O que é Copywriting?
Copywriting nada mais é do que uma carta de vendas, ou também conhecida popularmente como redação publicitária. O seu intuito é reunir palavras e elementos textuais capazes de despertar o desejo de compra no leitor.
Uma copy é constituída por até seis elementos básicos. São eles:
-Imediatismo/urgência;
-Conexão;
-Especificidade;
-Transformação;
-Chamada para ação (call-to-action);
-Exclusividade.
O primeiro elemento é a urgência, e é importante entender bem esse elemento, pois é ele que será responsável por cativar o leitor para permanecer lendo o seu conteúdo escrito.
O intuito é usar palavras que despertem a curiosidade ou que agucem o usuário de tal forma que ele sinta que vale a pena ler aquele conteúdo. Seja por sentir surpreso, impactado, curioso ou assustado com as primeiras linhas do seu texto.
Nesse momento palavras como ‘’descubra’’, ‘’agora’’, ‘’hoje’’, ‘’o segredo’’, ‘’a verdade’’, ‘’ninguém nunca contou’’; são alguns exemplos de palavras que nos despertam automaticamente um sentido de urgência; um alerta.
Essas palavras quando combinadas tem efeitos poderosos, e podem causar uma forte impressão no usuário:
‘’Descubra hoje qual é o segredo que ninguém nunca contou sobre o tema X’’.
Essa é uma frase que pode gerar um alerta em seu usuário de forma que ele prossiga para as outras partes do texto.
O segundo elemento é a conexão. E a conexão é a capacidade de usar palavras que gerem proximidade entre o texto e o leitor. Criando uma ligação emocional com o texto.
Palavras como ‘’Você’’, ‘’pessoas comuns’’, ‘’passo a passo’’, ‘’começando do zero’’; fazem com que o leitor se veja na situação e tome o escrito como pessoal. Podendo causar um impacto emocional relevante em seu leitor.
‘’Descubra passo a passo como pessoas comuns como você podem fazer tal atividade começando do zero’’.
Já o terceiro elemento, é a especificidade. Nesse ponto é importante atribuir elementos que deixem de forma bem clara e específica as transformações e características do conteúdo que você está promovendo. Números e Horários são elementos que criam essa especificidade.
Esses elementos deixam explicita sua intenção e promovem um embasamento ao seu texto, deixando ele mais crível e tangível ao usuário.
‘’Veja 12 ideias interessantes de decoração para o quarto de seu bebê’’.
O quarto fator é a transformação. Nesse elemento é necessário você deixar bem claro e explícito o benefício e as transformações que o usuário pode ter ao fazer algo que será sugerido posteriormente durante o texto.
Por exemplo: ‘’Descubra em uma palestra de 1 hora como pessoas comuns perderam até 15 quilos com apenas 30 minutos de exercícios diários durante 2 meses.’’
O quinto elemento está diretamente relacionado à sugestão de um comando para o usuário. É o momento em que você irá sugerir uma ação para o usuário.
E essa atitude é a chamada para ação, conhecida também como call to action. Esse momento, é uma forma de persuadir o usuário a interagir com seu texto.
Usos comuns de chamadas para ação são expressões como: ‘’Clique agora’, ‘’compartilhe com seus amigos’’; ‘’cadastre-se no site’’; entre outros.
Ainda que esses comandos pareçam óbvios, é uma oportunidade para despertar no consumidor o senso de ação; que o estimula a executar aquela ação naquele determinado momento.
Caso essa chamada esteja ausente, o consumidor pode se esquecer de tomar a atitude ou simplesmente não assimilar a necessidade da tomada da ação.
Lembre-se que a Internet é um palco de tomada de decisões imediatas, e dar uma forcinha para que isso aconteça é sempre bem-vindo.
O último elemento é a Exclusividade. Nesse elemento, é a hora de colocar a cereja no bolo. É o último elemento persuasivo que irá compor o seu texto e sua última oportunidade de agregar valor para seu leitor.
É nesse momento que você deverá reforçar as qualidades do texto, adicionando elementos que tornem a legenda exclusiva, única e memorável.
Como, por exemplo, ressaltar as características da postagem ou da proposta que você esteja fazendo para o leitor. Seja enfático e utilize elementos e palavras como ‘’segredos’’, ‘’aprenda com os especialistas’’; ou ainda utilize de nomes que sejam autoridades no seu nicho. Tudo isso irá concluir de forma épica a sua legenda.
Conhecidos esses elementos, você deve sempre se ater ao seu público-alvo, adaptando a linguagem de acordo com a sua audiência e com o produto/conteúdo abordado.
Lembre-se: Qualidade acima de Quantidade sempre.
FONTE: [1] VIVER DE BLOG. Os segredos de Copywriting: como escrever com foco na conversão e otimizar suas vendas. Disponível aqui.
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