COMO PABLO MARÇAL MANIPULA AS EMOÇÕES DA AUDIÊNCIA

Sabe como o Pablo Marçal manipula a percepção do público?

A resposta é mais simples do que parece.

E diversos produtores de conteúdo como Raiam Santos, Thiago Finch, Ruyter e vários outros utilizam essa estratégia. Popularizada mundialmente por um americano chamado Andrew Tate.

Pablo Marçal é um Mestre em estimular as emoções do público. Seja na televisão ou nas redes sociais, ele sabe transitar muito bem entre os extremos – e se um dia ele parece um louco, no outro parece alguém bastante sensato.

E se no início ele atacou todo mundo, depois apareceu calmo e apaziguador. Saindo de um extremo para o outro…

Raiva. Nojo. Inspiração. Alegria.

São algumas das ações e emoções que Marçal desperta nas pessoas.

E tudo pode ser explicado por um conceito muito simples, que é usado historicamente para mudar opiniões, manipular emoções e fazer com que as pessoas cheguem a uma conclusão que o comunicador deseja.

O nome técnico é Janela de Overton.

Essa é uma teoria que explica como ideias que parecem extremas ou inaceitáveis podem aos poucos se tornarem aceitáveis ou até populares. Quando acontece a mudança gradual da percepção do que é certo ou errado, permitido ou não permitido.

E quando se fala em Marketing essa ideia ganha uma nova roupagem. E se pode usar essa técnica para passar uma mensagem ou promover a sua própria imagem.

Mas basicamente, se parte da ideia de que você pode manipular as emoções das pessoas e manter a sua imagem viva na cabeça delas. Para assim conquistar a atenção e depois até mesmo a confiança dessas pessoas.

E tudo a partir do momento que você aparece e mexe com as emoções do público.

Primeiro você apresenta uma ideia ou comentário absurdo para chocar as pessoas. Atraindo assim muita atenção em torno de você.

Sabendo que sua mensagem pode viralizar e dar início a uma grande polêmica ou até mesmo a um cancelamento.

E você pode turbinar essa mensagem com uma frase de efeito como ‘’Pobres são pobres porque são burros’’ ou que ‘’gordo não tem credibilidade.’’

Eu tenho….

Mas cuidado para não falar que ‘’Deus te livre de Mulher CEO’’….

Depois, é a hora de trazer novos argumentos que mostram que você ou sua ideia não são tão extremos assim. O que abre um questionamento na mente das pessoas.

Dessa forma você começa a transformar o que era impensável em discutível. E a Janela que antes estava no inaceitável começa a se mover lentamente para o aceitável…

E ao repetir a mensagem, até várias vezes… de uma forma diferente, mais detalhada ou até de maneira mais calma, você tem um novo momento para capturar a atenção das pessoas e mostrar outros argumentos mais consistentes para defender o seu ponto inicial e a sua pessoa…

Ou até mesmo para pedir desculpas ou se explicar com melhores palavras.

E então convencer a sua audiência de que você não é tão extremo ou tão ruim assim. Ou até mesmo que tudo não passou de uma estratégia para chamar a atenção mesmo.

Ou seja, você primeira cria uma polêmica e desperta as emoções mais primitivas no público das redes sociais. Pode ser Raiva, Espanto ou até Inspiração e Alegria. Mas ali você conquista os seus primeiros grupos – tanto os fãs que vão te apoiar, como os haters – que vão adorar te xingar…

E são esses dois grupos que vão comentar e brigar nos comentários do seu vídeo. E quanto mais comentários, mais as redes sociais vão promover o seu conteúdo. Estejam falando bem ou mal, concordando ou discordando…

E enquanto essas pessoas trabalham de graça pra você, a sua imagem viraliza e você tem várias e várias outras oportunidades de manter o ciclo e fazer essa estratégia de outras maneiras e até sujeitos diferentes.

Seja o Luis Barsi, que segundo o Marçal tem mentalidade de escassez, ou o Ayrton Senna que segundo ele teve excesso de ousadia.

Dessa maneira, Pablo Marçal e outros produtores de conteúdo criam novas polêmicas o tempo inteiro, e dividem a produção de conteúdo em Polêmicas, Desculpas, Explicações e no final apresentam Lições – para ensinarem algo ao público ou simplesmente para mostrarem que no final das contas não são tão ruins assim – e tem algo a acrescentar…

Com esse ciclo eles se tornam conhecidos nacionalmente através das redes sociais, e aos poucos geram familiaridade – e conseguem conquistar legiões de seguidores e, no final, fazem muito dinheiro…

E se você quer aprender a viralizar e conquistar milhares de seguidores, eu te convido para o meu curso ‘’OS SEGREDOS DA VIRALIZAÇÃO PASSO A PASSO’’ – o curso que eu ensino como viralizei diversos vídeos e conquistei mais de 65 milhões de visualizações orgânicas nas principais redes sociais.

Mais informações aqui

A técnica da Janela de Overton é apenas uma das diversas técnicas para capturar a atenção da audiência, mas fica a pergunta – Isso é publicidade ou manipulação?

E você, concorda com a estratégia do Pablo Marçal?

Ele está certo ou errado?

Compartilha com a gente nos comentários…

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