ELE REVOLUCIONOU A ENTREGA EM TODO O MUNDO – A HISTÓRIA DE FRED SMITH – CRIADOR DA FEDEX

Fred Smith é um dos empreendedores mais admirados do mundo. O americano é o criador da Fedex, a maior empresa de entregas do planeta.

Seu negócio foi capaz de reinventar aquilo que se entendia por entrega em todo o mundo, e apesar de hoje ser um grande sucesso, sua ideia começou desacreditada.

Frederick Smith nasceu na cidade de Marks, no Missisipi, Estados Unidos em 11 de Agosto de 1944.

Ele é filho de James Smith, um grande empresário que criou uma famosa cadeia de restaurantes chamada Toddle House, e a companhia de transporte Smith Motor, hoje conhecida como Greyhound. Porém, James faleceu quando Fred tinha apenas 4 anos de idade, e por conta disso, ele foi criado por sua mãe e seus tios.

Ainda criança, Fred teve graves problemas ósseos que dificultavam sua locomoção e que quase a comprometera por completo; porém ele conseguiu superar os problemas, e anos mais tarde, ele serviu a Marinha Americana durante a Guerra do Vietnã.

No conflito ele atuou como Piloto de avião, recebendo posteriormente a dispensa com honra e algumas condecorações por seus feitos pelo país.

Anos antes, ele se graduou em Economia pela conceituada Universidade de Yale. Por lá, ele desenhou o plano de negócios do que um dia seria a Fedex; um sistema rápido de entregas que prometia entregar encomendas em uma velocidade considerada impossível para a época. O projeto era ousado, mas quando o mostrou para um professor, ele foi desaconselhado; pois segundo o tutor, o projeto era inviável.

Após deixar a Marinha, ele decidiu reunir suas economias e comprou uma empresa de manutenção de aviões chamada Ark Aviation Sales, no ano de 1970.

Na empresa, Fred Smith transformou os processos internos, e em poucos meses implementou um novo conceito em que além de prestar o serviço de manutenção, a empresa também passou a comprar e vender aviões usados.

Esse novo serviço garantia uma boa margem de lucro, pois a empresa era capaz de consertar aviões usados, que eram comprados por preços baixos, e depois de arrumados vendidos por preços de mercado.

Porém, no ano seguinte, ele decidiu arriscar tudo o que recebeu de herança do pai para colocar em prática o projeto que havia desenhado na Faculdade.

Durante os anos da Marinha, Fred sempre tentou prestar bastante atenção em como a logística de suprimentos era feita. Para ele, entender aquele sistema seria essencial para que um dia ele pudesse dominar o mercado logístico americano. E os ensinamentos que ele teve durante o serviço naval seriam vitais para o negócio.

A quantia recebida na herança era de 4 milhões de dólares, algo em torno de 25 milhões de dólares em valores atuais. O suficiente para ele nunca precisar trabalhar.

Porém, mesmo assim ele decidiu implementar a ideia, mas antes de colocar o projeto em prática, ele também procurou investidores, que decidiram acreditar na ideia. O apoio dos investidores era essencial para por em prática a ideia que teria literalmente uma magnitude continental.

E assim, com todos os seus recursos e o aporte de capital de risco ele fundou a Federal Express, uma empresa de entregas que planejava revolucionar o mercado.

O pool de investidores chegou a um total de 91 milhões de dólares na época, algo em torno de 570 milhões em valores atuais.

A empresa seria sediada na cidade de Memphis, no Tennessee; uma localização considerada estratégica para a malha aérea e que contava com uma situação meteorológica tradicionalmente favorável; o que facilitaria a entrega de encomendas em todo o território americano, além de servir como ponto base para os aviões da empresa.

A promessa da empresa era simples: entregar qualquer encomenda dentro dos Estados Unidos em um ou dois dias. Mas apesar da premissa simples, a logística era quase inviável com os recursos existentes na época.

Além do alto custo natural de um sistema de entregas, a empresa precisaria ter um sistema de alta complexidade para conseguir atender a demanda e ainda ter algum tipo de lucro para sobreviver.

O desafio era conciliar os custos com o número de entregas e toda a distribuição de pacotes pelo país. Se o desafio por si só já era complicado, o fato de os Estados Unidos terem dimensões continentais, tornava ainda mais desafiadora a ideia.

Para ter êxito na operação, a empresa contaria com uma frota de 14 aviões, uma frota de veículos terrestres como caminhões e vans; e precisaria contar também com estruturas de galpões e um elaborado sistema de logística.

Porém, ainda assim, Fred Smith convenceu os investidores e colocou a ideia em prática, dando início oficialmente as operações em 17 de Abril de 1973.

Logo na primeira noite a empresa entregou 186 encomendas em 25 cidades, utilizando todas as 14 aeronaves. E o sistema se provou eficaz, e a empresa rapidamente mostrou suas credenciais e a eficiência do sistema montado por Smith.

Porém, nem tudo foram flores. Enquanto a empresa crescia, aumentavam também os seus custos de operação; principalmente por conta da explosão dos preços dos combustíveis graças a uma série de tensões internacionais que ocorreram na época.

Por conta desse salto de gastos, os primeiros meses foram extremamente delicados para a empresa, que chegou a perder 1 milhão de dólares por mês, em valores da época.

Nesse meio tempo, o caixa da empresa ficou seriamente desfalcado, e ainda naquele ano sobraram apenas 5 mil dólares no caixa da companhia. O valor não era suficiente nem sequer para uma das viagens prometidas pela empresa.

Desesperado, Fred tentou um empréstimo junto a General Dynamics, uma gigante da aviação na época; porém, o pedido foi sumariamente negado.

Enquanto procurava desesperadamente por novos investidores e estava à beira da falência, Smith viajaria para Chicago; porém, enquanto estava esperando o voo, ele teve uma ideia maluca.

Cancelou a passagem para Chicago e decidiu viajar para Las Vegas. Chegando na cidade dos jogos, ele decidiu ir até um casino e apostar todo o dinheiro da empresa em fichas para jogar Blackjack, um jogo de cartas conhecido também como 21.

Naquela noite, segundo ele, os 5 mil iniciais se tornaram 27 mil dólares através das apostas no jogo de cartas; o suficiente para pagar o custo de uma viagem da empresa que seria suficiente para dar um pouco de fôlego para a companhia.

Ao se encontrar com um dos executivos da empresa após a noite de jogatina, Fred foi confrontado sobre a origem do dinheiro. E após o espanto do funcionário, ele respondeu: que diferença faz?

O dinheiro foi usado para pagar uma conta de gasolina no valor de 24 mil dólares.

A história surreal foi contada pelo ex-executivo da empresa, Robert Frock, em seu livro.

O episódio deu um empurrão para a empresa, e ainda na mesma semana, Fred Smith conseguiu novos aportes para a empresa, que ajudaram a manter o caixa da companhia nos meses seguintes. No total, 20 investidores foram envolvidos no novo aporte.

Com o novo investimento, a empresa se tornou a companhia que mais havia conseguido arrecadar fundos de investidores na História dos Estados Unidos até então. Um feito gigantesco, mas que colocava uma responsabilidade do mesmo tamanho sobre os ombros de Fred Smith.

Porém, apesar dos percalços, a empresa continuou crescendo em número de entregas, funcionários e aeronaves, enquanto também gastava na mesma velocidade que aumentava sua operação.

Ainda assim, a ideia se provou viável em 1976, quando a empresa registrou lucro pela primeira vez, após atingir a marca de 19 mil entregas por dia em média.

O feito provava que a ideia era viável, apesar de ter mobilizado milhões de dólares em investimento, e ter ficado em vias de ter se acabado.

Com a lucratividade, a empresa passou a dar saltos de crescimento.  Em 1980, a empresa atendia 100 cidades americanas, e na mesma década a empresa passou a crescer 40 por cento ano após ano; consolidando um lucro exponencial e um crescimento poucas vezes visto no mundo. E isso tudo muito antes de existir um sistema interligado como hoje existe a Internet e aplicativos como Uber, por exemplo.

Em 1983 a empresa bateu 1 bilhão de dólares em vendas. E ao mesmo tempo em que crescia em vendas, a empresa também aumentou sua estrutura com a compra de novos maquinários e também através de fusões e aquisições com outras empresas de logística. Entre as operações, houve a compra de sua maior concorrente, a Flying Tiger Line.

Além de inovar no modelo de negócios, a empresa foi a primeira em seu ramo a contar com um sistema de computadores capaz de interligar seus serviços, isso ainda em 1979.

Em 1984 a empresa começou a operar também em escala internacional. E em 1987, foi introduzido o sistema de rastreamento de encomendas.

Em 1994 a empresa decidiu adotar o nome pelo qual ficou conhecida entre os americanos, FEDEX.

Ao longo dos anos, a FEDEX focou basicamente em criar sempre diferencias para atender o cliente de uma forma melhor, mais barata e mais rápida.

Por conta disso, a empresa conta com serviços como entrega de noite ou até mesmo de madrugada. E além disso, são constantes as aquisições de empresas e sistemas locais de logística em todo o mundo. Dessa forma, a empresa conseguiu se tornar de longe a maior companhia de logística do mundo.

Devido a esse fato, a empresa tem sido especulada como uma das possíveis interessadas na compra dos Correios, no Brasil, caso a empresa venha a ser privatizada, conforme é esperado pelo mercado.

Atualmente, a FEDEX atende 220 países e possui um valor de mercado de mais de 40 bilhões de dólares. Ao todo são entregues cerca de 14 milhões de pacotes por dia, através de uma malha de 700 aeronaves e 80 mil veículos motorizados.

Por conta disso, seu fundador Fred Smith se tornou um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna avaliada em 5 bilhões de dólares. Além de imensamente rico, ele também está envolvido em causas sociais e é um dos principais doadores para iniciativas que combatem e auxiliam no tratamento de doenças ósseas em todo o mundo.

E por todos os seus feitos, Fred Smith é mais um empreendedor de sucesso cujo a história merece ser contada em nosso canal.

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