Estudos comprovam que a audição é muito mais poderosa do que a visão, quando o assunto é aprendizagem.
Apesar do ditado ‘’uma imagem vale mais do que mil palavras’’, os cientistas comprovaram que as informações obtidas através do ouvido são muito mais poderosas do que aquelas obtidas através da visão/leitura.
Diversos exemplos do nosso cotidiano reforçam a força de músicas, sons, frases. E a estratégia do Áudio fez com que empresas tivessem grande sucesso.
Provavelmente você conhece os comerciais do Guaraná Dolly. E você sabe que eles não são nem de longe um primor quando o assunto é a computação gráfica utilizada, ou a própria qualidade de seus materiais publicitários.
E, se você assistiu a pelo menos UM único comercial da empresa, você sabe quem é o mascote Dollynho. E a irritante música ‘’Dolly…Dolly Guaraná Dolly…o melhor’’.
Irritante não é?
Como é que alguém fez uma música dessas?
E como é que essa música ainda está nos comerciais da marca mesmo após a empresa ter um faturamento bilionário?
Simples.
Por mais que você ache a música bizarra, seu cérebro armazenou perfeitamente aquela melodia.
E isso ocorre justamente pelo fato de seu ouvido ser uma máquina de aprendizagem, mais poderosa que todas as outras de seu corpo.
Você sabia que até mesmo quando você está dormindo seu ouvido continua ativo?
Muito provavelmente você já sonhou com algo que teve influência direta em relação ao que você estava ouvindo naquele momento.
Experimente dormir uma noite inteira com a TV ligada.
Por essas e outras, devemos tratar bem os nossos ouvidos.
E aproveitar a sua capacidade de assimilação para favorecer nosso desenvolvimento como empreendedores.
Por conta disso, consumir conteúdos exclusivamente em áudio é uma ótima maneira de aprender mais sobre qualquer assunto. E é também uma excelente oportunidade de aproveitar momentos de tédio com uma forma de conseguir conhecimento.
Imagine quanto tempo você fica em pé no ônibus lotado.
Imagine quanto tempo você gasta ouvindo rádio, mp3 ou Spotify.
Seja no celular ou no rádio do carro.
Lembre-se de quantas vezes você ouviu o que não queria, ou ouviu a mesma coisa, de novo, de novo e de novo.
Ou quantas vezes você se exercitou na academia. Ou caminho na esteira.
Em todos esses momentos, um fone de ouvido com um bom conteúdo pode tornar um momento de tédio em um momento de prazer e aprendizagem.
Nesse sentido, existem ótimas opções para otimizar seu tempo de estudos, e aprender durante as horas mais chatas do dia.
E é nessa hora que surgem 3 estratégias interessantíssimas.
- Os Audiobooks
Audiobooks ou Audiolivros são livros em formato de áudio.
Dublados por narradores, os audiolivros permitem que cada um de nós faça a leitura de um livro, sem ter que parar o dia para lê-lo. ( o que é uma dificuldade para a maioria das pessoas).
Assim como também permite que momentos de tédio, ou de outras atividades, possam ser aproveitados com uma experiência de conhecimento e aprendizagem.
Vários livros já estão disponíveis em formato de Áudio, e podem ser adquiridos no formato de assinatura mensal, tal como nos casos do Spotify e da Netflix.
Os dois players mais conhecidos do mercado brasileiro são, a nível internacional o Audible, da Amazon, que possui diversos títulos em inglês; e a Ubook, brasileiríssima, que possui vários livros best-seller em seu cartaz.
Para conhecer mais sobre a Ubook clique aqui.
Existem também alguns audiobooks disponíveis no Youtube. Boa parte deles é feita de livros que já estão em domínio público. Como o exemplo abaixo. O livro A Ciência para Ficar Rico, do autor Wallace D. Watles.
- 12 minutos – Microbooks
O Aplicativo 12 minutos é outra plataforma interessante para ouvir livros, porém em um formato diferente.
Enquanto os audiolivros tocam a totalidade do livro, o aplicativo 12minutos traz microbooks em seu catálogo.
Os microbooks são formas resumidas dos livros, apresentando os pontos principais de cada obra. Cada microbook possui até 12 minutos de conteúdo.
A plataforma funciona através de um modelo de assinatura anual, podendo ser pago mensalmente.
Para saber mais sobre a plataforma clique aqui
Nos microboks você tem a oportunidade de aprender os principais conteúdos dos livros, bem como se decidir se vale a pena adquirir/ouvir/ler a íntegra do livro.
É uma opção interessantíssima para quem tem pouco tempo e deseja absorver o maior número de conteúdo sobre determinados assuntos; incluindo o Empreendedorismo.
- Podcasts
Podcast são como programas de rádio que abordam um determinado assunto.
Esses programas são distribuídos em plataformas de áudio como Spotify, Itunes, entre outras.
Alguns deles tem seu próprio canal de distribuição, como Site, Aplicativo ou até mesmo através do Youtube.
Existem vários podcasts extremamente interessantes.
Porém, separamos nessa lista aqueles que acreditamos que TODO empreendedor deve conhecer. E são conteúdos excelentes, feitos por quem realmente sabe o que fala.
São eles:
1.GV Cast
Começamos nossa lista com aquele que é talvez o podcast mais famoso, o GVCAST, o Podcast do Geração de Valor, de Flávio Augusto da Silva.
O podcast teve sua primeira temporada distribuída no site do GV e contou com mais de 50 episódios.
Em formato semanal, o podcast abordou diversos temas, discorrendo desde a vida do próprio Flávio Augusto, que além de apresentador do programa, também foi a principal voz e narrador; contando sua trajetória como empreendedor.
Além da vida e dos insights do próprio Flávio, o podcast também contou com diversas entrevistas, com diferentes empreendedores, como Leandro Vieira, dono e criador do Portal Administradores; o youtuber Felipe Castanhari, entre outros.
- NerdCast Empreendedor
Criado pelo site Jovem Nerd, o Nerdcast é um dos podcasts de maior sucesso do Brasil. E produz conteúdo sobre a cultura pop em geral há mais de 10 anos.
Aproveitando o embalo, o site criou o Nerdcast Empreendedor, podcast 100% voltado para Empreeendedorismo, e que possui a companhia de Flávio Augusto e Sandro Magaldi do MeuSucesso.com; que debatem diferentes temas junto dos donos do site, Deive Pazos e Alexandre Otoni.
Mensalmente, eles discutem vários temas e assuntos voltados para a construção de empresas, ressaltando as experiências pessoais de cada um dos empreendedores.
Ocasionalmente a atração conta com a participação de outros empreendedores, como Pedro Waegartner e Gustavo Caetano. Convidados que enriquecem temas específicos como Inovação, Disrupção e Start-ups.
O programa já está em sua edição número 46.
Cada episódio possui cerca de 50 minutos. E, acredite, é pouco! Pois, o podcast tem MUITO conteúdo.
- Podcast do Administradores.com – Café com ADM
O site Administradores.com é uma das maiores referências do país quando o assunto é Empreendedorismo e Administração.
Com diversos conteúdos que vão desde textos, artigos, cursos e vídeos, o site também tem um excelente podcast apresentado por seu fundador, Leandro Vieira.
O podcast se chama Café com ADM.
Ao longo dos programas, o próprio empreendedor dá relatos sobre sua carreira, assim como entrevista outros empreendedores como Ricardo Bellino, Rafa Prado, entre outros.
Além disso, a atração conta com inserções e quadros pontuais que trazem conteúdos específicos, que enriquecem ainda mais o programa. Abordando um tema principal e alguns temas acessórios.
- Tapa na Cara
Tapa na Cara é o podcast de um dos maiores especialistas em vendas do Brasil: Ricardo Jordão Magalhães.
Criador do Epicentro, um dos eventos mais legais sobre Empreendedorismo; do portal Vendas Cura Tudo (a netflix dos vendedores) e do curso ‘’O Vendedor Rainmaker’’, Jordão distribui conteúdo e conhecido em várias mídias sociais, como Youtube, Instagram e Linkedin, e também em seu programa quase que diário: o podcast Tapa Na Cara.
Ao longo dos programas, Jordão conta sem rodeios como é a vida de um vendedor e como se tornar um vendedor de sucesso.
Ele conta suas experiências, dá excelentes dicas e também traça paralelos interessantes entre a vida de empreendedor e exemplos do cotidiano, como fazendo relações com Filmes, Música e Artes.
Sem politicamente correto, sem enrolação e com MUITO conteúdo.
- Resumocast
r último, mas não menos importante, o ResumoCast é um dos podcasts mais interessantes sobre empreendedorismo. Principalmente para quem é sedento por conteúdos e adora livros.
Semanalmente o programa discute sobre um livro de Empreendedorismo, e os apresentadores João Cristofolini e Gustavo Carriconde falam sobre suas impressões e insights a respeito do livro, bem como contam pontos importantes e fazem uma discussão interessante sobre a obra, o tema abordado e a respeito da vida e trabalho dos autores.
É uma excelente oportunidade de adquirir conhecimento, conhecer novas opções de leitura e também de conhecer outros pontos de vista a respeito de obras famosas.
O podcast está disponível também no Youtube.
Facebook Comments