O QUE ELON MUSK PENSA SOBRE A NECESSIDADE DE UM DIPLOMA

Elon Musk é um dos empreendedores mais admirados do mundo. E além de chamar a atenção por suas empreitadas, o bilionário também é conhecido por suas opiniões polêmicas.

Recentemente, Musk foi perguntado a respeito da necessidade de um Diploma Universitário nos dias de hoje.

E a resposta foi surpreendente.

Apesar de ser formado em Física e também em Economia pela prestigiada Wharton School of Business, o magnata acredita que ter um diploma universitário não é mais algo tão importante.

Pelo menos, foi o que ele disse durante a Conferência Satellite 2020.

Segundo ele, a Universidade serve apenas para duas coisas: se divertir; e provar que as pessoas podem executar tarefas, especialmente a chata lição de casa.

Nessa linha, ele justifica que hoje todo o conhecimento do mundo pode ser obtido de forma gratuita através da Internet e em muito menos tempo do que os anos de graduação.

Para complementar sua posição, ele usa os exemplos de Bill Gates e Steve Jobs, que abandonaram suas faculdades e se tornaram empreendedores de enorme sucesso e impacto.

“Você não precisa ter uma formação universitária. Você vê pessoas como Steve Jobs, Bill Gates. por exemplo. Eles não concluíram as suas faculdades, contudo contratá-los seria, certamente, uma ótima ideia para qualquer empresa. Com uma excepcional habilidade e um bom objetivo, você está apto para o futuro”.

Em outra oportunidade ele respondeu sobre a necessidade de um diploma:

“Obviamente não é necessário. Será que o Shakespeare sequer foi para a faculdade? Provavelmente não”.

Na mesma linha, Musk afirma que seus empregados não são contratados de acordo com sua formação acadêmica, e que para determinadas funções, ele sequer julga ser necessário ter o ensino médio completo.

Mas, se engana quem acredita que o bilionário está apenas propagando uma posição de ignorância e desprezo pela educação como um todo.

Para ele, mais importante do que os diplomas e qualificações acadêmicas é a capacidade de um indivíduo de realizar feitos extraordinários.

“Se houver um histórico de conquistas excepcionais, é provável que isso continue no futuro.”

Tal posicionamento é levado tão a sério que durante o processo de recrutamento da Tesla, o bilionário exige que os candidatos respondam à pergunta: ‘’ qual trabalho excepcional você fez?’’.

“O recrutamento da Tesla não tem nada que diga que a universidade é um requisito. Pois isso é absurdo. Porém há um requisito pedindo a evidência de uma habilidade excepcional. Se você quer fazer algo excepcional, você precisa ter a evidência de uma habilidade excepcional. E eu não considero ir à faculdade uma evidência de habilidade excepcional. Na verdade, idealmente você desistiu dela e fez algo”.

E Musk não é o único que entende que a Universidade tem se tornado cada vez menos importante.

Empresas como Apple, IBM e Google já estão optando por deixar o diploma em segundo plano quando o assunto é contratação. Na mesma linha, no Brasil, o Nubank, a Loggi e o Ifood têm seguido o mesmo exemplo.

Tais posicionamentos não significam que o diploma é sempre dispensável.

A título de exemplo, profissões como Medicina e Direito somente podem ser executadas por indivíduos diplomados.

Porém, é importante notar que dentre as empresas citadas e os depoimentos de Musk, em geral os cargos ofertados são para áreas de tecnologia.

Considerando que o mundo tem mudado cada vez mais rápido é importante pontuar que apesar do modelo escolar ser importante para muitos aspectos, ele vem apresentando diversas incongruências em relação ao mercado de trabalho atual.

No caso das empresas de tecnologia principalmente, elas precisam cada vez mais de profissionais que atuam em áreas de trabalho que sequer tem um curso de graduação correspondente.

Em outra esfera, as habilidades necessárias para boa parte destes cargos têm uma vida útil muito curta, que pode ser de poucos anos, ou até poucos meses. E como o mercado está em constante mudança, não há tempo hábil para que tais habilidades sejam compiladas e transformadas para a grade de um curso acadêmico formal.

Dessa forma, a posição de Musk mostra de certa forma o futuro das relações de emprego, principalmente para os próximos anos; em que a cada período serão introduzidas novas profissões e necessidades.

Vale lembrar, que apesar de não existir formação correspondente, isso não significa que uma pessoa deve deixar de estudar; e sim, que ela deve procurar outras formas de conhecimento; e fontes que vão além das tradicionais.

Nessa esteira, plataformas como Youtube, Udemy, Khan Academy, entre outras ajudam cada vez mais pessoas em todo o mundo, de maneira rápida, fácil e na maioria dos casos, até mesmo gratuita.

Porém, ainda assim, caberá a cada indivíduo adotar uma posição ativa em relação à própria educação. Ao invés de esperar por uma grade curricular pronta, como ocorre nas Escolas comuns; caberá ao estudante procurar por conta própria estes novos conhecimentos, independentemente da existência de uma escola ou faculdade; incorporando cada vez mais uma postura autodidata, e não mais uma postura passiva em relação ao estudo.

Com o passar do tempo, cada pessoa terá a chance de moldar seu currículo de uma maneira cada vez mais específica, fazendo com que cada profissional seja único no mercado.

Nesse contexto, o comentário de Musk pode ser entendido não apenas como uma crítica ou uma constatação, mas sim, uma dica de como se preparar para o mercado de trabalho dos próximos anos.

E para você? A faculdade é realmente dispensável? Compartilhe conosco nos comentários.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Silvio Santos. Sinônimo de entretenimento, alegria e também empreendedorismo. Não à toa, o homem do

POR QUE ELON MUSK ESTÁ PROCESSANDO UM GRUPO DE MAIS DE 100 GIGANTES ?

POR QUE ELON MUSK ESTÁ PROCESSANDO UM GRUPO DE MAIS DE 100 GIGANTES ?

Youtube, Meta, Unilever, Mars, Coca-Cola, Disney... essas são algumas das mais de 100 empresas que

O OUSADO PLANO BILIONÁRIO DE EIKE BATISTA PARA VOLTAR AO TOPO

O OUSADO PLANO BILIONÁRIO DE EIKE BATISTA PARA VOLTAR AO TOPO

Eike Batista está de volta. Pelo menos, nos noticiários, Eike Batista voltou a ser manchete

A ILHA DO SILÍCIO – COMO FLORIANÓPOLIS VIROU O VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO

A ILHA DO SILÍCIO – COMO FLORIANÓPOLIS VIROU O VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO

Agora é oficial. O Brasil tem seu próprio Vale do Silício. Ou melhor, a ‘’Ilha