Dando início a série Empreendedores que Admiramos, vamos contar a história de Eduardo Lyra, o empreendedor social.
Não apenas relacionado às empresas e ao comércio, o espírito empreendedor também é visto em outro ramo bem diferente, que vem sendo chamado de Empreendedorismo Social.
E nosso exemplo é o jovem paulista Eduardo Lyra, criador do projeto Gerando Falcões.
Quebrando paradigmas dos críticos do empreendedorismo, Edu Lyra é morador de uma comunidade em São Paulo, filho de um presidiário, e apesar de sua condição financeira pouco abastada, ele deu início ao seu sonho: mudar a realidade do local onde vive.
Após perder o primo em decorrência de problemas gerados pelo tráfico de drogas, e ver o pai, usuário de droga, ser preso, Edu não se deixou abater pelas derrotas, e decidiu tomar uma atitude capaz de mudar a sua realidade e a dos demais jovens de sua comunidade. Dessa vontade nasceu o projeto Gerando Falcões, que busca inspirar jovens e transformar as realidades nas comunidades brasileiras.
Difundindo as culturas locais como dança, música e arte, a idéia visava proporcionar aos jovens uma alternativa ao crime, trabalhando o emocional destes jovens para difundir a idéia de que cada um é do tamanho dos seus sonhos, e não do tamanho que outras pessoas dizem.
Nesse escopo, o trabalho vem alcançando ano após ano proporções cada vez maiores, gerando transformação não só nos jovens de sua comunidade, mas como também para homens e mulheres em todo país.
Da experiência, surgiu o livro Jovens Falcões,[1] que rendeu popularidade para Edu, que hoje ministra palestras em todo o país, e é considerado um dos 30 jovens mais influentes do país pela revista Forbes.
E mais recentemente o livro Edu Lyra: Da Favela para o Mundo.
Além disso, a iniciativa ganhou diversos adeptos, entre celebridades e grandes empreendedores como Flávio Augusto da Silva, do Geração de Valor, e a Endeavor, empresa que fomenta o Empreendedorismo no mundo todo, que apóiam o projeto e propagam o evangelho de Lyra.
Edu, inclusive, foi escolhido como um dos 10 jovens para serem mentorados por Flávio Augusto, no projeto Geração de Valor. Sendo tema de um dos episódios do canal do projeto.
Até o momento, estima-se que mais de 200 mil jovens foram impactados diretamente pelo projeto, encontrando caminhos diferentes para as suas vidas, e que hoje, além de esperança, tem verdadeiramente o direito de sonhar com um futuro melhor.
Atualmente, o projeto pretende se expandir através de franquias, contando com o apoio de empreendedores como Jorge Paulo Lemann, Carlos Wizard, Flávio Augusto da Silva e Daniel Castanho da Ânima Educação. A ideia é alcançar 18 mil famílias, oferecendo cursos de capacitação e atividades de cultura e lazer.[2]
Edu é um grande exemplo de que Empreendedorismo é de fato mudança e que não se limita a geração de riqueza monetária, e nem a um sistema explorador que não gera benefício para a coletividade.
O problema identificado por Edu era a sua realidade, a convivência com a violência, as ofertas do tráfico, a descrença e a tristeza em sua comunidade. E, ao invés de se queixar do governo, ou das pessoas a sua volta, acreditou que era capaz de mudar sua realidade com as próprias mãos, munido apenas por sua própria crença. Combinando assim sua visão e execução, tendo um resultado grandioso que transformou não só sua vida, mas como também a realidade de milhares de jovens. Tudo isso, sendo iniciado apenas com um grande sonho.
A história e o exemplo do Edu são provas de que Empreendedorismo e ‘’fazer o bem’’ estão lado a lado. Seja na atividade comercial, filantrópica ou social, empreender é gerar mudança, agregar valor e transformar vidas e histórias.
Não se trata de romantismo ou idealismo, se trata de resultado. E resultado que independe de governo, religião, ou qualquer outra desculpa que usam para que você perca a fé acerca do seu futuro.
Empreender transforma.
Você pode conhecer mais da história do Edu através da excelente entrevista para o canal Foras de Série:
[1] LYRA. Eduardo. Jovens Falcões. Editora Novo Século. 2012.
[2] REVISTA VEJA SÃO PAULO. Gerando Falcões inicia expansão em modelo similar ao de franquias. Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/projeto-social-gerando-falcoes-expansao/
Facebook Comments