O Instagram é uma das redes sociais mais badaladas do momento. Ao todo, ela conta com mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo. Somente no Brasil, segundo maior público da plataforma, são ao todo mais de 50 milhões de usuários.[1]
Ao todo a plataforma tem mais de 100 milhões de posts por dia, com mais de 4,2 bilhões de curtidas diariamente. [2]
Os usuários são em maioria mulheres (53%), e a base de usuários é composta praticamente por pessoas com menos de 35 anos de idade (90%). Sendo que, do total de usuários, 59% são pessoas entre 18 e 29 anos.[3]
No ano de 2017, 70,7% das empresas já marcavam presença na plataforma. E 80% dos usuários seguiam pelo menos uma delas.
Atualmente, 32% de todos os usuários da Internet estão no Instagram.
Recentemente, o Instagram vem testando a função Shopping que irá permitir a realização de compras e vendas diretamente pela plataforma, inclusive com seu próprio sistema de pagamento.[4]
A plataforma está em constante mudança, e provavelmente novas funções foram acrescentadas desde o momento em que esta introdução foi escrita até o momento em que esse conteúdo está sendo lido.
Porém, o importante é entender que independente das funções, as estratégias necessárias para alcançar o sucesso na rede continuam sendo exatamente as mesmas.
POR QUE O INSTAGRAM BATE AS OUTRAS MÍDIAS?
Um dos principais pontos que fazem do Instagram uma rede incrível é o seu alto nível de engajamento entre os usuários.
Seja por meio de curtidas, comentários ou reposts, a taxa de engajamento da plataforma é cerca de 7 vezes superior ao Facebook e 70 vezes maior do que o Twitter. (Ainda que o algoritmo da plataforma faça com que esse alcance vá diminuindo de acordo com o número de seguidores).
O Instagram é uma das redes mais fáceis de usar; basta postar fotos e sair curtindo. O que remove a barreira de entrada para a maioria dos usuários. Possibilitando, inclusive, uma alta adesão de usuários idosos, principalmente no Brasil.
Não é necessário postar nenhum conteúdo para poder aproveitar a plataforma. Basta visualizar o que os outros usuários estão postando. Por conta disso, o crescimento da plataforma, principalmente entre os mais velhos é uma tendência.
No ano de 2016 o Instagram cresceu cerca de 23% enquanto outras plataformas como o Facebook cresceram somente 1.8%; enquanto o Twitter, perdeu usuários.
Outro fator importante é o fato de que ao contrário das outras duas mídias, o Instagram é quase 99% mobile; ou seja, predominantemente acessado por meio do smartphone.
Essa característica faz com que a sua taxa de uso seja ainda maior, já que a experiência não é prejudicada pelo tamanho diminuto da tela; principalmente, pois seu foco está praticamente todo ligado à visualização de imagens (e agora também de vídeos), e não em textos; como é boa parte do conteúdo das outras plataformas. Apesar dos textos terem importância fundamental na comunicação de um perfil para com o seus seguidores.
E você, por que ainda não está usando o Instagram para promover a sua empresa?
Para saber como aproveitar ao máximo os recursos do Instagram, desenvolvendo estratégias para ter um perfil de sucesso, conheça nosso livro: ‘’Instamestre: Estratégias para Vencer no Instagram’’.
[1] FOLHA DE SÃO PAULO. Com 50 milhões de usuários, Brasil é o segundo no ranking do Instagram. Disponível aqui.
[2] A GUERRA DO SEO. Infográfico do Instagram em 2017. Disponível aqui.
[3] SPROUT SOCIAL. 18 estatísticas do Instagram que todo marketeiro precisa conhecer em 2017. Disponível aqui.
[4] CANAL TECH. Instagram começa a implementar recurso de pagamento nativo discretamente. Disponível aqui.
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