Elon Musk é o homem mais rico do mundo. O homem de ferro da vida real possui um patrimônio avaliado atualmente em mais de 266 bilhões de dólares. Mas como ele gasta o seu próprio dinheiro? Quais foram as decisões financeiras que ele teve até aqui?
Para responder a essas e outras perguntas, o site Business Insider selecionou quais foram os gastos do bilionário em seus últimos anos, e como ele investiu a fortuna milionária que conquistou ainda muito jovem, e os bilhões que ele acumulou nos últimos anos.
Conforme já contamos na História de Musk, em nosso canal, o bilionário conquistou sua primeira grande quantia quando vendeu sua primeira startup, a Zip 2; um sistema fundado junto a seu irmão Kimbal, e que lhe rendeu 22 milhões de dólares.
A venda lhe proporcionou uma vida de grandes luxos, carros velozes e uma série de admiradoras.
Porém, o futuro bilionário não se acomodou com a vida luxuosa, e deu início a outro negócio que viria a se tornar uma das primeiras soluções de pagamentos pela internet do mundo, chamada de X.com. Iniciativa que custou quase todo o seu patrimônio na época.
A solução pouco tempo depois se fundiu com uma rival para formar o PayPal, o primeiro colosso do mercado de pagamentos online, que foi vendido em 2001 por mais de 1 bilhão de dólares para o Ebay.
Por sua quota parte, Musk recebeu cerca de 180 milhões de dólares; quantia suficiente para realizar quase que todos os sonhos mais loucos de um jovem.
Apesar disso, ele mais uma vez não se acomodou e passou a patrocinar duas empreitadas que foram extremamente desacreditadas tanto pelo público em geral, quanto por outros empreendedores. A montadora de carros elétricos Tesla, que a época era praticamente uma oficina dentro de um galpão, a futura construtora de foguetes SpaceX e a fornecedora de energia fotovoltaica, Solar City.
Entretanto, apesar da imensa riqueza, o apetite a risco do empresário era proporcional ou até maior; e praticamente todo o seu patrimônio pessoal foi empenhado em investimentos nas três empreitadas.
Para completar, em 2008, Musk se divorciou de sua primeira esposa. E a situação fez com parte do seu patrimônio fosse empenhada também no pagamento de advogados e do acordo de separação.
Além disso, a maior parte de seus recursos estava investida na Tesla, que prometia lançar veículos elétricos em um curto prazo de tempo; previsão que foi revista várias vezes, devido aos constantes atrasos para a entrega dos carros. O que fez com que muitas pessoas apostassem na falência do empresário.
Em paralelo, enquanto a Tesla estava na corda bamba, o próprio Musk disse que viveu os piores momentos financeiros de sua vida. Isso porque ele estava praticamente insolvente, uma vez que toda a sua fortuna estava aplicada em negócios que não ainda operavam plenamente. E, segundo ele, nessa fase ele contou com ajuda e empréstimos de amigos para cobrir os seus gastos correntes; até mesmo com aluguel, já que na ocasião, realmente todo seu patrimônio estava investido em seus negócios.
O período turbulento só foi encerrado depois que a Tesla conseguiu dar o mínimo de retorno ao mercado com a entrega dos primeiros carros e sua abertura de capital na Bolsa de Valores em 2010, o que rendeu a Musk a sua estreia no grupo dos bilionários com uma fortuna avaliada em 2 bilhões de dólares.
De acordo com a publicação, foi durante esse período que o bilionário curtiu efetivamente o seu dinheiro; pelo menos, no que diz respeito a bens materiais.
No período, Musk gastou milhões de dólares na aquisição de vários carros como Jaguar E-Type Série 1 Roadster, um McLaren F1, um Audi Q7, um Hamann BMW M5, um Porsche 911 e até mesmo um exemplar do clássico Ford Modelo T.
Em 2013, ele também adquiriu uma peça icônica de um de seus personagens favoritos: James Bond.
Quando comprou em um leilão, um Lotus Espirit submersível, por cerca de 900 mil dólares.
Além disso, no mesmo período, ele comprou mais de 100 milhões de dólares em propriedades residenciais na Califórnia; de acordo com a publicação.
Enquanto se permitiu desfrutar desses prazeres do consumo, Musk continuou investindo no fomento de seus negócios já existentes e também na criação de novos negócios.
Dentre eles, está a The Boring Comapny, empresa criada por ele para construir túneis subterrâneos e melhorar o trânsito nas grandes cidades. Uma iniciativa ainda em fase de planejamento, mas que arrecadou mais de 112 milhões de dólares em 2018; sendo 90 por cento desse capital advindos do próprio Musk.
O magnata também investiu na criação de outros negócios como Hyperloop, para a criação de veículos ultrarrápidos para viagens entre cidades, e na Neuralink, uma iniciativa no ramo da neurociência.
Ele também já se comprometeu a doar boa parte de sua fortuna ainda em vida. Porém, a doação mais famosa até o momento foi de 10 milhões de dólares para o Instituto Futuro da Vida, que já estuda formar de regulamentar o uso da inteligência artificial nos próximos anos.
Além de negócios e doações, Elon Musk também já gastou valores relevantes por sua postura polêmica nas redes sociais. Em uma delas, ele afirmou ter obtido financiamento para fechar o capital da Tesla, em uma publicação no Twitter.
A declaração causou forte movimento no valor das ações da companhia, e foi encarada como uma atitude ilícita perante o mercado de capitais, já que o próprio mandatário estaria manipulando o preço das ações de sua empresa.
Por conta disso, ele teve de pagar uma multa de 20 milhões de dólares para a SEC, a entidade reguladora do mercado de capitais americano.
Mesmo assim, ele correu novos riscos quando posteriormente afirmou que acreditava que as ações da Tesla estavam muito caras. Declaração que impactou o preço das ações, mas não lhe rendeu uma nova multa.
Ironicamente, de acordo com ele mesmo, apesar de ter uma fortuna imensa, ele não dispõe de muito dinheiro em mãos.
Primeiro, pois a sua fortuna é um reflexo da avaliação do mercado perante suas empresas, o que é algo subjetivo, e não concreto em sua conta bancária.
Segundo, pois ele não recebe salário de suas empresas. O que faz com que ele não tenha muito dinheiro na conta; pelo menos, de acordo com suas palavras.
Resta saber o que é muito dinheiro para ele ….
De toda forma, o bilionário diz que vive uma vida simples atualmente e que usufruiu de poucos lazeres, como a leitura de livros, ouvir músicas e apreciar alguns videogames. Atividades infimamente baratas para a sua fortuna.
De acordo com a publicação, Musk de fato já não faz tantas extravagâncias, e mesmo quando se permite ter férias com seus filhos, os destinos de férias não são considerados de alto luxo, como no caso de outros bilionários.
E, curiosamente, parece que o próprio bilionário não está também muito disposto a aproveitar de seu dinheiro; e sim, de aumentar ainda mais os esforços em torno de seus negócios.
De acordo com ele, desde 2018, ele enfrenta uma rotina de 120 horas de trabalho semanais. O que faz com que muitas vezes, ele até mesmo durma nos escritórios dentro de suas fábricas.
Ele mesmo relatou que por vezes fica três ou quatro dias inteiros em suas fábricas; o que o fez repensar sobre sua relação com bens de consumo e até mesmo sobre a propriedade de imóveis.
A título de exemplo, a reportagem diz que ele vendeu praticamente todos os bens e imóveis que comprou durante a vida.
Ele mesmo chegou a dizer que: “Vou vender quase todas as minhas posses físicas. Não serei proprietário de uma casa”.
Por enquanto, pode-se dizer que seu conceito de moradia mudou bastante, já que recentemente ele anunciou que irá morar em um espaço pré-fabricado de apenas 36 metros quadrados.
Uma moradia pequena e funcional, e que para muitos é um prelúdio do que serão as futuras habitações desenvolvidas pela Space X em uma futura instalação montada em Marte. O que pode ter algum sentido, já que Musk afirmou diversas vezes que seu grande sonho é colonizar o planeta vermelho por meio da SpaceX.
O novo lar é um produto fabricado pela empresa Boxable Casita, e que pode ser literalmente levado para qualquer lugar dado ao seu peso ultra reduzido; podendo ser rebocado até mesmo por um automóvel Tesla. E conta com cozinha e um banheiro.
Ele também já afirmou que a nova casa faz parte de um novo estilo de vida minimalista, em que quase todo o seu tempo e dinheiro é investido no trabalho e nos negócios.
A nova residência marcou também a mudança do bilionário para o estado do Texas, mais precisamente para a cidade de Boca Chica, no sul do Estado.
O movimento faz parte de um plano para migrar as fábricas de suas empresas para o Texas, a fim de fugir dos altos impostos do estado da Califórnia.
Curiosamente, os recentes movimentos do bilionário de se afastar dos bens materiais para focar em suas realizações empresarias tem dado retorno. Além do sucesso de seus negócios, a fortuna de Musk disparou nos últimos dois anos, e ele além de se tornar o homem mais rico do mundo, também chegou a romper a barreira de 300 milhões de dólares durante um certo período; algo considerado inimaginável até poucos anos atrás.
No momento dessa redação, Musk está em meio de uma polêmica que pode significar o maior gasto de sua vida. O pagamento de bilhões em impostos para o Governo Americano.
Isto porque, para pagar impostos ao governo americano depois de um longo período de deduções e isenções, o bilionário fez uma enquete perguntando se deveria ou não vender 10 por cento de suas ações para pagar impostos. Já que até então, como ele nunca tinha vendido participações em suas empresas, ele nunca tinha pagado impostos sobre ganho de capital.
Após a enquete no Twitter, ele decidiu vender as ações, arrecadando pouco mais de 15 bilhões de dólares. E, agora, há a expectativa para saber qual valor será pago pelo bilionário para o fisco americano. Algo estimado entre 7 e 15 bilhões de dólares; o que seria o maior gasto da vida de Musk e também o maior valor já pago em impostos por uma pessoa em todo o mundo, de uma única vez.
O magnata, que é crítico dos constantes aumentos de tributos nos Estados Unidos diz que vai honrar a promessa de pagar bilhões em impostos, mas já deu declarações no sentido de que não acredita que o aumento do poder do Estado seja a solução dos problemas do país.
Você concorda com a opinião do magnata? Compartilhe conosco nos comentários.
De toda forma, ao que tudo indica, ao longo de sua vida, Elon Musk não teve medo de colocar várias vezes todo o seu patrimônio em jogo para conseguir realizar os grandes feitos que conseguiu. E as apostas foram muito bem recompensadas.
E pelo visto, ele está dando novamente um all-in.
Será que ele vai conseguir chegar ainda mais longe? Será que suas promessas vão se cumprir?
Será que vale a pena abdicar de tudo para ter tanto sucesso nos negócios? Nos conte a sua opinião nos comentários.
Facebook Comments