O Subway é uma das empresas mais admiradas do mundo, se tornando parte da vida das pessoas e também se consolidando como uma das maiores franquias de alimentação do mundo.
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A história da marca Subway começou há mais de 50 anos, quando o Dr. Peter Buck, um físico nuclear, mudou a vida de um estudante que desejava cursas Medicina, com algumas palavras simples: “Vamos abrir uma loja de sanduíches tipo submarino’’
O Estudante era Fred De Luca, que a partir da ideia de abrir uma loja de sanduíches dada pelo amigo de sua família, viu uma oportunidade para ajudar a pagar suas futuras mensalidades na faculdade.
Peter forneceu um investimento inicial de $1000, uma quantia razoável na época, e uma relação de negócios foi forjada entre os dois. Dando início a um empreendimento que mudaria o cenário da indústria de fast food e as vidas de milhares de pessoas.
Dessa maneira, em 28 de Agosto de 1965 surgia o Pete’s Super Submarines, um restaurante em Bridgeport, Connecticut, onde eram servidos sanduíches frescos, acessíveis e feitos sob encomenda.
Inicialmente os sanduíches custavam entre 49 e 69 centavos de dólar.
No primeiro dia foram vendidos 312 sanduíches. E o que chamou a atenção do público foi um sanduíche de 15 centímetros em formato comprido, que é popularmente conhecido no Estados Unidos como Submarino, ou simplesmente Sub.
O sanduíche continha uma proteína animal e era acompanhada por tomate, cebola e pimentão verde.
Aos poucos, o restaurante passou a conquistar o público local.
Fred De Luca tinha grande cuidado com os alimentos servidos, e esse cuidado começava desde a escolha de cada ingrediente do produto final. O empreendedor comprava pessoalmente os ingredientes em fazendas próximas da cidade, dirigindo cerca de 100 milhas em seu fusca, na busca de vegetais super frescos.
Esse cuidado fez com que a marca fosse crescendo ao longo dos anos, baseada em três pilares fundamentais.
a) Prestar sempre um serviço excepcional aos seus clientes.
b) Fornecer itens de menu da mais alta qualidade a um preço que todos possam pagar e desfrutar; e
c) Manter os custos operacionais baixos e garantindo uma ótima experiência nos locais. Sem nunca parar de melhorar.
Esses princípios iniciais continuam a servir de base para os restaurantes da rede até hoje.
Além dos princípios, a empresa oferecia opções saudáveis de alimentos, com possibilidade de customização do sanduíche, em que os clientes escolhiam os ingredientes do sanduíche. Podendo escolher entre milhões de combinações de vegetais, proteínas, pães e molhos.
A vasta opção prática e saudável fez com que a empresa fosse um sucesso na cidade, e conquistasse por seus ingredientes frescos, seu serviço rápido e o baixo custo de sua operação, que contava com poucos funcionários.
O sucesso da primeira loja fez com que Fred de Luca abandonasse o sonho de estudar Medicina, e focasse todos os seus esforços no negócio. Assim, menos de um ano depois, eles abririam o segundo restaurante.
No ano seguinte, foi fundada a Doctor’s Associates Inc. a empresa http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistra os restaurantes até hoje.
Apesar do sucesso da rede, o nome escolhido, Pete’s Submarines soava de forma estranha na língua inglesa. Tal como Pizza Marines, que em tradução livre seria algo como Pizzas Marinhas.
Por conta desse problema, os empreendedores decidiram não fugir do nome que contivesse uma referência aos sanduíches submarinos, mas que pudesse soar de forma melhor aos ouvidos dos consumidores.
Aproveitando o apelido Sub, surgia o nome SUBWAY, que pode ser entendido como Metrô; e também como a junção das palavras Sub, que vinha dos sanduíches submarinos, e Way que quer dizer caminho ou jeito, em inglês.
A partir da troca, o restaurante ficou conhecido como Pete’s Subway, mas depois adotou apenas o nome que o tornaria mundialmente famoso.
Sob o nome Subway, os empreendedores decidiram criar 32 lojas em cerca de 10 anos.
Em 1974, a dupla possuía e operava 16 lojas de sanduíches submarinas em todo o Estado do Connecticut.
Percebendo que não atingiriam a meta de 32 lojas a tempo, decidiram embarcar em uma modalidade de negócios que estava crescendo em todo o mundo, o Franchising.
O sistema de Franchising, ou Franquia como ficou conhecido no Brasil, consiste em um modelo em que empreendedores se associam com uma empresa já existente, para replicarem seu modelo de negócios e se apresentarem como se fossem a própria empresa.
Para o franqueado, a modalidade é interessante pois ele adquire o know-how e toda a operação de uma marca já existe, se apresentando como se ela fosse. E para o franqueador, a modalidade é excelente, pois permite que seu negócio cresça, utilizando capital de um terceiro, o franqueado.
Esse crescimento, além de ampliar a área de atuação da empresa, costuma ocorrer mediante o pagamento de uma taxa de franquia, em que a franqueadora entrega ao franqueado todo o seu know-how, equipamentos e sistemas.
Além disso, o franqueado deverá ter de pagar ao franqueado alguma quantia mensal.
Normalmente, essa quantia mensal é calculada sobre uma porcentagem do lucro ou do faturamento da franquia. Podendo ser também uma taxa mensal fixa. Essa taxa é chamada de Royalties.
Além das obrigações financeiras, o franqueado assume uma série de responsabilidades perante a franquia, como por exemplo, não assumir atividade concorrente, não divulgar os segredos da companhia e do negócio, e o know-how da empresa.
Já a Franquia também tem uma série de compromissos com o franqueado. Entre eles, prestar suporte, treinamento, esclarecimentos, entre outros.
A primeira franquia da rede foi inaugurada na cidade de Wallingford, também no estado de Connecticut.
No ano seguinte, a empresa passou a atuar também no Massachusetts. Mais um ano e chegou na Flórida.
Em 1981 já eram 200 lojas.
Em Dezembro de 1984 veio a primeira loja internacional, inaugurada no Bahrein, Oriente Médio.
Em 1987 já eram 1000 lojas no total.
O crescimento levou ao aumento também das opções de sanduíches e outros alimentos que foram adicionados ao cardápio, como batata chips, cookies, entre outros; que podem variar de país para país.
Curiosamente, o crescimento da empresa se deu sem muito alarde ou gasto com publicidade. A primeira campanha da empresa na TV só foi ao ar em 1999 nos EUA.
No Brasil, a empresa chegou em 1993, mas só teve um grande salto no final da primeira década dos anos 2000, quando se espalhou pelo país.
Um erro estratégico quase fez a empresa desparecer por aqui.
Em 2000, havia apenas 2 lojas em funcionamento. As lojas eram instaladas em bairros nobres, e demandavam um investimento inicial considerado grande.
Mas, após uma correção de rota, barateando os custos de implementação e com o foco em um público mais amplo e menos elitista, a empresa conseguiu se reestabelecer, a partir de 2003, crescendo ano após ano. Em 2011 já eram 583 lojas.
Atualmente, a Subway é a 5ª maior franquia do Brasil com mais de 2 mil lojas.
Em 2002, a Subway ultrapassou o Mc Donald’s e se tornou a maior rede de fast food em número de restaurantes.
Um dos principais fatores que influenciaram essa marca foi o fato das lojas SUBWAY custarem bem menos do que uma franquia do Mc Donald’s. Além de um custo de implementação menor, as lojas também demandam menos funcionários, mobílias e equipamentos.
Outro fator que ajudou no crescimento da rede foi o fato das lojas poderem ser instaladas em diferentes locais. Enquanto, concorrentes como Burger King, KFC e Mc Donald’s, exigiam imóveis de grande porte, em locais com grande concentração de pessoas; as lojas do Subway podiam ser instaladas dentro de postos de gasolina, universidades, supermercados e até hotéis; bastando 30 metros quatros de área.
Nos EUA existem unidades do Subway em Hospitais, Concessionárias de Carros, Lavanderias, Bases Militares, Zoológicos, Parques Temáticos e até Igrejas.
A primeira unidade em um Igreja foi inaugurada em uma Igreja Batista na cidade de Buffalo, no estado de Nova Iorque.
Além das lojas diminutas, a empresa também tem serviços de entrega e o Subway Catering, uma modalidade que permite que pessoas comprem sanduíches para festas e ocasiões especiais, em grandes quantidades, por um preço especial. As duas modalidades permitem que o produto vá além do estabelecimento da loja.
Em 2000, logo após a empresa começar a veicular seus anúncios, um evento chamou a atenção do público, e foi responsável pelo aumento de 18% nas vendas da empresa.
A história começou em 1998, um ano após a SUBWAY lançar uma campanha interna para promover uma linha de sanduíches com menos de 6 gramas de gordura.
Jared Fogle, um universitário americano que pesava 192 quilos e tinha 152 centímetros de cintura, resolveu fazer o teste, e ver se de fato a comida era realmente saudável. E não só isso, ele decidiu fazer uma dieta consumindo apenas os produtos vendidos pela rede.
Desestimulado até pelo pai, um médico clínico, o rapaz embarcou em uma dieta de sanduíche de peru de 15 centímetros e refrigerante dietético no almoço e sanduíche vegetariano de 30 centímetros no jantar, seguidos de pequenas caminhadas.
Nada de queijo, maionese ou óleos nos sanduíches.
Em dois anos, Jared perdeu 111 quilos, se alimentando apenas de Subway.
Aproveitando o evento, que foi documentado, a empresa decidiu criar uma campanha publicitária nacional que fez com as vendas da rede aumentassem aproximadamente 18% em dois anos, mais que o dobro da média do setor.
O sucesso da dieta transformou Fogle em garoto-propaganda da SUBWAY, estrelando vários comerciais a partir do ano 2000.
Hoje, a marca SUBWAY® é a maior cadeia de sanduíches submarinos do mundo, com mais de 44.000 restaurantes em todo o planeta.
Infelizmente, em 2015, pouco antes da empresa completar 50 anos, Fred de Luca, que ficou conhecido mundialmente como o fundador da empresa, assumindo o cargo executivo principal da empresa desde seu início, faleceu aos 67 anos em decorrência de uma leucemia.
Sua fortuna era estimada em 3.5 bilhões de dólares.
Já Peter Buck, atualmente tem 88 anos, e uma fortuna de 1.6 bilhão de dólares. Curiosamente, ele também é a 9ª pessoa com mais terrenos nos EUA, considerando a metragem das propriedades.
A Empresa ainda mantém seu capital fechado, e conta com um faturamento de cerca de 18 bilhões de dólares ao ano, estando presente em 113 países.
Com algumas curiosidades:
Há mais de 38 milhões de combinações possíveis para os sanduíches da Subway;
A Subway serve por dia aproximadamente 7,6 milhões de sanduíches — o suficiente para alimentar toda a população das cidades de Los Angeles, Chicago e Dallas;
Em um ano, a Subway utiliza queijo suficiente para encher mais de 600 mil rinques profissionais de hóquei;
Se fossem enfileirados, os sanduíches preparados pela Subway em um ano seriam suficiente dar a volta na Terra 14 vezes;
A cadeia de restaurantes da Subway utiliza por ano aproximadamente 16 acres de alface — medida equivalente a 35 campos de futebol americano;
A Subway mantém mais de 46 mil galinhas para suprir a quantidade de ovos necessária para seus cookies. São mais de 14,4 milhões de ovos por ano;
A Subway emprega aproximadamente 410 mil pessoas — o equivalente à população de Miami, Flórida (EUA); Ao todo, somados os franqueados, o número salta para mais de 500 mil pessoas envolvidas diretamente com a empresa.
Além disso, como já foi dito antes, há mais lojas da Subway espalhadas pelo mundo do que do McDonald’s;
A história do Subway é mais uma história que merece ser contada por nosso canal e mostra como o sonho de dois empreendedores pode impactar milhões de pessoas e empregar milhares de pessoas, há mais de 50 anos.
Fontes de apoio:
https://en.wikipedia.org/wiki/Peter_Buck_(restaurateur)
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/subway-eat-fresh.html
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