10 CAMPANHAS DAS GIGANTES QUE FRACASSARAM

Empreender é um processo de tentativas, acertos e muitos erros. E com empresas de enorme sucesso o caminho não é diferente.

E nesse vídeo, separamos alguns exemplos recolhidos pelo Incrível e que mostram que até mesmo empresas gigantescas também cometem falhas; principalmente quando o assunto são suas campanhas publicitárias. Então sem mais delongas, vamos a lista:

  1.  A&W –

A A&W é a rede de fast-food mais antiga dos EUA, e em 1980 ela decidiu que faria um sanduíche para fazer frente ao MC Donald’s, criando um sanduíche para enfrentar o Quarteirão, conhecido nos EUA como Quarter Pounder, que quer dizer um quarto de libra, unidade de peso utilizada nos Estados Unidos. Pelo fato de o hamburger ter o equivalente a cerca de 113,4 gramas de carne.

O Sanduíche escolhido teria o mesmo preço do concorrente, mas em compensação teria uma carne maior, equivalente à um terço de libra. Cerca 151 gramas.

O novo produto havia sido um sucesso em testes feitos pela empresa, que inclusive atestaram que o sabor era percebido como melhor que do Quarteirão.

Porém, quando o produto chegou às lojas a realidade foi bem diferente. E as vendas amargaram.

A fim de descobrir o motivo do fracasso, a empresa foi as ruas para tentar entender o motivo. E foi assim, que eles encontraram grande insatisfação por parte dos possíveis consumidores, que acreditavam que o sanduíche era na verdade mais caro do que o concorrente.

Foi a partir dessa pesquisa que eles entenderam que o problema não estava no produto, e sim… na cabeça das pessoas…

Para os entrevistados, o produto era supervalorizado, pois cobrava o mesmo preço e oferecia menos carne… uma vez que eles acreditavam que a fração de um quarto era maior do que um terço, já que 4 é maior do que 3.

E foi assim que a empresa percebeu que os americanos na verdade, não tinham um grande domínio da matemática…

2 – FIAT

A Fiat decidiu criar uma mega campanha publicitária na Espanha para chamar a atenção das mulheres para seus carros. Porém, adotou uma estratégia incomum. Enviar cartas anônimas para as clientes.

Dentre os modelos de cartas enviadas cada uma delas continha uma frase tal como se fosse escrita por um admirador secreto.

‘’percebi a forma como me olha”,

“queria estar com você por alguns minutos”,

“vamos fazer uma viagem juntos”.

A carta anônima era na verdade a primeira carta enviada pela empresa, que enviava uma segunda carta que chegaria cerca de 4 a 6 dias depois da primeira, e que explicaria a ação da Fiat.

Porém, antes disso da verdade vir à tona, várias mulheres já estavam extremamente assustadas por conta das cartas; em alguns casos, algumas deixaram de sair de casa e outras fizeram denúncias à polícia local.

A reclamação foi tão forte que a Fiat teve que abandonar a campanha e se retratar publicamente.

3 – KFC

Nunca subestime a capacidade de seus clientes. Muito menos quando o assunto está na internet.

Em 2009, o KFC decidiu fazer uma campanha no programa da apresentadora Oprah Winfrey em que os consumidores poderiam acessar o site da rede durante o programa e requisitarem um cupom de lanche gratuito.

O problema é que foram baixados mais de 10 milhões de cupons em poucos minutos… e a rede teve que arcar com um prejuízo imediato de 42 milhões de dólares.

Para completar, dos que conseguiram o cupom, nem todos conseguiram retirar o lanche nas lojas da rede… e assim, além do prejuízo financeiro, a empresa teve de pedir desculpas publicamente.

4 – Energizer

A empresa de pilhas Energizer decidiu provocar sua concorrente e criou uma campanha de propagandas utilizando imagens de um coelho cor de rosa, que remete diretamente à mascote da Duracell.

As propagandas foram muito bem-sucedidas e aclamadas pelo público. Mas, na prática, as vendas da Energizer caíram pela metade no período… enquanto as da Duracell dobraram…

O motivo? O público achou que o comercial era na verdade da Duracell.

Além do prejuízo, a ação foi um dos maiores casos de publicidade gratuita… para uma concorrente…

5 – Tata

Em 2008 a montadora indiana Tata decidiu revolucionar o mercado de automóveis de e desenvolveu o modelo Nano que custaria apenas o equivalente a 2500 dólares. O foco era que o carro conquistasse o mercado de baixa renda na Índia, e assim o carro foi apelidado de o carro do povo.

Porém, apesar do conceito interessante, as vendas do carro não decolaram no país. O motivo?

As pessoas por lá associam o carro como um símbolo de status, e os consumidores preferiam, com o mesmo dinheiro, comprar uma moto de luxo do que um carro popular. Já que assim, não estariam assumindo para a sociedade o fato de que não tinham muito dinheiro.

Prova de que muitas vezes, não é apenas o preço que importa…

6 – Domino’s Pizza

A filial russa da Franquia decidiu criar uma promoção polêmica que daria pizza ilimitada para aqueles que tivesse a coragem de tatuar o logo da empresa em alguma parte do corpo.

Para a empresa, a ideia era muito ousada e seriam poucos os loucos que aceitariam o desafio. E assim, a oferta duraria dois meses.

Porém, após cinco dias a empresa teve que anunciar que a promoção seria interrompida, já que milhares de pessoas toparam o desafio.

Dessa maneira, a Domino’s da Rússia anunciou que somente os 350 primeiros que informassem a empresa é que receberiam o benefício.

Porém, a decisão não resolveu todos os problemas da empresa, que apesar de mudar as regras, ficou com a imagem maculada perante o público local.

6 – Pepsi

Nas Filipinas a gigante dos refrigerantes decidiu inovar e criou uma promoção que distribuía prêmios em dinheiro para aqueles que encontrassem determinados números nas tampas das garrafas da bebida.

O maior prêmio seria o equivalente a 40 mil dólares, e seria concedido a aquele que encontrasse o número 349 em uma das tampas.

Porém, houve um erro de impressão, e cerca de 800 mil garrafas receberam o número premiado.

Ao ser informada do problema, a Pepsi teve que correr contra o tempo para mudar a promoção, e decidiu que daria um prêmio de consolação para cada um dos agraciados com o número da sorte.

Porém, o estrago na imagem da marca foi gigantesco no país, e para completar, a empresa teve de arcar com vários processos judiciais de clientes que reivindicavam o prêmio prometido.

7 -Tim Hortons

A rede de cafeterias Tim Hortons é muito famosa no Canadá., e quando o Príncipe Harry e sua esposa Megan Markle decidiram se mudar para o país, a rede viu uma oportunidade de causar um barulho. Foi assim que ela emitiu a seguinte mensagem em seu Twitter Oficial:

‘’Meghan e Harry, sem querer pressioná-los, mas se decidirem ficar no Canadá, o café será grátis para o resto de suas vidas. Pensem nisso”.

Porém, ao invés da mensagem causar uma publicidade positiva para empresa, a ação foi amplamente reprovada pelos canadenses.

Para muitos, a ideia da empresa não fazia sentido nenhum, uma vez que Harry e Meghan além de ricos e famosos, são membros da família real que tem dinheiro para comprar toda a empresa se assim quisesse.

Outra indignação do público foi o fato de a empresa pagar salários considerados baixos para os funcionários e ao mesmo tempo oferecer benesses para a dupla real.

Desse modo, a ação deixou a empresa em mãos lençóis.

8 – Dove

A tradicional marca de cuidados e higiene decidiu inovar e criou uma linha para promover a chamada Beleza Real. Nesse conceito, a empresa decidiu que seus cremes viriam em embalagens de diferentes alturas e larguras para valorizar os diferentes tipos de corpos das mulheres.

Porém, a campanha foi um grande fracasso, já que muitas mulheres não encontravam um frasco que as representasse, enquanto outras tinham vergonha de associar sua imagem a um determinado formato da embalagem.

Desse modo, a campanha acabou gerando queda nas vendas dos produtos e foi descontinuada.

9 – Mc Donald’s

Às vezes, as redes sociais podem gerar efeitos inesperados, e até mesmo a gigante do fast-food sofreu com isso.

A empresa decidiu lançar uma hashtag para estimular os usuários do Twitter a compartilharem histórias emocionantes sobre o Mc Lanche Feliz.

Porém, a campanha durou apenas duas horas; já que ao invés de histórias positivas, os usuários começaram a relatar problemas que tiveram com a empresa e seus lanches.

E para completar, alguns ex-funcionários aproveitaram o buzz e revelaram na rede social alguns dos segredos do negócio, também utilizando a hashtag.

Um desastre completo.

E para você, qual outro fracasso de uma gigante lhe chamou a atenção? Compartilhe conosco nos comentários.

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