Elon Musk se tornou o homem mais rico do mundo na data de ontem, 7 de Janeiro de 2021, com uma fortuna estimada entre 185 e 190 bilhões de dólares.
Esse conteúdo está também disponível em vídeo:
Ele é carinhosamente apelidado de o homem de ferro da vida real. Inclusive, ele apareceu no filme Homem de Ferro 2.
Devido ao seu sucesso recente, muitas pessoas têm curiosidades sobre ele, e nesse vídeo separamos algumas delas:
1. ORIGEM
Apesar de muitas pessoas acreditaram que Musk nasceu nos EUA, na verdade ele nasceu bem longe de lá: em Pretória na África do Sul.
Apesar disso, ele deixou sua terra natal na adolescência para viver no Canadá, aproveitando o fato de sua família ter origens locais, o que também concedia a ele a nacionalidade canadense. Anos depois, já como empreendedor, ele também conseguiu a nacionalidade americana. Desde então, ele reside na terra do tio sam.
2. SOBRE A TESLA
Parte da fortuna de Musk é constituída pela valorização de sua montadora de carros elétricos, a Tesla. Só que apesar do nome, a empresa não tem relação direta com o inventor Nikola Tesla; utilizando o sobrenome do inventor apenas como uma homenagem a aquele que foi o responsável por popularizar a corrente alternada de energia elétrica; entre outras milhares de invenções.
3. FUNDAÇÃO DA TESLA
Outra curiosidade interessante é que a Tesla não foi fundada por Elon Musk.
Na verdade, a empresa já existia antes dele, sendo fundada em 2003 por Martin Eberhard e Marc Tarpenning.
Ebehard foi o responsável pelo desenvolvimento da ideia de se fabricar um carro totalmente elétrico, enquanto Tarpenning foi o primeiro investidor da companhia.
Em 2004, Elon Musk se encantou pela ideia e se tornou seu principal acionista e investidor da empresa, transformando a então fábrica que era praticamente uma garagem em um complexo industrial.
Mas, apesar de não ser o fundador, Musk foi o responsável por liderar a empresa ao longo dos anos, sendo ridiculizado por diversas vezes por investir em carros elétricos em um mundo dominado pelas gigantes do petróleo.
Além das chacotas, Musk teve enormes dificuldades para entregar ao mercado o primeiro modelo da Tesla, o Roadster, que era um esportivo totalmente elétrico que utilizava a carroceria do Lotus Elise.
Superadas as primeiras dificuldades, a Tesla conseguiu não só criar uma esteira de produção para seus veículos ao longo dos anos, como também projeta e constrói seus próprios modelos originais como o novo Roadster, e os modelos S, X , 3 e a pick-up CyberTruck. E assim, hoje a montadora é a maior referência deste mercado.
4. SKIN IN THE GAME
Musk é um dos cofundadores do sistema de pagamentos PayPal. A iniciativa surgiu da fusão de sua antiga empresa X.com com sua principal concorrente, chefiada pelo investidor Peter Thiel.
Em 2001 o PayPal foi vendido por mais de 1.5 bilhão de dólares, e a participação acionária de Musk deu a ele uma fortuna de 165 milhões de dólares.
Porém, ao invés de curtir exaustivamente a sua fortuna, Musk investiu todo o dinheiro no fomento de suas três empresas: a Tesla, a empresa de energia Solarcity e a fábrica de foguetes Space X.
Segundo ele, após investir praticamente todo o seu dinheiro, ele foi morar de aluguel. E em determinado momento, pediu dinheiro emprestado para pagá-lo.
E o seu comportamento não era novidade.
Aos 21 anos ele criou a Zip 2, sua primeira empreitada, em parceria com seu irmão Kimbal. Aos 27, a empresa foi vendida por 22 milhões de dólares.
Segundo Musk, ele investiu quase todo o dinheiro que recebeu na criação da sua empresa de pagamentos X.com; que mais tarde daria origem ao PayPal.
Os 22 milhões viraram mais de 165 depois da venda da startup. E posteriormente, os 165 milhões viraram mais de 185 … bilhões…
5. VENDA DA TESLA
Apesar de hoje ser um sucesso, ao longo dos anos a Tesla passou por apertos financeiros e sofreu com a descrença do mercado. Tais fatos levaram Musk a cogitar a venda da empresa para gigantes como Apple e Google, mas as negociações não avançaram.
Segundo alguns jornalistas especializados, apesar de optar pela venda, Musk se manteria como participante da empresa, fato que desagradava Larry Page do Google e Tim Cook da Apple.
6. FORTUNA
Ao longo do tempo as iniciativas de Musk se provaram eficientes.
Além de conseguir popularizar a fabricação de carros elétricos, através da Tesla; o magnata também teve êxito no lançamento de seu primeiro módulo lunar feito pela Space X.
E ele promete diversas inovações para os próximos anos, como o veículo supersônico Hyperloop e até mesmo um chip para ser colocado no cérebro das pessoas, capaz de prevenir doenças, através de outra empresa, a Neuralink.
De todo modo, as diversas iniciativas do bilionário ainda estão em estágios iniciais, e o mesmo pode ser dito até mesmo da Tesla.
Para se ter ideia, da fortuna atual do empreendedor cerca de 150 bilhões de dólares foram conquistados em 2020 devido as recentes valorizações de suas ações da Tesla.
Hoje, a montadora possui um valor de mercado superior a GM, Toyota e Ford reunidas. E isso tudo produzindo uma quantidade ínfima de carros em comparação com as gigantes.
Tal valor é justificado não só pelos resultados do presente, mas também pela projeção de futuro que envolve a Tesla.
Aos olhos do mercado, em poucos anos a Tesla será a empresa que dominará o mercado automobilístico mundial. Não só por conta do futuro mercado de carros elétricos, como também posteriormente o de carros autoguiados, os chamados autônomos, que dispensam a presença de um motorista. Tecnologia que já está presente de forma limitada nos veículos da marca.
O otimismo do mercado se baseia não só nos feitos da empresa, mas também na tendência ambiental que está em franco crescimento em todo o mundo. Em vários países e alguns estados dos Estados Unidos, os carros movidos a combustíveis fósseis serão proibidos em prazos médios de apenas 10 anos.
Nesse cenário de transformação, a Tesla tem todos os elementos para reinar absoluta no mercado automobilístico do amanhã. E essa expectativa contempla apenas o que foi feito até aqui. E se depender de Musk, esse é apenas o começo.
Facebook Comments