Separamos neste post 10 programas de TV que todo empreendedor deve assistir!
Sabemos que a televisão oferece muitas possibilidades, mas que a maioria dos conteúdos que estão disponíveis não são conteúdos educativos ou então são conteúdos meramente distrativos.
Esse conteúdo também está em vídeo:
Por conta disso, separamos alguns programas de TV que além de entretenimento, também são capazes de oferecer educação para o telespectador.
1.SHARK TANK
A primeira atração que separamos é o programa Shark Tank.
Programa de origem americana, é um grande sucesso em todo o mundo.
Nele empreendedores buscam investidores para suas ideias de negócio.
Ideias que vão desde negócios que já existem até negócios sem nenhum faturamento ainda.
O programa possui diversos empreendedores bem sucedidos que atuam como investidores na atração,
dentre os empreendedores que fazem parte do elenco fixo do programa estão:
Mark Cuban – bilionário empreendedor do ramo de tecnologia e dono do time de basquete Dallas Maverick (foto)
Lori Greinier – Especialista em patentes, é também inventora e considerada a rainha do QVC, algo equivalente ao ShopTime brasileiro.
Robert Herjavec – Empreendedor do ramo de Tecnologia e Segurança, atuando com sistemas de monitoramento e segurança eletrônica.
Kevin O’leary – magnata da educação, vendeu sua empresa de educação por milhões de dólares
Bárbara Cocoran – magnata do setor imobiliário nova -iorquino
Daymond John – Empreendedor em diversos ramos, começou sua carreira com a marca de roupas masculinas FUBU, que foi ícone de moda entre os rappers dos anos 90.
Além além dos seis que são fixos existem outros investidores que aparecem esporadicamente no programa como: Chris Sacca, investidor do Facebook e Uber; o ator Ashton Kutcher, que também é um famoso investidor, com empresas como Apple em seu portfolio; e Kevin Harrinton.
Vários negócios já receberam investimento e se tornaram empresas de grande sucesso ao longo das mais de 8 temporadas do programa.
A premissa básica do programa começa com pitch de negócio, isto é uma apresentação do empreendedor e de sua ideia de negócio, ou apresentação de seu negócio já estabelecido.
Durante esse pitch, o empreendedor que está apresentando tem a oportunidade de mostrar para os investidores o quão boa é a sua ideia; quanto de dinheiro ele necessita de investimento, e quais são suas perspectivas de futuro.
Cabe então aos investidores julgarem se a ideia tem futuro, e se eles desejam participar da empreitada investindo a quantidade de dinheiro pedido pelo apresentante.
Em alguns casos, mais de um investidor tem interesse em investir no negócio apresentado, e em outros casos, os empreendedores se juntam fazendo uma única proposta, tendo então que disputar a atenção e o desejo do próprio empreendedor apresentante.
Veja um episódio do programa, logo abaixo:
O programa que é um grande sucesso em sua versão americana, e ganhou recentemente uma versão brasileira, o Shark Tank Brasil.
Na versão brasileira, a atração conta com grandes empreendedores também, como:
João Apolinário, dono da Polishop (foto)
– Robinson Shiba, dono do China in Box
– Cristiana Arcangeli, dona da Beauty in (foto abaixo)
– Camila Farani, investidora anjo e presidente do fundo Gávea Angels
– o músico Fernando Sorocaba.
Em alguns episódios do programa também contou com a participação de Carlos Wizard Martins (foto), o bilionário fundador da escola de inglês Wizard, e atual dono da Wise Up, Mundo Verde e Ronaldo Academy.
Na segunda temporada a atração também contou com a participação de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, e de Luiza Helena Trajano, a dona do Magazine Luiza, que participou da atração em alguns episódios especiais.
O programa está em sua terceira temporada em solo brasileiro, e foi responsável por diversos investimentos, ajudando muitos empreendedores no país.
Educativa, a série permite que o espectador aprenda a fazer um pitch de negócios e a apresentar uma ideia de negócios. Durante a atração, os empreendedores também dão dicas de negócio, fazem questionamentos importantes a respeito de cada uma das empresas, e também ensinam muito aos telespectadores, apresentando termos técnicos sobre empreendedorismo, http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistração e também sobre as próprias vidas e suas próprias histórias.
Veja um trecho do programa brasileiro, contendo um Pitch de negócio.
- O SÓCIO
Um dos melhores programas que estão nessa lista é sem dúvida o programa O Sócio do History Channel.
Atração que em inglês tem o nome de The Profit ou ‘’o lucro’’ conta com a presença do bilionário empreendedor americano Marcus Lemonis.(foto)
Marcus é um empreendedor especialista em alavancagem de pequenos negócios e fez sua carreira a partir de negócios automobilísticos.
Sua carreira de sucesso contou com ajuda de seu mentor Lee Iacocca, ex-executivo da Ford e Chrysler; que era um amigo de sua família adotiva.
Marcus é libanês, nascido em Beirute, e se mudou ainda criança para os EUA, onde foi adotado por seus pais, o casal Lemonis.
Na atração, Marcus encontra negócios que estão em dificuldades, e ele auxilia os negócios participando deles como sócio; adquirindo uma participação majoritária em cada um desses negócios.
Ao realizar o seu investimento, Marcus fica 100% por conta do negócio, realizando diversas atitudes necessárias para reerguer cada empresa e também para torná-las lucrativas; permitindo que elas possam ter um grande crescimento no futuro.
Ao longo dos programas, Marcus explica quais são os problemas de cada um dos negócios; porque eles acontecem; e como solucioná-los.
Além disso, Marcus também demonstra como aumentar a lucratividade de um negócio, quais são os cálculos necessários para realizar o melhor aproveitamento do espaço e da capacidade produtiva do imóvel/fábrica/loja, entre outras dicas valiosas para qualquer empreendedor ou http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistrador de negócios.
O reality show americano ficou conhecido por ser o programa que mais distribui dinheiro para os seus participantes, distribuindo mais de 100 milhões de dólares do bolso do próprio Marcus Lemonis.
A atração é totalmente realizada nos Estados Unidos, mas recentemente ganhou episódios especiais em Cuba e em Porto Rico. Há uma grande expectativa em torno de uma possível temporada no Brasil.
Os episódios já se encontram dublados no History Channel brasileiro e também existem alguns episódios que são transmitidos em canal aberto na TV Bandeirantes.
Veja um episódio, logo abaixo:
3. THE PARTNER
Outro reality show muito interessante, e que foi capitaneando pelo próprio Marcus Lemonis é o reality show ‘’ The Partner’’, ainda sem tradução, e disponível apenas na língua inglesa.
O programa é transmitido pela rede americana CNBC, e demonstrou um reality show em que os participantes buscavam se tornar o sócio de Marcus Lemonis em sua holding.
Curiosamente, essa mesma holding que toma conta de todos os negócios que ele investiu no reality show ‘’O Sócio’’.
A atração que durou poucos episódios, mostrou como pessoas podem se tornar executivas e quais são as habilidades que Marcus julga essenciais para empreendedores; mesmo que eles estejam em cargos executivos, atuando como intraempreendedores.
Veja um trecho do programa:
O History Channel também conta com outras atrações extremamente interessantes para empreendedores, dentre elas estão as séries ‘’Gigantes’’ e falaremos de algumas delas nesse post.
4.GIGANTES DA INDÚSTRIA
A primeira série é Gigantes da Indústria.
Uma série fantástica distribuída em 8 episódios, em que é contada a história dos homens que construíram a história recente dos Estados Unidos da América, através do Empreendedorismo.
Dentre estes homens notáveis estão aqueles grandes empreendedores que marcaram o início do século 20, dentre eles John D. Rockefeller, Cornelius Vanderbilt, Andrew Carnegie, Tom Scott e John Pierpont Morgan. .
A série conta em detalhes, com filmagens cinematográficas e atuações muito interessantes, a vida de cada um desses empreendedores e o porque eles alcançarão sucesso; como eles alcançaram o sucesso. e como eles foram extremamente importantes na construção daquilo que hoje são os Estados Unidos da América.
É interessante também notar na série, como esses homens influenciaram tanto a história do capitalismo moderno, bem como aquilo que se entende por Empreendedorismo.
Esta é uma das melhores séries já produzidas pelo History, e é um dos melhores conteúdos acerca de empreendedorismo, pois conta a história dos homens mais importantes no que se entende por empreendedorismo.
Principalmente por conta desses homens serem os mais os homens mais ricos da história moderna, principalmente John D. Rockefeller e Andrew Carnegie, que foram respectivamente o homem mais rico da história moderna e o segundo homem mais rico da história moderna.
5.GIGANTES DO BRASIL
Outra série fantástica do History Channel é a série Gigantes do Brasil que conta a história dos homens que trouxeram aquilo que se entende por capitalismo moderno e influenciaram diretamente a história de nosso país.
Entre eles estavam Francesco Matarazzo, Guilherme Guinle, Giuseppe Martinelli e Percival Farquhar.
Em quatro capítulos a série conta como esses homens foram responsáveis pela criação de grandes empresas nacionais, pela transformação dos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo; e como que eles foram um dos maiores empreendedores de nosso país, moldando toda a estrutura de empreendimentos que influenciaria diversos outros empreendedores no futuro daquele século.
6. GIGANTES DOS MOTORES
Outra série fantástica também do History Channel é Gigantes dos Motores que conta a história das maiores montadoras de carros dos Estados Unidos, entre elas: General Motors, Ford, Chrysler, Dodge e Chevrolet.
A série conta com detalhes a história de Henry Ford, fundador da Ford; de William Durant, fundador da Chevrolet e responsável pela fusão e criação da General Motors, que englobava diversas outras montadoras entre elas Cadillac, Buick e Oldsmobille;
bem como a trajetória dos irmãos Dodge e Walter Chrysler.
Esse conteúdo também está disponível em vídeo:
A série avança tanto no sentido de mostrar a criação de cada uma dessas empresas, bem como os desafios que elas enfrentaram ao longo dos anos; que foram desde a substituição de seus fundadores à entrada de novos colaboradores; bem como as perspectivas de futuro que foram criadas principalmente por homens como John De Lorean, fundador De Lorean, e Lee Iacocca, executivo responsável pelo sucesso de grandes automóveis como o Ford Mustang, e outros sucessos da Ford, e posteriormente da Chrysler.
5.SILICON VALLEY
Uma série fictícia mas com bastante os ensinamentos é a série da HBO ‘’Silicon Valley’’.
Inspirada nas histórias de empreendedores do vale do silício, a série conta de maneira cômica e bem-humorada a história de um grupo de empreendedores dispostos a criar um aplicativo capaz de compactar dados de computador.
Esse grupo de empreendedores surge após a ideia do protagonista da série, que reúne seus amigos e companheiros de quarto para criarem uma empresa chamada Pied Pipper; uma Start-up de tecnologia.
Ao longo da série são demonstrados diversos desafios que o empreendedor tem em sua vida, bem como os desafios de empreender nos Estados Unidos em um mercado extremamente competitivo,
A série também retrata de forma bem interessante como mercado está aquecido, como funciona a participação de investidores anjos, e a participação de outros players do mercado, sendo muitas vezes também concorrentes. Além de outras situações bem interessantes.
Todos os ensinamentos da série são trazidos de forma cômica, porém de forma bastante didática, onde os telespectadores podem tirar ensinamentos valiosos, como por exemplo: a metodologia Lean Startup e a metodologia de produção Scrum.
As metodologias podem ser conhecidas com detalhes no livro Lean Startup – A Startup Enxuta, de Eric Ries e no livro Scrum:A Arte de fazer O Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, de Jeff Sutherland.
Veja o trailer da atração:
6. KITCHEN NIGHTMARES
Uma série muito interessante a respeito da gestão de restaurantes é a série Kitchen Nightmares.
Essa série que começou na Inglaterra, também teve episódios nos Estados unidos, e até uma versão do Brasil.
Tanto na versão americana, quanto na versão original inglesa, o apresentador e protagonista da série é o empreendedor, e chefe de cozinha, Gordon Ramsay, famoso não só pelo fato de ter várias estrelas Michelin no currículo, mas também por ter sido, e ainda ser, apresentador do programa Masterchef na Inglaterra, nos Estados unidos e na Austrália.
Na atração, Gordon encontra restaurantes que estão em processo de falência, ou que estão enfrentando graves problemas de gestão, faturamento ou até mesmo entre seus funcionários.
O desafio de Gordon é sanear os problemas do restaurante e permitir com que o restaurante se torna lucrativo novamente; ou que pelo menos o restaurante não chegue à falência.
Como a linguagem nem um pouco politicamente correta e com diversas incisões expressivas, o chefe de cozinha faz com que os restaurantes se adequem tanto em padrões de segurança, como em padrões de gestão e comportamento.
O programa possui pouco ou quase nenhum corte, e mostra além dos conflitos do próprio chefe com os empresários e funcionários dos restaurantes, como também mostra todo tipo de conflito que ocorre entre os próprios funcionários, entre os donos, entre todos os participantes da história, e muitas vezes até mesmo com alguns clientes.
É uma série extremamente interessante pois mostra todos os problemas que podem ocorrer em um restaurante, bem como os problemas que ocorrem durante a gestão de qualquer negócio: como o relacionamento entre pessoas, o relacionamento com os funcionários, o relacionamento com os clientes, a gestão de estoque, os padrões de segurança e higiene, entre outros.
A série já ajudou diversos restaurantes, e é possível inclusive ter informações acerca do sucesso ou não de cada uma das empreitadas mostradas no programa.
Na mesma linha do programa americano também temos o programa brasileiro apresentado por Erick Jacquin do Masterchef, conhecido como ‘’Pesadelo na Cozinha’’.
O programa foi exibido tanto na TV Bandeirantes, quanto no canal Discovery Home and Health.
Na atração, Jacquin ajuda restaurantes que estão passando dificuldades, assim como no formato americano, porém a atração é um pouco reduzida em comparação com o formato internacional.
Porém, a versão brasileira conta com o carisma de Erick Jacquin e também mostra problemas decorrentes em nosso país, onde nós sabemos que empreender não é das tarefas mais fáceis.
7. HOTEL HELL
Na mesma linha do Kitchen Nightmares, Gordon Ramsay também apresenta outro programa semelhante que é o Hotel Hell.
Um programa onde Gordon ajuda a resolver problemas decorrentes em hotéis, pousadas e outras empresas de hospedagem e hospitalidade.
Programa que também vale muito a pena conhecer.
8. UNDERCOVER BOSS – O CHEFE ESPIÃO
Um programa bastante interessante e que mostra a realidade de várias empresas é o programa Undercover Boss, também conhecido como O Chefe Espião.
A atração é americana e conta várias histórias de chefes ou donos de empresa que se disfarçam para conhecer mais sobre o cotidiano das empresas que dirigem.
Com diferentes disfarces os empreendedores tem contato direto com os funcionários e com diferentes realidades dentro da própria empresa. Sentindo na pele as dores, os questionamentos, e também conhecendo as aspirações de cada um de seus funcionários.
A série mostra como a partir dessa experiência os empreendedores podem notar quais são os problemas de suas organizações, quais são as possíveis soluções para esses problemas, e como é possível tornar melhor tanto os processos da empresa, como também a vida de seus funcionários.
Na atração, por diversas vezes, os empreendedores ficam encantados com a dedicação com amor e com carinho de vários funcionários perante a empresa. Realizando algumas promoções para os funcionários mais dedicados, além de gratificações como bonificações e presentes.
O programa teve também sua versão brasileira, que passou na Globo em um quadro durante o Fantástico.
O quadro não durou muito tempo, mas foi suficiente para mostrar diferentes histórias que foram retratadas em dois episódios diferentes, passados um a cada domingo.
9. IDEIA MILIONÁRIA
Mais um exemplo de série do History Channel é a série Ideia Milionária.
Nela, o telespectador tem a oportunidade de conhecer a história de pessoas que tiveram uma grande ideia de negócio e assim gerar um milhões de dólares.
A atração conta a história de várias empresas americanas e de seus empreendedores, que através de uma ideia criaram negócios de sucesso ou que tiveram um caminho bastante promissor que levou a empresa para um outro nível.
Existem vários exemplos de ideias, desde brinquedos até soluções caseiras, eletrodomésticos, entre outros.
É uma série bastante educativa e que mostra exemplos reais com pessoas reais, demonstrando não só as características das empresas e ideias de sucesso, como principalmente também os comportamentos dos empreendedores.
10. O APRENDIZ
Por último, mas não menos importante, uma das melhores séries já criadas: o reality show ”O Aprendiz”.
Criado em 2002, o reality contou com a participação de 16 profissionais de diferentes áreas e formações,que desejavam ter a oportunidade de trabalhar junto ao hoje presidente dos EUA, Donald Trump.
Ao longo do programa, os participantes tiveram que se enfrentar em diferentes dinâmicas em grupo, que avaliavam diversas habilidades.
As dinâmicas envolviam atividades ligadas ao empreendedorismo, e foram desde a venda de limonadas, até negócios imobiliários e eventos.
A atração fez tanto sucesso que gerou diversas temporadas, não apenas com Donald Trump, mas também com outras personalidades como Arnold Schwazenegger e Martha Stewardt.
E também uma versão brasileira que teve como apresentadores Roberto Justus e João Dória Jr.
Facebook Comments