Esse post é especialmente dedicado a um empreendedor que teve uma vida sacrificante e só pode dar início a seu sonho de empreender depois da aposentadoria. Vamos falar do Coronel Sanders: o homem por trás do sucesso da rede de lanchonetes KFC.
Este conteúdo pode ser visto também em vídeo:
Harland Sanders teve uma história bastante difícil desde cedo. Aos 5 anos de idade perdeu o pai. Por conta de sua perda, sua mãe teve que assumir as contas da casa, incumbindo ao garoto cuidar de seus irmãos mais novos.
Aos 16 anos, abandonou a escola.
Aos 17 anos, já tinha perdido 4 empregos.
Aos 20 anos, sua esposa o deixou.
Durante os anos que se seguiram, ele trabalhou em vários empregos, desde motorista de barco a vapor até gerente de posto de gasolina. E foi justamente em um posto de beira de estrada que Sanders começou a cozinhar e vender frango em forma de petisco.
Ele trabalhava para oferecer uma receita com frango saboroso, crocante e macio. A popularidade do prato foi tanta que, posteriormente, ele passou a trabalhar como chef de cozinha em um restaurante.
Com o passar dos anos, Harland Sanders desenvolveu maneiras para melhorar ainda mais o frango: onze ervas foram adicionadas à receita e até hoje elas são utilizadas, tornando o frango ainda mais gostoso e popular.
Em 1935, o governador Ruby Laffondo o concedeu o prêmio Coronel Kentucky, que foi responsável pela forma como veio a ser conhecido desde então: Coronel Sanders.
Em 1952, se aposentou aos 65 anos. Entretanto, ficou inconformado com o fato de receber um benefício de apenas 105 dólares mensais; o que para ele era um valor ínfimo.
Sentia-se fracassado e pensou até em tirar a própria vida. Porém, escreveu aquilo que queria ter feito durante a vida.
Do exercício surgiu uma inspiração. E a partir dela, ele decidiu pegar emprestados 87 dólares, e com o dinheiro passou a fazer frangos fritos utilizando sua receita, e os vendendo porta a porta.
Nessa batida, Coronel Sanders percorreu diversas cidades em seu carro durante dois anos; vendendo o seu produto que se tornaria famoso alguns anos depois.
Posteriormente, junto a um amigo, ele deu início ao restaurante que se tornaria mundialmente famoso alguns anos depois: o Kentucky Fried Chicken (KFC).
O restaurante além de ter sido um sucesso para com os clientes, também encantou outros empreendedores que viriam a se tornar franqueados da empresa.
No ano de 1964, com 74 anos, ele vendeu o KFC por dois milhões de dólares.Valor que hoje ultrapassa as duas casas de milhão de dólar.[1][2][3]
Não há idade certa para empreender.
[1] BIZ START. A persistência do Coronel Sanders: a história de sucesso do KFC. Disponível aqui.
[2] IBC COACHING. Nunca é tarde para alcançar o sucesso! Conheça a história do Coronel Sanders dono do KFC. Disponível aqui.
[3] O MACHO ALPHA. Nunca é tarde, a comovente história de Coronel Sanders, do KFC. Disponível aqui.
Facebook Comments