10 GRANDES FRACASSOS DAS GIGANTES DA INDÚSTRIA

O Fracasso é parte do aprendizado de uma jornada empreendedora. Até mesmo as gigantes de enorme sucesso também cometem erros.

Algumas vezes, esses erros são grandes fracassos.

E nesse vídeo, separamos alguns fracassos memoráveis das gigantes da indústria, que provam que nem sempre é possível ter sucesso em tudo na vida.

Então vamos a lista:

10 -Comidas Congeladas da Colgate.

A famosa marca de cremes dentais decidiu inovar e atuar em um novo ramo: o alimentício.

Dessa ideia de diversificar as fontes de renda da empresa surgiu uma linha de alimentos congelados, que contava, por exemplo, com a Lasanha de Carne.

Porém, os produtos não foram bem aceitos pelo mercado, provalvemente pois as pessoas associavam o sabor dos alimentos ao do creme dental.

Por conta disso, em pouco tempo o produto foi descontinuado e nunca mais voltou. E hoje, a embalagem da lasanha Colgate está em um museu com os maiores fracassos da indústria; o Museum of Failure, em Helsingborg na Suécia.

9Roupas íntimas da BIC.

A famosa marca de canetas, isqueiros e descartáveis BIC, decidiu inovar e criou uma linha de roupas íntimas. Porém, não teve sucesso, principalmente, pois as pessoas associaram a imagem da empresa de descartável ao produto. E ninguém quer uma roupa que seja descartável.

8Pizza do Mc Donald’s.

Para aumentar o leque de produtos, o Mc Donald’s decidiu lançar sua própria pizza. A ideia visava também ser uma resposta a redes americanas de Pizza rápidas como Domino’s e Pizza Hut. Porém, o público não comprou a ideia da empresa e a Pizza foi um dos maiores fracassos da história da rede, ou talvez até mesmo o maior deles.

Recentemente, a rede Subway lançou no Brasil sua linha de pizzas, e a recepção inicial não foi das melhores. Será que a rede terá o mesmo destino do Mc Donald’s? O que você pensa? Compartilhe conosco nos comentários.

7O telefone global da Motorola.

Na década de 90, a Motorola decidiu pensar grande e elaborou um plano ousado para criar um sistema ousado de telefonia que interligaria telefones em todo o planeta através de uma rede alimentada por 77 satélites.

Assim surgia o Iridium, um projeto que custou bilhões de dólares e demorou anos para ser implementado. Na prática, o projeto envolvia um novo aparelho celular e uma rede de telefonia que o cliente deveria pagar um valor pelas ligações.

Apesar de todo esforço e da promessa ousada, o produto foi um fracasso retumbante e os aparelhos celulares eram caríssimos e o minuto da ligação também era muito maior do que o valor da época.

Por conta disso, a Motorola tomou um prejuízo bilionário e perdeu recursos importantes em uma época em que ela era uma das rainhas da telefonia móvel em todo o mundo.

6Segway.

O patinete motorizado de 2 rodas da Segway foi lançado como sendo um produto revolucionado. A ideia era revolucionar o transporte e a mobilidade em todo o mundo. E em 2002, seduziu bilionários como John Doerr e Jeff Bezos.

Porém, em pouco tempo o veículo amargou um tremendo fracasso. Além de ser muito caro, o veículo era considerado perigoso e foi proibido de ser usado em diversos locais dos Estados Unidos.

Atualmente, existem outras empresas que tem soluções semelhantes, mas a promissora Segway é considerada um dos maiores fracassos de todos os tempos.

5Nokia N-Gage

Em 2003, a Nokia decidiu lançar uma mistura de aparelho celular e videogame. Surgia assim o N-Gage, um aparelho que prometia revolucionar o mercado. Além da promessa ousada, o celular deveria ser usado na horizontal e não na vertical como era o costume da época.

Porém, o Nokia não conseguia ser interessante nem para os usuários de telefone e nem para os gamers, e sem agradar a nenhum dos dois públicos, o produto foi um fracasso absoluto. E um dos primeiros problemas da empresa que já foi uma gigante da telefonia móvel.

4Microsoft Zune

Em 2006, a Microsoft quis lançar uma resposta contundente contra o Ipod da Apple. Surgia assim o MP3 Player Microsoft Zune.

Em tese, o gadget da empresa de Bill Gates seria um grande concorrente para a marca da maçã, e foram investidos milhões de dólares para sua criação.

Porém, o mercado não se convenceu a deixar de querer o aparelho que colocava mil músicas no bolso para comprar o concorrente. Essa percepção estava diretamente ligada a magia criada por Steve Jobs na apresentação do aparelho.

E sem esse encantamento, o Zune durou apenas 3 anos e nunca incomodou as vendas do Ipod.

3Apple Newton

Se a Apple teve um sucesso enorme com o Ipod, o mesmo não pode ser dito a respeito do aparelho Newton, um assistente pessoal que pode ser considerado o avô do Ipad.

Lançado em 1987, e com um estilo que seria visto anos depois nos PalmTops, o Newton prometia um impacto gigantesco na vida das pessoas, a exemplo do que foi gerado por um smartphone na década de 2000. Porém, o conceito estava muito além de seu tempo, e sua tecnologia não conseguia acompanhar as promessas da Apple, principalmente por sua tela ineficiente e sua bateria de vida curta.

Por conta disso, as vendas foram irrisórias e o produto foi descontinuado.

Apesar disso, Steve Jobs declarou que o produto foi extremamente importante para a Apple e que trouxe avanços tecnológicos e ensinamentos que ajudaram na formulação do Ipad mais de duas décadas depois.

2Coca Cola Blak

A gigante das bebidas também não está imune aos fracassos.

Em 2006, a Coca Cola tentou emplacar um conceito que misturava Coca Cola e essência de café. Surgia assim a Coca-Cola Blak, uma bebida que prometia entregar sabor e cafeína para as pessoas.

Apesar disso, o sabor não foi bem encarado pelo público e o produto saiu de linha em poucos meses.

1New Coke.

Apesar de estar na lista, a Coca Cola Blak não foi o maior fracasso da Coca Cola.

E o grande fracasso foi ainda maior e mais impactante, sendo considerado como talvez o maior fracasso de todos os tempos de uma gigante.

Em 1985, a Coca Cola começou a ser incomodada pelo crescimento da Pepsi que conquistava cada vez mais entusiastas. Com esse crescimento, a Pepsi se consolidou como o segundo refrigerante mais popular nos EUA e a direção da Coca ficou em alerta.

Apesar da Coca ser a líder absoluta do mercado, a Pepsi crescia muito rápido e de forma surpreendente, impulsionada por uma série de comerciais e ações de Marketing.

Por conta disso, a Coca planejou um grande movimento.

Após realizar uma pesquisa, os executivos da Coca perceberam que a preferência de algumas pessoas pela Pepsi se dava principalmente por conta do sabor mais adocicado da bebida quando comparado à Coca.

Para resolver esse problema, a direção da Coca decidiu criar um novo sabor para a Coca Cola, com uma fórmula mais adocicada do que a original. Surgia assim a New Coke.

Porém, além de ser lançada no mercado, a nova opção retiraria a fórmula original de circulação;

A opção foi considerada ousada demais mesmo antes de começar. Por que a líder de mercado vai mudar sua fórmula para combater a vice-líder? E por que fazer isso quando a vantagem ainda é expressiva?

Mesmo contra as críticas, a Coca Cola lançou a New Coke através de um grande projeto de Marketing e Propaganda.

Porém, ao chegar ao mercado, a New Coke foi alvo da ira dos consumidores da bebida. Além do sabor não ser aceito, os clientes se reuniram e realizaram diversos protestos pelos EUA pedindo o retorno da fórmula original.

Para completar, foi criado uma espécie de mercado paralelo para as unidades remanescentes da fórmula original. Enquanto algumas pessoas compravam para consumo próprio, pagando preços mais altos do que os tradicionais, só para terem a bebida original; outras compraram unidades para guarda-las e leiloá-las depois de algum tempo; acreditando que a mudança seria perpétua.

Porém, além da péssima repercussão, a New Coke amargou em vendas e em poucos meses a Coca Cola reestabeleceu a fórmula original que é vendida até hoje.

Mesmo assim, a New Coke foi responsável pelo maior prejuízo da empresa até hoje e por conta disso é considerada um dos ou o maior fracasso de todos os tempos de uma gigante.

E para você, qual outro fracasso de uma gigante lhe chamou a atenção?

Compartilhe conosco nos comentários.

Essa lista foi baseada em uma matéria produzida pelo site MindMiners, com redação de Lucas Mathias.

E este é mais um conteúdo gratuito que você encontra em nosso canal.

Para continuar recebendo o nosso conteúdo gratuito, se inscreva em nosso canal e acione….

https://mindminers.com/blog/produtos-que-fracassaram-mercado/

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos