O Empreendedorismo transforma a vida de milhões de pessoas e com um imigrante judeu não foi diferente.
Miguel Gellert Krigsner é o criador do O Boticário, uma das maiores empresas do Brasil e do Mundo, e sua trajetória foi de desafios desde o seu nascimento.
Seus pais, um polonês e uma alemã, ambos de origem judaica, e deixaram a Europa devido a perseguição local que começou pouco antes da Segunda Guerra Mundial. E desembarcaram na América Latina, deixando suas posses para trás.
Primeiro, o casal se fixou em La Paz, na Bolívia, onde Miguel nasceu. Por lá, a família tentou sobreviver e conseguiu obter o mínimo para recomeçarem suas vidas.
11 anos depois, a família se mudou para o Brasil, mais precisamente para Curitiba, no Paraná. Por lá, seu pai abriu um pequeno comércio de roupas, onde o próprio Miguel trabalhou desde o começo de sua adolescência.
Posteriormente, ele ingressou na faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Paraná. A escolha veio depois que ele não conseguiu ingressar no curso de medicina.
Durante a graduação, ele estagiou em um laboratório e em uma indústria farmacêutica. As experiências mostraram para ele que a jornada farmacêutica era interessante, mas ele preferiu criar seu próprio negócio, ao invés de continuar trabalhando para outras pessoas.
Foi assim que ele decidiu empreender e abriu uma pequena farmácia de manipulação com 3 mil dólares emprestados por um tio.
Desde o começo, Miguel foi o grande responsável pela empreitada e ao longo do tempo se mostrou também como um empresário visionário.
A ideia veio de um curso em que ele e um grupo de amigos testemunharam um tratamento humanizado na área de dermatologia. Da experiência, surgiu a ideia de criar um espaço que oferecesse esse mesmo tipo de atendimento. E assim, foi criada em Março de 1977, a primeira loja do O Boticário; que contava com um ambiente aberto e um atendimento diferenciado.
Porém, o começo foi enxuto, com apenas duas funcionárias. E os primeiros produtos eram feitos usando uma batedeira de cozinha.
O ponto escolhido foi uma rua em Curitiba que tinha uma fama ruim na cidade, por conta da presença de estabelecimentos de alta rotatividade. Mas, apesar disso, a loja foi bem aceita pela população, principalmente por conta de seu conceito.
Ao invés de vendedores e balcões, os clientes seriam atendidos pelos próprios farmacêuticos, que ofereceriam medicamentos artesanais, feitos na própria loja, usando matérias primas naturais.
Com esse conceito diferenciado, o estabelecimento se tornou um sucesso na cidade, e ganhou também uma nova linha de cosméticos produzidos com algas matinhas e colágeno, utilizando fórmulas exclusivas da empresa.
Posteriormente, à medida que aumentava o número de clientes, aumentava também o leque de produtos, que evoluiu também para produtos para os cabelos e desodorantes. Dois anos depois, a empresa lançou a sua primeira colônia, chamada Aqua Fresca.
Na mesma época, o destino reservou um encontro entre Miguel e ninguém menos do que Silvio Santos.
Enquanto lançava a colônia, Miguel descobriu que o dono do baú estava se desfazendo de 60 mil embalagens de perfume em formato de ânfora. A ideia do empresário era criar uma linha de perfumes sob a marca Chanson, mas ele abortou o projeto para se dedicar ao seu canal de televisão.
A negociação não foi fácil, e Silvio Santos foi bastante duro quanto ao preço cobrado. mas ao final, Miguel correu um grande risco e comprou os frascos. O pagamento foi parcelado, mesmo sem que Krigsner soubesse se poderia arcar com o valor das parcelas seguintes.
A negociação, segundo ele, lhe deu um empurrão para pensar em outros perfumes para aproveitar o lote de embalagens.
Apesar dos riscos, a operação deu certo e o Aqua Fresca foi um grande sucesso; bem como outros perfumes lançados pela necessidade.
Com o sucesso de seus produtos a empresa ganhou uma nova loja no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. A localização foi estratégica e fez com que os produtos da empresa se tornassem os preferidos das aeromoças e viajantes que levavam itens de O Boticário para todo o Brasil.
Devido a qualidade dos produtos e seus diferenciais, logo surgiram interessados em vender itens do Boticário em todo o Brasil, consolidando a primeira leva de revendedores da marca.
Com atenção ao mercado, a empresa decidiu apostar em uma modalidade até então pouco conhecida no Brasil, o Franchising.
Na época não havia uma regulamentação específica e nem muitas referências para a modalidade, mas mesmo assim, a empresa apostou no crescimento por meio de lojas franqueadas; e assim surgiu em 1980 a primeira loja franqueada da marca, na cidade de Brasilia.
A aposta no franchising fez com que a rede tivesse um enorme salto, e com o caixa encorpado foi inaugurada uma fábrica de grande porte da marca na cidade de Curitiba. A planta seria capaz de produzir 400 mil unidades de produtos por ano.
No mesmo ano, a empresa apostou na criação de uma linha infantil chama Dr. Botica; que continha sabonetes, xampus e cremes para crianças.
Aliando produtos de grande qualidade, com fórmulas até então únicas no mercado, ao sistema de franquias, em apenas 5 anos a empresa se tornou uma rede de lojas com mais de 500 lojas espalhadas pelo país.
Além de ser um sucesso local, a rede também cresceu para o exterior, quando inaugurou sua primeira loja em Portugal, mercado que abraçou a marca e que hoje conta com cerca de 70 lojas franqueadas.
No mesmo ano, a marca apostou alto e investiu em ações de merchandising durante a Novela A Gata Comeu, da Rede Globo. A ação trouxe ótima repercussão e retorno para uma linha de produtos para pernas e pés.
Porém, nem tudo foram flores. No final dos anos 80 e no começo dos anos 90 a empresa passou dificuldades devido ao caos econômico que o Brasil viveu. Em determinado momento, Miguel chegou a pedir prazo para os fornecedores para não quebrar a empresa. E com o apoio deles, a empresa conseguiu sobreviver e continuar seu rumo, utilizando sempre o capital próprio para continuar crescendo, apoiada principalmente na qualidade de seus produtos.
Enquanto os produtos vendiam por si só, a empresa também investiu fortemente na década de 90 em padronização, tanto dos produtos, quanto das lojas da rede. Além de ter embalagens iguais em todas as lojas, a empresa também criou um código de conduta rigoroso, que prescrevia um manual de atendimento ao cliente e também uniformes para os colaboradores. Tudo para criar uma experiência memorável para o cliente, e ao mesmo tempo, garantir que a experiência seria a mesma em cada uma das lojas da companhia.
Enquanto aumentava seu rigor e suas lojas, o Boticário também lançou novas linhas de produtos como perfumes, maquiagens e outros cosméticos.
Com todo esse investimento em padronização e no sistema de franquias a empresa chegou à marca de 2100 lojas em 2002. E apesar do sucesso, a marca foi pioneira na criação de uma loja virtual na Internet; que começou timidamente e hoje é um grande sucesso.
Apostando em diferentes canais, a empresa também abriu unidades no Uruguai e nos Estados Unidos, também na mesma época.
Em 2004, a empresa criou o primeiro perfume produzido com álcool vínico do mundo, o Malbec; que tem o mesmo processo de fabricação do vinho homônimo. O perfume é hoje o mais vendido do Brasil.
Em 2005, a empresa abriu uma unidade em Riad, na Arábia Saudita e na cidade do Cairo, no Egito. No ano seguinte, a empresa foi internacionalmente premiada como Varejista do ano, em um prêmio concedido nos Estados Unidos.
Cinco anos depois, a empresa bateu o número de 3000 lojas. E ao mesmo tempo, inovou mais uma vez, implementando o Programa Bio consciência, que ajuda na preservação ambiental e na reutilização de embalagens.
Em 2011, a empresa trouxe outra inovação. O Nativa SPA. Uma loja conceito que conta com uma linha específica de produtos e que aposta em um conceito individualizado de beleza, aos moldes de um SPA tradicional.
Além de uma vasta linha de produtos com seu nome, O Boticário se tornou um grupo e hoje possui marcas próprias que funcionam de forma autônoma, com várias lojas espalhadas pelo país. Entre elas estão as bandeiras Eudora, The Beuty Box, Quem Disse Berenice? E Vult Cosméticos.
Além de produtos próprios, as empresas também comercializam produtos de marcas internacionais.
Por conta de todos estes esforços, a marca O Boticário se tornou um colosso internacional e é desde 2010 a maior rede de franquias do Brasil, superando redes famosas de alimentação e conveniência.
Em 2019, a rede faturou 15.3 bilhões de reais, e consolidou a marca de 4 mil lojas espalhadas em 15 países. Segundo ela, foram produzidos mais de 435 milhões de itens no mesmo ano.
Enquanto isso, Miguel Krigsner se tornou um dos homens mais ricos do Brasil. Estima-se que sua riqueza seja de 1.5 bilhão de dólares, de acordo com levantamento feito pela Revista Forbes; que o colocou entre os 10 homens mais ricos do país.
Apesar do sucesso pessoal, o empresário não esquece suas raízes. Ele criou em 2011 o Museu do Holocausto em Curitiba, para homenagear seu povo e retratar os horrores do período. Ele também criou a Fundação Boticário, que é uma iniciativa voltava a preservação ambiental, que recebe 1 por cento de todas as vendas do grupo.
Além disso, ele também está envolvido em obras de caridade e filantropia.
Recentemente, o empresário deixou o dia a dia da empresa e passou o bastão para seu cunhado. Enquanto isso, ele permanece como presidente do Conselho da empresa.
Através de seu trabalho e dedicação, Miguel deixou para trás o passado como imigrante e se tornou um dos maiores empresários do Brasil, mostrando o poder de transformação do empreendedorismo.
Por conta de todos estes feitos, a trajetória de Miguel Krignser e do Boticário é mais uma historia de sucesso que merece ser contada em nosso canal.
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