HISTÓRIA DA ROLEX

Sinônimo de Luxo e Sofisticação, os relógios da Rolex são conhecidos mundialmente e para muitos a marca é a palavra definitiva para o mercado de relógios de alto luxo.

Apesar de ser constantemente associada à Suíça, o relógio na verdade foi criado na Inglaterra. Mais precisamente, em Londres. Quando o alemão Hans Wilsdorf, conhecido mundialmente como Hans Wilsdorf, então com 24 anos de idade, se juntou a seu cunhado, o inglês, Alfred Davis, e fundou a Wilsdorf and Davis; em 1905; uma empresa que comprava peças suíças e fazia a montagem e distribuição dos relógios prontos no território inglês.

Até ali, Wilsdorf havia passado alguns anos na Suíça, onde aprendeu todos os detalhes da relojoaria após estagiar em várias empresas locais. Depois da experiência, ele primeiro fundou sua empresa na Inglaterra que inicialmente importava peças da fabricante suíça Hermann Aegler.

Até então, os relógios se apresentavam tradicionalmente no modelo de bolso, mas desde os primeiros anos, Hans já pensava em apostar em um mercado que começava a despontar: os relógios de pulso.

Pouco comuns na época, os relógios de pulso começavam a ganhar adeptos e os novos fabricantes enxergavam uma oportunidade de aproveitar um possível oceano azul. E sob essa crença, eles decidiram pouco tempo depois, focar apenas em relógios de pulso, e fabricar relógios que seriam repassados para joalheiros e comerciantes que poderiam colocar sua própria marca no corpo dos relógios. Prática conhecida como White Label.

Dessa forma, suas primeiras criações vinham apenas com o logo W&D gravado na parte interior traseira do relógio.

ROLEX

Porém, a partir de 1908 veio a inspiração de criar uma marca, a fim de ser possível transformar os relógios produzidos em peças de luxo com alto valor agregado. Dessa visão surgiu a marca e o nome Rolex.

O nome é motivo de curiosidade e gera uma série de especulações.

Segundo a empresa, o nome veio de uma simples inspiração de Hans Wilsdorf enquanto se locomovia em um transporte público; depois de várias ideias para se chegar a um nome curto e que fosse fácil de ser pronunciado em várias línguas.

Porém, há pessoas que contestam a versão oficial, e dizem que o nome deriva da expressão francesa ‘’ horlogerie exquise’’, que quer dizer relojoaria requintada.

Desde os primeiros modelos com o nome Rolex, a marca decidiu apostar não só na aparência de requinte, mas também em uma qualidade muito grande, representada pela eficiência e precisão das marcações de seus relógios.

Para isso, a empresa investiu bastante em fornecedores suíços que conseguiram chegar a um mecanismo de pequenas peças que garantiam uma grande precisão para seus modelos.

A busca foi tão intensa que a Rolex ganhou em 1910 um certificado suíço de precisão cronométrica, sendo a primeira fabricante de relógios de pulso a receber tal honraria. E em 1914, a empresa recebeu do Observatório Kew em Londres o certificado de precisão classe A, que até então só era conferida a instrumentos da marinha inglesa.

Tais honrarias, transformaram os Rolex em sinônimo de precisão.

Outro fator que agregou mais valor à empresa foi o fato de sua sede ter sido transferida para Genebra em 1919, devido a alta de impostos promovida pelo Governo Britânico depois da 1ª Guerra Mundial. Como quase todos os itens dos relógios já vinham da Suíça, a empresa decidiu passar também sua sede para lá.

Ainda assim, apesar do produto ser bonito e eficiente, as primeiras recepções do mercado foram mistas. Principalmente, pois ao apostar somente nos relógios de pulso, a empresa enfrentava crítica dos consumidores mais tradicionalistas.

E por conta disso, a Rolex decidiu apostar em uma estratégia diferente, e passou a fornecer relógios para atletas e exploradores que precisam de instrumentos que fossem mais práticos e acessíveis para serem usados durante suas atividades.

E enquanto os seus modelos eram concedidos a aventureiros e esportistas renomados, a marca também continuou investindo fortemente em tecnologia para deixar seus modelos cada vez mais resistentes.

Dessa forma, a empresa buscou alternativas para diminuir ou eliminar os principais vilões para a durabilidade de seus relógios, como a poeira, o calor e a umidade.

E sua primeira solução foi criada em 1922, e prometia resolver tais problemas a partir de um mecanismo que prescindia de manutenções diárias para garantir sua usabilidade; fato que praticamente inviabilizava sua promessa.

A solução definitiva veio em 1926 com a criação de uma tecnologia de fechamento hermético, que foi anunciada com o lançamento do modelo Oyster; ostra em inglês; um marco que é considerado o primeiro relógio de pulso com garantia de impermeabilidade.

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