ELE CONQUISTOU O MUNDO COM SUA ARTE POLÊMICA – A HISTÓRIA DE ROMERO BRITTO

Nesta semana, as redes sociais repercutiram bastante um incidente envolvendo o brasileiro Romero Britto e uma cliente que protagonizou um barraco em uma de suas lojas.

Por conta disso, o nome de artista brasileiro ficou em alta e a situação despertou a curiosidade de muitas pessoas sobre quem é o Brasileiro que é famoso por suas polêmicas e desperta sentimentos mistos por todo o mundo.

Romero Francisco da Silva Brito nasceu em 6 de outubro de 1963 em Recife, Pernambuco e desde cedo já mostrava seu talento como artista, ao criar diferentes desenhos e pinturas ainda na infância.

Sua mãe era dona de casa e seu pai policial, e eles viviam uma vida de privações e sem muitas posses. Romero foi o 9º de 12 irmãos.

Devido a situação da família, nem todas as crianças sobreviveram e a pobreza e as dificuldades marcaram a sua trajetória.

Ainda assim, desde criança ele aprendeu a usar os recursos que possuía, e criava artes com sucatas, papelão e jornal.  Atento, ele ouvia muito as conversas dos adultos e assim descobriu e conheceu um pouco da cultura norte-americana, que lhe despertou grande fascínio.

Aos 14 anos, ele conseguiu vender sua primeira obra de arte para uma organização americana e o contato lhe fez despertar o desejo de um dia viver na terra do Tio Sam.

A arte segundo ele, lhe abriu caminhos, e além disso lhe ajudou a sair um pouco dos problemas de sua realidade.

 “Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida” – Romero Britto

Ao longo dos anos, Romero alimentou a vontade de viver da arte e também de se mudar para os Estados Unidos. Mas, enquanto isso, ele estudou bastante e conseguiu ingressar na Faculdade de Direito da Universidade Católica, com uma bolsa de estudos.

Ainda assim, ele deixou o sonho falar mais alto, e largou a faculdade ainda no segundo ano do curso.  Além do sonho, ele percebeu que o Direito não lhe dava espaço para ser criativo como no caso das artes.

Após largar os estudos ele passou a viver da arte, expondo e procurando espaço em galerias e lojas de vários países do mundo. Dessa forma ele passou uma temporada na Europa, onde ele ganhou visibilidade e conseguiu seus primeiros proventos com sua arte.

Depois de um ano, ele voltou ao Brasil, e após ficar sabendo de um amigo que estava vivendo nos Estados Unidos, ele decidiu ir para lá e usar todas as economias para tentar a sorte na América.

O destino escolhido foi a cidade de Miami, na Flórida, e por lá, Romero ficou extasiado pelo estilo de vida americano; e desde os primeiros momentos correu atrás de toda oportunidade que apareceu. Por conta disso, ele trabalhou como atendente em uma lanchonete, foi ajudante de jardineiro, entregador de pizza, caixa de loja e lavador de carros.

Nesse intenso ritmo de trabalho, ele foi acumulando seu primeiro capital relevante e também fez muitas amizades; dentre elas, sua futura esposa Cheryl Ann, que é também mãe de seu único filho, Brendan.

Enquanto trabalhava fortemente em diversos lugares, Romero também procurou espaço para sua arte, e conseguiu expor alguns trabalhos nas calçadas de Coconut Grove e na Steiner Gallery, em Bal Harbour, ambos no Estado da Flórida.

Desde o início, a arte de Brito chamava a atenção por conta de seu traço marcante e uma miscelânia de cores, formas e combinações inusitadas. O estilo desde sempre foi considerado polêmico e desperta adoradores e críticos.

Porém, enquanto expunha seus trabalhos, o artista percebeu a oportunidade que poderia fazer com que ele fosse muito além de um artista plástico, e se tornasse também um empresário de sucesso.

Primeiro, ele firmou um contrato de parceria com uma loja que vendia móveis artísticos em várias regiões próximas a Miami.

Através do acordo, Romero customizaria os móveis que se tornariam peças únicas, que chamavam a atenção e logo despertaram o desejo de várias clientes da loja parceira.

O sucesso foi tão grande que o proprietário da loja cedeu um espaço em um de seus imóveis para que Romero expusesse suas obras, e assim o brasileiro ganhou seu primeiro espaço no prestigiado Mayfair Shops, em Coconut Grove. 

Por lá, ele se manteve por quatro meses, de forma gratuita, e depois firmou uma locação que durou 6 anos.

No local ele conheceu o diretor da Absolut Vodka e com ele veio também uma nova oportunidade de parceria, que evoluiu para uma série de anúncios publicitários da marca, que tiveram muito sucesso em todo o mundo.

Além dos anúncios ele também licenciou suas criações para serem estampadas nos rótulos da bebida que é vendida em todo o planeta.

A parceria celebrada em 1989 fez o nome Romero Britto se tornar uma marca Internacional. E com esse sucesso começaram uma série de críticas em relação ao brasileiro.

Para muitos artistas, Romero não é um artista de verdade, pois sua obra se tornou popular, e não algo exclusivo ou individualizado como uma obra de arte tradicional.

Essas críticas reforçam a visão e o caminho escolhido por ele.

Enquanto a maioria absoluta dos artistas quer criar obras únicas, esperando que um dia elas sejam arrematadas por valores relevantes; Brito decidiu tornar sua obra acessível a um número maior de pessoas, fazendo dela uma mercadoria.

Por conta disso, sua filosofia foi de vender a arte para milhões e não por milhões.

E ele jamais escondeu sua veia vendedora. Segundo ele confidenciou ao Huff Post ‘’arte precisa vender, e eu vendo’’.

Com essa filosofia bem clara, Romero passou a vender sua arte de diferentes formas. Além de retratar celebridades, autoridades e personalidades como Michael Jackson, Madona e o ex-governador Jeb Bush; em quadros individualizados que são vendidos por milhares de dólares; ele também cria esculturas e monumentos que estão espalhados por cidades do mundo todo. Na cidade de Miami, sua base, são diversas obras espalhadas por diferentes pontos.

Ele também realiza parcerias com várias marcas internacionais e já fez trabalhos bem sucedidos com a Pepsi, Disney e IBM.

Atualmente ele também oferece diversos produtos próprios e licenciados que contam com suas formas características, e variam desde móveis, estampas, quadros e itens de decoração.

Por conta de seu sucesso em Miami, Brito se tornou embaixador do Estado da Flórida e atingiu um status de celebridade na Terra do Tio Sam. Há décadas nos Estados Unidos, o artista já não domina a língua materna, e sua reputação no Brasil é também motivo de polêmica.

Para muitas pessoas, o artista não representa o Brasil e seu trabalho não é motivo de admiração. Por outro lado, seus admiradores dizem que ele é motivo de inveja e recalque. De toda forma, suas obras também são comercializadas no Brasil, onde ele também tem um público admirador e consumidor.

Além das críticas de artistas e consumidores, Romero também é motivo de ataques por seu estilo e suas roupas coloridas. Porém, ele afirma que não se importa com as críticas, e que continua vendendo seus diferentes produtos para uma clientela fiel que está espalhada pelo Globo.

Ao lado da veia empreendedora, ele também criou uma fundação que ele mesmo mantém e destina verbas para causas filantrópicas em vários cantos do mundo.

Em meio a um turbilhão de críticas mistas ao longo de sua carreira, nesta semana foi viralizado um vídeo em que uma cliente compra um produto de cerâmica em uma de suas lojas, avaliado em cerca de 4800 dólares, e o atira no chão na frente do artista, que fica atônito.

Segundo a mulher que aparece no vídeo, o artista teria desrespeitado os funcionários de seu restaurante.

Em entrevista, ela afirmou que o brasileiro reservou uma mesa de 20 pessoas em seu estabelecimento, para tomar um café de apenas 8 dólares.

Britto ainda não se manifestou sobre o incidente.

A situação ainda é motivo de discussão, e o motivo da confusão, bem como as reações dos envolvidos ainda são motivo de perguntas.

Nesse meio, a Internet virou suas atenções para o artista, e por conta disso, houve muita curiosidade sobre quem é Romero Britto.

Despertando amor e ódio, e sendo sujeito de diversas polêmicas, o artista coleciona fãs e críticos; e a situação é apenas mais uma para sua coleção.

De todo modo, a história do artista mostra o poder de transformação do Empreendedorismo; que transformou um jovem pobre de Pernambuco em um empresário de sucesso e um Artista reconhecido em todo o mundo. Mostrando também que os princípios do Empreendedorismo podem ser usados nos mais diferentes ramos e atividades.

E por conta disso é mais uma história que merece ser conta em nosso canal.

https://www.huffpostbrasil.com/2014/11/24/romero-britto-arte-precisa-vender-e-eu-vendo_n_6210804.html
https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/06/romero-britto-nao-vende-por-milhoes-mas-para-milhoes-diz-irma-do-artista.htm?foto=14
https://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2020/08/mulher-quebra-obra-de-arte-do-romero-britta-avaliada-em-r-19-mil-na-frente-do-artista.shtml

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