.
Porém, muitas vezes, seu possível cliente sai da sua página e não retorna mais.
Tudo porque ele acabou se esquecendo de continuar uma relação com você.
Simplesmente porque você não foi capaz de criar um relacionamento com ele.
Por conta disso, é essencial otimizar suas páginas para que você consiga criar novas oportunidades de se entrar em contato com seu possível cliente.
E esse contato pode ser por Whatsapp, E-mail, Telegram ou outras formas.
Logo, é essencial criar mecanismos de retenção do contato do seu cliente.
Um recurso espetacular e que pode alavancar seus resultados, pelo simples fato de você poder criar uma relação de valor com seu cliente são os formulários de captura.
Esses formulários podem conter algum comando em que você pede para seu prospecto deixar o e-mail ou outro tipo de contato. E a partir dali você com o contato dele em mãos, pode tentar outros tipos de abordagem, como e-mail marketing, telefone, entre outros.
Duas ferramentas excelentes para essa atividade são o Crazzy Egg e o Hello Bar.
São dois serviços que você pode adicionar ao seu site com facilidade.
Para estimular o seu prospecto a deixar o e-mail ou outro contato, você oferecer para ele algum tipo de Recompensa Digital.
E essa recompensa pode ser um E-book, uma vídeo-aula, descontos futuros ou até mesmo o cadastro na newsletter do seu site.
O importante é aproveitar ao máximo esse primeiro contato para otimizar os resultados o quanto antes.
- Ter um Funil de Vendas
Criar um funil de vendas é totalmente essencial, e corrobora com a ideia da otimização das páginas.
Se você não sabe como criar um funil de vendas, veja essa super aula do Rafael Albertoni abaixo:
5 – Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma das melhores formas de criar engajamento com sua audiência.
Através dele você pode agregar valor ao seu produto. Consolidar a sua marca. E até mesmo estabelecer a missão de sua empresa.
Fazer o Marketing de Conteúdo consiste simplesmente em educar o seu consumidor através de todo tipo de conteúdo que seja relacionado ao produto que você vende.
Suponhamos que você venda carnes.
Muito provavelmente o seu consumidor tem outros interesses correlacionados a carnes.
Exemplos:
-Churrasco.
-Facas.
-Receitas
-Saber a procedência do Gado.
-Saber os tipos de Bovino.
-Saber o modo de preparo em diferentes regiões do mundo.
Quando você entende que existe um leque de opções de conteúdo que podem ser exploradas, você percebe que fazer o Marketing de Conteúdo é mais simples do que parece.
E o Marketing de Conteúdo é uma excelente forma de manter o seu cliente mais tempo no seu site, blog ou rede social.
Você já se perguntou por que a Red Bull tem três times de futebol? Duas equipes de fórmula 1?
Por que ela sabe que gerando conteúdo através de esportes, ela estimula seus consumidores a relacionar a marca com atividades esportivas, e também ao consumo do famoso energético.
Esse mix cria uma sinergia entre marketing e conteúdo.
O mesmo acontece com o famoso Guia Michelin.
A Michelin produz pneus, mas é responsável pelo Guia de Gastronomia mais famoso do mundo.
E por que?
Porque eles sabem que o pneu dos carros só é gasto a medida que é usado. E para gastar os pneus, as pessoas precisam de lugares para irem de carros.
E ao estimular a locomoção das pessoas para lugares como hotéis e restaurantes, a Michelin descobriu que estaria estimulando o uso dos veículos munidos de pneus da fabricante.
Nesse sentido, o Guia ajudou a incentivar pessoas a usarem os carros com pneus Michelin. E além de estimular o uso dos pneus, também criou um valor ainda maior para os produtos da empresa.
Além disso, o guia que antes era distribuído gratuitamente, passou a ser cobrado e já tem mais de 100 anos de atividade.
6- Fazer Vídeos
Pode parecer redundante. Mas, fazer vídeos para promover o seu produto é uma das melhores e mais promissoras estratégias desse momento.
A cada dia mais e mais pessoas tem aderido ao conteúdo em vídeo.
Seja como produtoras ou como espectadoras.
Com o aumento das bandas móveis de Internet e também o barateamento dos planos de alta velocidade, o consumo de vídeos não para de crescer.
E esse fator tem sido extremamente relevante.
Especialmente nas redes sociais.
Além disso, produzir vídeo é muito simples. Com um simples smartphone você já pode produzir vídeos com qualidade, capazes de trabalhar seu marketing.
Veja aqui Por que você deve investir na Produção de Vídeos para seu negócio
7- Podcasts
A última tendência, mas não menos importante, são os Podcasts.
Podcasts são mídias que tem crescido cada vez mais.
Aproveite e conheça 5 podcasts que todo empreendedor deve ouvir
Considerando a ausência de conteúdos específicos unicamente em áudio, bem como o aumento do tempo ocioso das pessoas dentro dos veículos e transportes públicos/compartilhados; houve um aumento intenso nos últimos anos no consumo de conteúdo em áudio.
E fazer podcasts é algo extremamente simples. Basta um microfone e um bom conteúdo para conversar com sua audiência periodicamente através desse tipo de mídia.
Os podcasts podem ser frutos de transmídia.
Isto é, conteúdos que compartilham duas ou mais mídias diferentes.
Um exemplo disso é o podcast Tapa na Cara de Ricardo Jordão, no qual ele aproveita o áudio de seus vídeos no Youtube para produzir podcasts épicos. Uma estratégia que pode ser facilmente usada por qualquer empreendedor.
E você, já planejou como vai aplicar todas essas técnicas no seu negócio?
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