O BILIONÁRIO QUE TRANSFORMOU O MERCADO FINANCEIRO – A HISTÓRIA DE MICHAEL BLOOMBERG

Michael Bloomberg é um dos bilionários mais influentes do mundo. Além de um empresário de sucesso, ele também é político e uma liderança internacional.

De origem judaica, Bloomberg nasceu em 04 de Fevereiro de 1942 em Boston nos Estados Unidos, em uma família de classe média. Ele estudou engenharia elétrica na Universidade Johns Hopkins e fez um mestrado em http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistração de empresas na prestigiada Universidade de Harvard.

Após se formar, seu primeiro trabalho foi em Wall Street, quando ingressou no banco de investimentos Salomon Brothers em 1966. Por lá, ele se especializou na compra e vendas de ações e também participou de projetos relacionados ao desenvolvimento de sistemas de dados financeiros.

Conhecido como um workaholic, o jovem teve uma carreira meteórica e se tornou sócio do banco com apenas 31 anos.

No ano de 1981, o banco foi comprado e Michael foi dispensado, sem qualquer tipo de compensação financeira.

Apesar disso, na época ele já tinha um patrimônio robusto, com mais de 10 milhões de dólares, fruto do sucesso de sua empresa.

A demissão apresentou para Bloomberg a possibilidade de se dedicar exclusivamente a sua habilidade de compilar e entender dados financeiros. A habilidade era muito buscada no mercado financeiro, apesar de ser oferecida por poucas boas empresas; e ele sabia que os dados eram uma mercadoria interessante para vários agentes do mercado.

Enxergando essa oportunidade, ele decidiu se dedicar a algo que pudesse ser a solução definitiva para o mercado financeiro.

Foi assim que ele pensou em como poderia transformar sua habilidade em um negócio, e assim ele criou a Innovative Market Systems, ou IMS, uma empresa que prestava serviços de pesquisa e compartilhamento de dados para o mercado financeiro.

Além dele, o negócio contava com outros três sócios minoritários.

A empresa contava com um sofisticado sistema de compilação de informações financeiras que utilizava diferentes métodos para retratar o dia a dia do mercado financeiro mundial. Dentro o rol de informações dispostas estavam gráficos, cálculos, notícias e análises. Tudo atualizado em tempo real.

Logo no primeiro ano, ele conquistou clientes grandes como o banco Merrill Lynch, que firmou um contrato de exclusividade, que incluía uma série de investimentos no negócio. O acordo foi estimado em 30 milhões de dólares.

Com o acordo, foi criado um sistema de terminais financeiros que conferia ao usuário uma plataforma de trading, um mensageiro e um distribuidor de notícias. O sistema era sofisticado e conferia informações valiosas para quem o possuía; porém não era barato, e no começo, o empresário enfrentou dificuldades para convencer os operadores financeiros de que ter a tecnologia era algo importante.

Porém, ao longo do tempo, o nome da empresa ficou conhecido no mercado, principalmente por conta de seus diferenciais e seus benefícios.

Com o passar dos anos, a empresa evoluiu não só em qualidade e quantidade de funcionários e clientes, como também em formas de distribuição de seu serviço. Gráficos, Relatórios, Estudos de Caso, tudo era feito para informar da melhor maneira os clientes da empresa.

Mais tarde, a empresa seria renomeada para Bloomberg LP, e com a mudança foram introduzidos outros produtos como serviços de mensagem.  Na época, a empresa já contava com mais de 5000 terminais instalados nos escritórios dos clientes.

Para muitos, Bloomberg foi responsável por prover muitas das ferramentas que ajudaram a criar a forma como o mercado financeiro operava em Wall Street desde o final da década de 80.

Com os relatórios do empresário em mãos, os operadores e gestores podiam traçar estratégias, enxergar cenários e tomar decisões sobre os mais diferentes investimentos, em diversas frentes e mercados.

O seu trabalho de pesquisa passou a ser cada vez mais disputado, na medida que o seu valor para o mercado também passou a subir. Ainda que muitas vezes os serviços da empresa não fossem nem um pouco baratos, os relatórios eram capazes de prover informações que levavam investidores a terem retornos bastante expressivos.

Na década de 90, Mike, como também é conhecido, decidiu expandir ainda mais os seus serviços para o mercado financeiro, e assim conseguiu criar uma rede de rádio e posteriormente um canal de televisão a cabo, surgindo assim a Bloomberg News.

A empresa também foi uma das pioneiras ao criar um site de informações financeiras em 1993.

Em 1996, a empresa recomprou 10% de suas as ações que haviam vendidas para o banco Merrill Lynch por um valor de 200 milhões de dólares.  Na ocasião, a empresa já estava avaliada em 2 bilhões de dólares.

Em 2008, o restante da parte do banco foi comprada, e dessa vez por um valor de mais de 4 bilhões de dólares. Avaliando a empresa em 22 bilhões de dólares, em meio a crise financeira global.

Nos anos seguintes, apesar do ceticismo do mercado, a Bloomberg continuou crescendo, principalmente em virtude da ampliação da integração dos mercados financeiros locais, por conta da globalização. Por conta disso, os serviços variados de Bloomberg são usufruídos em todo o mundo, de diferentes formas.

Além de possuir milhares de terminais, a empresa também comprou a revista Business Week em 2009, que desde então foi renomeada para Bloomberg Business Week.  Além disso, a companhia também adquiriu outros negócios tanto na área de finanças, como de tecnologia, direito e empresas ambientais.

Com esse portfólio. Bloomberg se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Dono de 88 por cento das ações de sua empresa, ele hoje possui uma fortuna avaliada em mais de 60 bilhões de dólares.

A quantia é superior a fortuna de outros donos de impérios de mídia como Ted Turner e Rupert Murdoch, por exemplo.

Atualmente, em algumas listas ele chegou a ocupar o cargo de 8ª pessoa mais rica do mundo.

A quantia teve um grande salto principalmente devido a crise recente, que reforçou a integração de canais e iniciativas digitais que fazem parte do Grupo Bloomberg.

Além de um empresário de enorme sucesso, Bloomberg também é um político respeitado.

Em 2001 ele se afastou das atividades como empresário para concorrer para prefeito da cidade de Nova York. Por lá, ele foi eleito por dois mandatos, estando filiado aos Democratas. Em 2009, ele conseguiu aprovar uma emenda que permitiu que ele concorresse para um terceiro mandato. Na nova eleição, ele concorreu como candidato independente, com apoio dos Republicanos, e foi novamente eleito, deixando o cargo em 2013.

Após o fim de seu mandato ele retornou ao cargo de CEO de sua empresa, e recentemente foi aventada a possibilidade de uma candidatura independente a presidência dos Estados Unidos. Por conta disso, ele se afastou novamente do cargo.

Bloomberg é um crítico de Donald Trump e foi visto como uma opção viável para o cargo, mas até o momento, não há informações se de fato haverá a sua candidatura.

No campo da filantropia, Bloomberg é um dos maiores propagadores da necessidade dos bilionários repartirem seus ganhos para com os mais necessitados. Além de possuir uma fundação com seu nome, o bilionário também assinou uma promessa para doar quase toda a sua fortuna para caridade.

Ele também encampa iniciativas de doações para movimentos ambientais e climáticos, além de ser um dos maiores doadores das Universidades John Hopkins e Harvard.

Além de empresário, político e filantropo, ele também é autor de livros nas áreas de negócios e meio ambiente.

Por conta de todas essas iniciativas, o bilionários desperta fãs e admiradores, e a sua trajetória de sucesso é mais uma história que merece ser contada em nosso canal.

https://www.sunoresearch.com.br/tudo-sobre/michael-bloomberg/
https://www.seudinheiro.com/2019/bilionarios/michael-bloomberg-bilionario/
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-50556686

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos