A HISTÓRIA DE ELON MUSK

Elon Musk é um empreendedor, filantropo e visionário, também conhecido como O Homem de Ferro da Vida Real.

 Seus feitos passam por diversas áreas e ele é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo.

Elon Reeve Musk nasceu na cidade de Pretória na África do Sul no dia  28 de junho de 1971.

Sua mãe é canadense e seu pai é sul-africano. Ele tem um irmão mais novo, Kimbal que foi seu sócio em várias operações e uma irmã mais nova, Tosca. Musk possui ascendência britânica, holandesa e americana.

A infância de Musk foi bastante traumática principalmente pelas péssimas experiência que teve morando com seu pai, depois da separação de seus pais. Atualmente, os dois não possuem qualquer tipo de relação.

Um dos escapes de Musk para os problemas da infância foi a leitura, ele foi um ávido leitor, e desde os 10 anos, desenvolveu interesse em computação. Dessa forma ele aprendeu programação sozinho, e logo criou seu próprio jogo de computador.

Sua leitura da infância incluiu a Série da Fundação de Isaac Asimov, da qual ele tirou a lição de que “você deve tentar tomar o conjunto de ações que provavelmente prolongarão a civilização, minimizarão a probabilidade de uma idade das trevas e reduzirão o tamanho de uma era das trevas se houver uma.”

Além dos problemas com o pai, Musk sofreu severamente com bullying ao longo de sua infância] e já foi hospitalizado quando um grupo de meninos o jogou por um lance de escadas e depois o espancaram até perder a consciência.[17]

Em junho de 1989 ele se mudou para o Canadá em, pouco antes do seu 18º aniversário, depois de obter a cidadania canadense através de sua mãe nascida no país

Com 17 anos de idade, Musk foi aceito na Queen’s University em Kingston, Ontário, para estudo de graduação.

Em 1992, depois de passar dois anos na instituição, Musk transferiu para a Universidade da Pensilvânia, onde em maio de 1997 ele obteve um diploma de bacharelado em física em sua faculdade de artes e ciências e um bacharelado em economia na Wharton School of Business.

 Musk estendeu seus estudos por um ano para terminar o segundo grau de bacharelado.

Em 1995, aos 24 anos, Musk mudou-se para a Califórnia para começar um doutorado em física aplicada e ciência dos materiais na Universidade de Stanford, mas deixou o programa após dois dias para perseguir suas aspirações empresariais.

O seu ímpeto empreendedor fez co quem ele se juntasse com seu irmão e criasse uma companhia totalmente baseada na Internet, a ZIP 2.

1ª EMPRESA – ZIP 2

A ZIP 2 era uma empresa que desenvolvia conteúdo para portais de notícia. Como no final dos anos 90 os negócios baseados na Internet tinham enorme sucesso e chamavam a atenção de investidores em todo o mundo, rapidamente Musk e seu irmão venderam a empresa para a gigante Compaq por cerca de 307 milhões de dólares, mantendo também outros 34 milhões em ações da antiga companhia.

A venda ocorreu no ano de 1999, considerado o auge das empresas da Internet em todo o mundo. Pouco antes da famosa bolha das ponto.com.

X.COM

Em março de 1999, Elon co-fundou a X.com, uma empresa feita para pagamentos on-line através de e-mail. Até então as operações de compra e venda na Internet eram pouco seguras e não tinha um meio confiável para serem realizados. Vislumbrando este grande mercado, Elon e seu irmão investiram cerca de 10 milhões de dólares na nova empreitada.

Meses depois, os dois perceberam que havia outra empresa com uma ideia semelhante, operando também na Califórnia. A empresa era a Confinity, do empreendedor Peter Thiel.

Enquanto a ideia de Musk era possibilitar transações on-line entre usuários da Internet, a visão de Thiel ia mais além: a ideia inicial era criar uma espécie de moeda digital, que permitisse não apenas as transações, mas que possibilitasse também uma independência em relação as moedas correntes, como o dólar. Como hoje ocorre com o sistema Bitcoin.

Tanto Musk quanto Thiel eram grandes monopolistas, que acreditam que a concorrência é o pior cenário para o empreendedor. Por conta desta personalidade os dois decidiram fundir as empresas, visando dominar o mercado de compras difgtiais o mais rápido possível, sob pena de alguém o fazer antes disso; evitando também que ambos perdessem tempo concorrendo um contra o outro.

Desta fusão surgiu uma nova empresa, que existe até hoje: o PayPal.

PAYPAL

O nome PayPal já era usado para designar um dos departamentos da Confinity, mas a partir de 2001 a empresa ficou conhecida somente por este nome e focou todas as suas atenções em pagamentos online.

O PayPal foi revolucionário e juntou uma série de funcionários altamente qualificados, que posteriormente lançariam empresas como Tesla, SpaceX, Linkedin, Youtube, Yelp, entre outras.

Dentre os empreendedores reunidos na criação do PayPal estavam Max Levich, Reid Hoffman, entre outros bilionários e milionários. Juntos eles são conhecidos mundialmente como a Máfia do PayPal.

Inclusive, já contamos a história da Máfia do PayPal em nosso canal:

Apesar da união de titãs, a relação entre Musk e os demais empreendedores foi extremamente tumultuada. O estilo centralizador de Musk se chocou diversas vezes com os demais funcionários e sócios, e no final da empreitada, Musk acabou sendo expulso do cargo de CEO; permanecendo apenas como sócio e membro do conselho da empresa.

SPACE X

Afastado do dia a dia da empresa, Musk começou a procurar novas empreitadas. E nesse meio tempo acabou criando a SPACE X, em maio de 2002, uma empresa de exploração espacial que até então era apenas uma startup, mas com uma meta extremamente ousada: revolucionar o mercado espaço e prestar serviços para a NASA.

A ousada empreitada custou cerca de 100 milhões de dólares da fortuna do próprio Musk.

Em outubro daquele ano, ele ainda ainda se tornou cidadão americano. E para completar, em outubro, o PayPal foi vendido para o Ebay, por cerca de 1.5 bilhão de dólares.

Musk, que era o maior acionista individual, detinha 11,7% das ações da empresa. O que o fez embolsar quase  duas centenas de milhões de dólares.

Milionário, Musk passou a ser visto em todo o mundo como um dos novos milionários da tecnologia, e era constantemente capa de revistas e jornais, principalmente por seu gosto por carros caros e exóticos.

Entretanto, ao invés de colher os lucros da venda do PayPal, Musk continuou trabalhando forte na Space X, empresa que operou no prejuízo por vários anos.

Além disso, ele decidiu se dedicar a outro negócio inovador. Ele encontrou uma empresa que planejava produzir carros elétricos em um curto espaço de tempo. Os dois engenheiros chefes da empresa tinham um sonho muito ousado: popularizar o uso de carros elétricos, peitando as gigantes como GM, Toyota e Ford.

Inspirado pela paixão dos empreendedores e vendo um enorme potencial na empresa, Musk decidiu aportar boa parte de seu dinheiro na empresa, criando uma nova fábrica, trazendo mais funcionários, tecnologia e passando também a se dedicar a empresa: novamente como CEO.

A empresa era a Tesla Motors, uma pequena fábrica que anos depois se tornaria uma das maiores montadoras de carros do mundo.

O comprometimento de Musk era tamanho que juntas a Space X e a Tesla consumiram todo o capital de Musk, que investiu todo o seu dinheiro nas empreitadas. Era tudo ou nada.

Se os negócios funcionassem ele poderia multiplicar sua fortuna e revolucionar o mundo; se as operações dessem errado, ele perderia tudo.

Além do risco de qualquer empreendimento, regularmente os negócios de Musk eram pressionados pela mídia, que duvidavam da capacidade do empreendedor em entregar aquilo que prometia.

Primeiramente, Musk prometeu entregar carros esportivos elétricos para diversos milionários e bilionários. O Tesla Roadster seria uma revolução em todo o mundo, além de rápido e bonito, o veículo também seria totalmente elétrico, não agredindo o meio ambiente e permitindo uma economia gigantesca com combustível.

Já a Space X, planejava mandar cápsulas espaciais tripuladas, e mostrar à NASA que era capaz de atender suas demandas, tornando-se um de seus fornecedores.

As promessas de Musk fizeram com que possíveis compradores encomendassem produtos da Tesla e Space X.

Ao longo dos anos, Musk não descansou. Ele trabalha até hoje cerca de 20 horas diárias, praticamente todos os dias da semana.

Enquanto tentava entregar aquilo que prometia, Musk também estava sendo pressionado por investidores que acreditaram em suas promessas, compradores e a própria mídia.

HOMEM DE FERRO DA VIDA REAL

A popularidade de Musk ficou enorme no final daquela década, principalmente por sua capacidade de inovação, estilo de vida e por ter sido a inspiração do diretor John Fraveau para compor o personagem Tony Stark, dos filmes do Homem de Ferro.

O personagem criado décadas antes pelo quadrinista da Marvel, Stan Lee, era um bilionário, mulherengo, arrogante e extremamente inteligente, Caracteristicas que estão presentes na personalidade de Elon Musk.

Por conta das semelhanças, o diretor do filme acreditou que se inspirar no empreendedor seria um excelente caminho para criar a versão cinematográfica do personagem. Posteriormente, o autor Robert Downey Jr foi escolhido para estrelar o filme do herói.

Musk é um grande fã de história em quadrinho e do personagem da Marvel, e assim participou da pré-produção do filme, e chegou a fazer uma ponta no filme Homem de Ferro 2.

Um veículo Tesla Roadster inclusive fez parte da coleção de carros do personagem Tony Stark, e era de propriedade do próprio Musk.

Famoso e atraindo admiradores e críticos em todo o mundo, Elon Musk corria contra o tempo para entregar os veículos Tesla Roadster e os projetos da Space X.

Em determinado momento, devido a alta pressão do mercado, as ações de suas companhias sofreram diversas variações.

A situação parecia insustentável. As primeiras tentativas de lançamento dos veículos espaciais da Space X fracassaram, e a Tesla corria contra o tempo para entregar carros viáveis, seguros e que atendessem as promessas de Musk.

Na maioria dos casos, as metas estabelecidas por Musk eram absolutamente inexequíveis, e os funcionários tinham sérios problemas com o CEO. Principalmente, pois o próprio Musk dorme menos de 4 horas diárias e raramente tira férias. Até mesmo a família do bilionário fica em segundo plano.

Musk já se casou duas vezes, e teve alguns relacionamentos duradouros. Entretanto, ele mesmo assumiu que não tem muito tempo para a vida amorosa.

Ele é pai de seis crianças, de seu primeiro casamento com Justine Wilson. Infelizmente, seu primogênito, Nevada Musk, acabou falecendo com apenas 10 semanas de idade. Posteriormente, eles tiveram gêmeos e trigêmeos. Musk também assume que tem dificuldade para encontrar tempo para sua família.

LIDANDO COM A DESCONFIANÇA

Correndo contra o tempo, as revistas de negócios e alguns críticos disseram que a falência de Elon Musk seria questão de tempo, com o auge da desconfiança ocorrendo no ano de 2008.

Entretanto, após duras penas, Musk contrariou os críticos e conseguiu entregar os veículos Tesla Roadster, que foram um sucesso de público e crítica.

Além disso, a Space X conseguiu enviar seus primeiros veículos para o espaço com sucesso, após várias tentativas frustradas e muito dinheiro gasto.

Com o passar dos anos, Musk foi ganhando mais e mais popularidade. E junto ao seu crescimento pessoal e profissional, ele também criou outras empresas.

Em parceria com seu irmão Kimbal, ele criou a Solar City, uma empresa baseada em energia solar, que pretende revolucionar a maneira como as residências adquirem energia, com o objetivo de baratear o acesso a energia nas residências, escolas e empresas.

Além disso, Musk pretende revolucionar o transporte público mundial, criando o Hyperloop, um projeto que pretende possibilitar a locomoção de um grupo de pessoas por longas distâncias em pouquíssimos minutos. A intenção é criar um veículo capaz de atingir a velocidade de 1200 km por hora. A empreitada está orçada em 6 bilhões de dólares e está em desenvolvimento.

Paralelamente ele atende a outros projetos como trabalho com Inteligência Artificial, Transporte e até mesmo vende sua própria tequila, a Teslaquila e também uma linha de lança-chamas.

O sucesso de Musk, entretanto, vive por um fio. Ao mesmo tempo, que regularmente ele lança inovações como os mais recentes modelos da tesla como Tesla S e Tesla X, e as novas empreitadas da Space X, ele também corre para manter os investidores fieis aos seu projetos.

Alguns investidores pressionam Musk para que finalmente traga lucro para os acionistas das empresas, enquanto o empreendedor continua reinvestindo todos os ganhos da empresa na construção de novos produtos e inovações.

O comportamento excêntrico de Musk é constantemente motivo de atenção e muitas vezes choque por parte da mídia, críticos, fãs e investidores.

Recentemente ele se envolveu em diversas polêmicas que abalaram até mesmo a valorização da Tesla Motors, e o seu relacionamento com investidores e acionistas.

Apesar de todas as rugas, a Tesla chegou à valorização de 50 bilhões de dólares, e oscila com a General Motors a posição de fabricante com maior valorização de mercado. O valor de mercado da empresa supera em 5 bilhões a valorização da Ford.

Curiosamente, a Tesla Motors produz uma quantidade ínfima de veículos comparada à Ford e GM; mostrando uma força impressionante, principalmente por sua capacidade revolucionária de dispensar a gasolina e criar veículos mais modernos, inteligentes e econômicos.

Entre os avanços dos modelos Tesla estão piloto automático, um computador de bordo integrado com uma central da empresa, entre outras. Curiosamente, o carro baixa até atualizações de seu sistema enquanto está carregando suas baterias. Exatamente como um computador, sendo literalmente um computador com rodas.

Os percalços e pressões são naturais na vida de Musk. Em 2000 ele venceu a chamada bolha das ponto.com que levou embora boa parte das empresas de Internet daquela época.

Anos depois, após ser expulso da própria empresa, ele criou outras empresas revolucionárias.

Pouco tempo depois ele conseguiu ir contra tudo e todos e surpreendeu o mercado novamente.

Considerando seu histórico, as desconfianças do presente podem significar apenas mais um degrau na escada de sucesso de Elon Musk.

Curiosamente, após ser expulso do PayPal e fundar seus próprios negócios, Musk se tornou mais rico do que todos os seus sócios juntos. Em outubro de 2018 a fortuna de Musk  foi estimada em 22,1 bilhões de dólares, o que o posiciona como a 36ª pessoa mais rica do mundo segundo a Forbes. Além disso, ele continua revolucionando o mundo, e segundo suas promessas, ele está apenas começando.

Em Maio de 2021 a fortuna está avaliada em 161 Bilhões de dólares

A história completa de Musk pode ser conhecida com todos os detalhes em sua biografia homônima, escrita por Ahslee Vance. Inclusive, já fizemos um review sobre este livro em nosso canal. E o link estará na descrição deste vídeo

Esse vídeo foi uma sugestão de nosso inscrito Peterson Carlos.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Silvio Santos. Sinônimo de entretenimento, alegria e também empreendedorismo. Não à toa, o homem do

POR QUE ELON MUSK ESTÁ PROCESSANDO UM GRUPO DE MAIS DE 100 GIGANTES ?

POR QUE ELON MUSK ESTÁ PROCESSANDO UM GRUPO DE MAIS DE 100 GIGANTES ?

Youtube, Meta, Unilever, Mars, Coca-Cola, Disney... essas são algumas das mais de 100 empresas que

O OUSADO PLANO BILIONÁRIO DE EIKE BATISTA PARA VOLTAR AO TOPO

O OUSADO PLANO BILIONÁRIO DE EIKE BATISTA PARA VOLTAR AO TOPO

Eike Batista está de volta. Pelo menos, nos noticiários, Eike Batista voltou a ser manchete

A ILHA DO SILÍCIO – COMO FLORIANÓPOLIS VIROU O VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO

A ILHA DO SILÍCIO – COMO FLORIANÓPOLIS VIROU O VALE DO SILÍCIO BRASILEIRO

Agora é oficial. O Brasil tem seu próprio Vale do Silício. Ou melhor, a ‘’Ilha