O MELHOR COMERCIAL DE TODOS OS TEMPOS

Steve Jobs preparava o lançamento do Macintosh, e sabia que precisaria ser feito algo de diferente, já que os dois últimos lançamentos foram fracassos de vendas.

Outro problema era que o Mac que originalmente deveria custar em torno de 1000 dólares, ficou planejado em quase 2500 dólares. O que poderia novamente ser um entrave.

Nesse meio, entrou o espírito criativo de Jobs, e a liberdade criativa concedida por Sculley.

Juntos, os dois debateram exaustivamente a ideia de se criar um comercial tal como se fosse um filme, com uma paródia do livro 1984, de George Orwell; que também coincidia com a data de lançamento do produto, janeiro de 1984.

A ideia era criar uma história em torno da máquina, reforçando a ideia de que o Macintosh seria um instrumento de liberdade e de poder nas mãos dos usuários. Mesmo que o vídeo em si pouco apresentasse as características do Mac.

O objetivo era mostrar que a Apple tinha um novo produto e que causaria barulho do início ao fim.

Dessa forma, a Apple contratou o premiado diretor Ridley Scott, que comandou as filmagens do curta que ao final mostrava a destruição de um telão, em que estava o Grande Irmão, o vilão do livro; e que era, na verdade, uma referência à grande líder do mercado de computadores, a IBM.

Ao final do comercial, havia a mensagem: Porque 1984 não vai ser igual a 1984.

O comercial de apenas 30 segundos foi exibido em 22 de janeiro de 84, durante o Super Bowl, o jogo final da Liga de Futebol Americano, a NFL. Um dos eventos televisivos de maior audiência do planeta.

Na época, os comerciais durante o evento eram relevantes, mas o comercial da Apple mudou tudo. Considerado um dos maiores, ou talvez, o maior comercial de todos os tempos, ‘’1984’’ transformou o intervalo do Super Bowl, e desde então, cada minuto desta janela é disputado pelas maiores marcas do planeta.

O sucesso absoluto da campanha era o primeiro passo de promoção do Mac, e segundo Sculley, a campanha gerou o equivalente a mais de 54 milhões de dólares em mídia, de forma espontânea.

A QUEDA DE STEVE JOBS – COMO E PORQUE ELE FOI DEMITIDO DA APPLE

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
MILHÕES DE DÓLARES COM SEU NOME – A HISTÓRIA DE GEORGE FOREMAN E O GEORGE FOREMAN GRILL

MILHÕES DE DÓLARES COM SEU NOME – A HISTÓRIA DE GEORGE FOREMAN E O GEORGE FOREMAN GRILL

Na semana passada, o mundo perdeu um dos maiores nomes da história do boxe e

A APOSTA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP PARA OS EUA

A APOSTA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP PARA OS EUA

Os EUA vão comprar o TikTok? O Governo americano vai investir em bitcoin? O que

DÍVIDA BILIONÁRIA – A CRISE DA BOMBRIL

DÍVIDA BILIONÁRIA – A CRISE DA BOMBRIL

A Bombril pediu Recuperação Judicial e acumula uma dívida de 2,3 bilhões de reais. Mas,

OS CHINESES VÃO DOMINAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? – O FENÔMENO DEEPSEEK

OS CHINESES VÃO DOMINAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? – O FENÔMENO DEEPSEEK

DeepSeek Esse é o fenômeno que abalou o mundo, derrubou mercados e causou uma disrupção