Crise na Netflix? – Netflix perde a Liderança do Streaming….
O ano de 2022 não foi nada bom para a Netflix…
Depois de ver suas ações derreterem e começar a verdadeira Crise na Netflix, conforme já contamos no vídeo/artigo ”A Queda da Netflix” (logo abaixo)… a gigante perdeu a liderança do mercado de streaming nos Estados Unidos … e caminha a passo largos para perder a liderança global… e isso em um mercado que ela mesma criou…
ENTENDA PORQUE AS AÇÕES DA NETFLIX DERRETERAM – A QUEDA DA NETFLIX
Quem destronou a Netflix foi o serviço Amazon Prime Video, que agora reina no mercado de streaming americano.
Mas por que isso aconteceu?
Quais os motivos que levaram a Netflix a perder a liderança do mercado?
E porque ela não para de perder espaço?
Aqui, você vai entender o que está acontecendo com a Netflix e como o problema revela lições para todo empreendedor. E que estabilidade não existe…
Para entender esses motivos é preciso pontuar que além da liderança, a Netflix também vem perdendo grande parte de sua fatia de mercado sucessivamente…
E além da Amazon, a Disney também incomoda e muito a gigante. A ponto de reunir 3 dos 6 principais serviços de streaming – o Disney Plus, a Hulu e o ESPN+ – que reunidos superam o número de assinantes da própria Netflix.
Ou seja, o império que parecia inabalável está sendo encurralado por vários lados. Uma prova de que ser pioneiro não é garantia de sucesso eterno…
E o problema começa justamente onde a Netflix se destacou…
POUCA VARIEDADE – ESCOPO LIMITADO
Isso porque, a gigante cresceu e se consolidou como um streaming de filmes e séries. A tal ponto de não só compilar produções de terceiros, como também produzir seu próprio conteúdo exclusivo.
Entretanto, enquanto se limitou a essas duas vertentes a empresa passou a não só acumular concorrentes, como também viu seus concorrentes oferecerem outras funcionalidades que ela não possuía. E não parece ter planos concretos para ter….
A título de exemplo, no caso do serviço do Amazon Prime Vídeo, o cliente também tem acesso a outros serviços que excedem o serviço de streaming de vídeo – como, por exemplo, frete grátis para serviços e serviço de streaming de música – tudo isso através da assinatura prime.
Além disso, a iniciativa de Jeff Bezos oferece opções de assinaturas de outros serviços de streaming dentro de sua própria plataforma – como Paramount + e Discovery+ que podem ser assinados diretamente pelo sistema Amazon Prime Video, com conteúdos que são exclusividade dessas duas bandeiras.
Ou seja, na prática, a pioneira do streaming concorre simultaneamente contra a Amazon e contra vários outros sistemas de streaming.
E enquanto a Gigante cochilou e curtiu o seu reinado, as concorrentes foram ao ataque……..
Para completar, enquanto a Netflix oferece apenas filmes e séries, as concorrentes Amazon Prime Video e Disney, através de ESPN + e Star Plus+ oferecem também outros serviços de mídia que não são ofertados pela gigante – como a transmissão de jogos e grandes ligas.
O Prime Video, por exemplo, adquiriu os direitos da Copa do Brasil e da NBA no Brasil, enquanto oferece também a Ligue 1 para a França e a NFL para os EUA.
Já a Disney, oferece para seus assinantes a transmissão de jogos das principais ligas de futebol, da NBA, da NFL, da NHL e da Libertadores.
Opcionais que representam não só mais opção de conteúdo, como também fazem com que as plataformas dialoguem com um leque maior de públicos do que a Netflix.
Não bastassem esses diferencias acumulados, a Netflix também enfrenta outro problema – ela tem o maior ticket entre os principais streamings.
PREÇO x CUSTO-BENEFÍCIO
Mesmo com todos os diferenciais, o plano premium do Amazon Prime Video é cerca de 25% mais barato do que o similar da Netflix. E pelo mesmo valor é possível contar não apenas com o Disney Plus, mas também com Hulu e ESPN+ – ou seja, três serviços pelo preço de um.
Para tanto, a empresa já começa a por em prática a opção de assinaturas mais baratas, mas que conterão anúncios durante as atrações da plataforma. O problema é que essa opção pode aumentar ainda mais a insatisfação do mercado com a empresa….
E não bastasse todos esses valores adicionais, a Netflix vem enfrentando dificuldade também para emplacar suas produções originais.
Isso, porque a resposta do público tem sido negativa a maioria das criações originais da plataforma.
O que evidencia que apesar de apostar em uma grande quantidade de filmes e séries originais, a gigante ainda tem esbarrado no quesito qualidade. Principalmente, porque para muitos espectadores, a Netflix tem se preocupado mais em passar uma visão ideológica do que em contar boas histórias – você concorda com essa análise? Você já deixou de assistir a um conteúdo da Netflix por causa disso?
O FUTURO DA NETFLIX
De toda forma, a empresa de Reed Hastings vem tentando se recuperar, ou pelo menos encontrar um novo rumo…
Uma das esperanças é emplacar o departamento de games da empresa, que ainda caminha a passos de tartaruga. Outra aposta é tentar emplacar a releitura de clássicos do entretenimento.
Exemplo disso é a série Wandinha, que retrata a personagem do clássico Família Addams, e vem tendo uma repercussão positiva apesar de tantas notícias preocupantes para a empresa…
E para você, a Netflix vai conseguir se reerguer?
Vale a pena continuar apostando somente em filmes e séries?
Compartilhe com a gente a sua opinião…
Esse vídeo foi baseado em postagem feita pela V4 Company.
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