Conheça a Máfia do PayPal – ‘’PayPal Mafia’’
A máfia do PayPal: quem são eles e por que esse homens são tão famosos?
Você provavelmente já ouviu falar que nós somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos.
Mais do que isso, você provavelmente já ouviu falar que o ambiente influencia diretamente nos resultados que desejamos alcançar.
Essa máxima é ainda mais verdadeira quando analisamos a história dos membros fundadores e colaboradores do Pay Pal, até o momento de sua venda bilionária ao Ebay.
O PayPal é uma empresa de pagamentos on-line criada após a união dos projetos criados por Peter Thiel, Elon Musk e Max Levchin. Posteriormente, a empresa foi vendida, mas os colaboradores do negócio foram mais além.
A empreitada gerou três bilionários, muitos milionários e empresas definidoras de geração.
Nesse texto você verá quem são e o que fizeram esses homens que compõem a chamada Máfia do PayPal.
A foto acima mostra alguns dos homens que formam a chamada a “Máfia do PayPal”. Entre eles, esses 13 homens valem bilhões e bilhões de dólares.
O apelido veio após uma reportagem da Revista Fortune em 2007.
Nessa lista mostramos quem é quem nessa equação:
- Jawed Karim
Função no PayPal: Projetou e implementou o sistema anti-fraude incendiário em tempo real do PayPal, entre outros componentes-chave do negócio.
Depois do PayPal: Karim, Chad Hurley (designer do primeiro logotipo do PayPal) e Steve Chen (outro colega do PayPal e antigo funcionário do Facebook) fundaram um site de compartilhamento de vídeos em 2005. Eles o chamaram de YouTube.
Logo após o desenvolvimento do site, Karim se matriculou na Universidade de Stanford, onde, apesar de já ter mostrado certa perspicácia nessa área, optou por estudar ciência da computação.
Ele continuou atuando como conselheiro do YouTube antes de faturar 137.443 ações (valendo US $ 64 milhões) quando o Google comprou o YouTube por US $ 1,65 bilhão em novembro de 2006. Agora com 35 anos, a Karim lançou um negócio chamado Youniversity Ventures em 2008 com o objetivo de ajudar os estudantes. e graduados desenvolvem ideias de negócios com os primeiros investidores do PayPal, Kevin Hartz e Keith Rabols.
Patrimônio estimado: US $ 140 milhões
- Jeremy Stoppelman (abaixo)
Função no PayPal: ingressou no PayPal como engenheiro enquanto era conhecido como X.com, tornando-se o vice-presidente de engenharia.
Pós-PayPal: renunciou logo depois que o PayPal foi arrematado pelo eBay por US $ 1,5 bilhão em 2003, levando um ano para cursar a Harvard Business School.
Inspirado com uma gripe e achando difícil encontrar recomendações médicas decentes, ele e um ex-colega Russel Simmons sonharam com a idéia do site de avaliações online Yelp em 2004 e convenceram o ex-diretor de tecnologia da PayPal Max Levchin a investir US $ 1 milhão em financiamento inicial. Steve Jobs o convenceu a rejeitar a oferta de aquisição do Google em 2010 e, em 2012, o Yelp tornou-se uma empresa pública limitada. Mas não tem sido um bom começo nos últimos anos: os revisores do Yelp que deixaram avaliações negativas enfrentaram ações legais de empresas ofensivas e as acusações do site de fornecer críticas positivas aos anunciantes.
Patrimônio líquido estimado: US $ 111 a US $ 222 milhões
- Andrew McCormack
Função no PayPal: Registrada em 2001, trabalhando de perto como assistente de Peter Thiel enquanto a empresa se preparava para sua oferta pública inicial (IPO)
Depois do PayPal: Ajudou a montar outra empresa da Thiel, a Clarium Capital, antes de fundar um grupo de restaurantes em San Francisco. Atualmente sócio da Valar Ventures, ele encontrou seu caminho de volta para Thiel em 2008 para se juntar à Thiel Capital através de papéis de desenvolvimento corporativo na eCount (agora parte do conglomerado bancário dos EUA Citigroup) e Yahoo !.
Patrimônio estimado: Desconhecido
- Shah Premal
Função no PayPal: passei seis anos na empresa como gerente de produtos.
Após o PayPal: Tornou-se presidente da organização sem fins lucrativos Kiva, que permite que as pessoas emprestem dinheiro para empreendedores em dificuldades e estudantes em mais de 70 países através da Internet. Fundada pelo ex-programador Matt Flannery e sua empresária ex-mulher Jessica Jackeley, o site arrecadou cerca de US $ 1 milhão a cada três dias em novembro de 2013.
Patrimônio estimado: Desconhecido
5. Luke Nosek
Função no PayPal: Um dos co-fundadores, ao lado de Thiel, Elon Musk e Ken Howery e seu amigo da Universidade de Illinois, Max Levchin e vice-presidente de Marketing e Estratégia. Depois do PayPal: Partiu após a aquisição do eBay e viajou pelo mundo, antes de fundar a empresa de capital de risco de São Francisco Founders Firm (lema: “Queríamos carros voadores, conseguimos 140 caracteres”) com Thiel e Howery em 2005. Falou muito sobre os benefícios de treinamento cerebral através da meditação.
Patrimônio estimado: Desconhecido
6. Ken Howery
Função no PayPal: Um co-fundador e Chief Financial Officer entre 1998-2002. Depois do PayPal: Permaneceu como Diretor de Desenvolvimento Corporativo do eBay por pouco menos de um ano após a aquisição, antes de se juntar a Thiel como vice-presidente de private equity da Clarium Capital em 2004. Iniciou o Founders Fund menos de 12 meses depois com Thiel e Nosek. Em 2012, ele foi co-fundador da Popexpert, uma plataforma de aprendizado on-line que permite aos usuários se conectarem pessoalmente com especialistas em uma ampla gama de campos. A Howery está disponível para sessões de consultoria se você tiver alguns poucos $ 100.000.
Patrimônio estimado: Desconhecido
7. David Sacks
Papel no PayPal: juntando-se à McKinsey & Company, empresa de consultoria em gestão, Sacks tornou-se diretor de operações do PayPal. Após o PayPal: o Sacks apresenta um dos currículos pós-PayPal mais diversos da Mafia.
Depois que o eBay assumiu o controle, ele partiu para Hollywood e produziu e financiou o filme indicado ao Globo de Ouro de 2005, Thank You for Smoking.
No ano seguinte, ele fundou o site de genealogia Geni.com. Frustrações com a comunicação entre escritórios levaram-no a desenvolver uma ferramenta de produtividade para ajudar os funcionários a compartilhar informações. Isso foi para se tornar a rede social do Yammer.
A Mircosoft adquiriu a empresa por US $ 1,2 bilhão em julho de 2012.
Sacks foi nomeado vice-presidente corporativo na divisão de escritórios da Microsoft. Ele chegou às manchetes em 2012 depois de se lançar para a festa de 40 anos mais chocante da história. O tema? “Deixe-os comer bolo” revolução francesa. O entretenimento? Snoop Dogg. O custo? A relatou US $ 1,4 milhão.
Patrimônio estimado:Desconhecido
8. Peter Thiel
Papel no Paypal: co-fundador e CEO.
Depois do PayPal: Depois de ganhar US $ 55 milhões de sua participação de 3,7% no negócio do eBay, Thiel imediatamente fundou o fundo de hedge Clarium Capital, um fundo de hedge macro global e tomou a decisão ridiculamente inteligente de investir US $ 500.000 em redes sociais.
Thiel foi o primeiro investidor externo da empresa e quase vendeu mais de US $ 1 bilhão vendendo suas ações.
Hoje, Peter Thiel é conselheiro do presidente americano Donald Trump, e também é autor do Livro De Zero a Um (veja o que escrevemos sobre o livro)
Patrimônio estimado: US $ 2,2 bilhões
9. Keith Rabois
Função no PayPal: Realizou o título bem extravagante de Vice-Presidente Executivo, Desenvolvimento de Negócios, Relações Públicas e Política entre novembro de 2000 e novembro de 2002.
Após o PayPal: Considerado uma pessoa muito útil para ter uma start-up, Rabois foi para cargos sênior no LinkedIn (mais sobre isso em um minuto), Max Levchin’s Slide (uma empresa responsável por apresentações de slides e animações em redes sociais) e a empresa de pagamentos eletrônicos Square (fundada por Jack Dorsey, do Twitter).
A controvérsia acompanhou sua saída da Square, com a ameaça de uma ação judicial contra assédio sexual por um empregado do sexo masculino que supostamente conseguiu um emprego na empresa depois de iniciar um relacionamento com Rabois. O que torna as acusações de Gawker sobre a homofobia de graduação de Rabois ainda mais perturbadoras. Rabois é agora sócio da Khosla Ventures, empresa de capital de risco, e faz parte do conselho de diretores da Yelp e da Xoom.
Patrimônio estimado: US $ 1 bilhão
10. Reid Hoffman
Função no PayPal: Participou da primeira rede social (com falha) do mundo, a SocialNet, para se tornar membro do conselho de diretores, e depois passou a trabalhar em tempo integral para se tornar a COO do PayPal. Na época da aquisição do eBay de 2002, ele era vice-presidente executivo.
Depois do PayPal: ‘O homem mais conectado do Vale do Silício’ fundou a caixa de entrada incomodando a rede social LinkedIn em dezembro de 2002, possuindo agora uma participação estimada em US $ 2,39 bilhões com seu IPO em maio de 2011. O mais velho da máfia também é elogiado por seu anjo inteligente / sortudo investindo. Ele fez mais de 80 investimentos em anjos (incluindo Facebook, Zynga, Flickr, Digg e Last.fm) e, em 2010, ingressou na Greylock Partners, http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistrando seu Discovery Fund de US $ 20 milhões; projetado para semear financiamentos de start-ups dignos.
Reid é autor do livro Bizzscaling, que fala sobre a criação de negócios de sucesso. O livro, ainda sem tradução para o português.
Outras obras do autor são The Alliance e The Start-up fo You.
Patrimônio estimado: US $ 3,9 bilhões
11. Max Levchin
Função no PayPal: Um co-fundador e o diretor de tecnologia da empresa, reconhecido por suas contribuições aos esforços antifraude do PayPal.
Depois do PayPal: Levou seus US $ 34 milhões da venda do PayPal e fundou a Slide. O Google ganhou US $ 182 milhões em agosto de 2010, com Levchin se tornando vice-presidente de engenharia do Google em 25 de agosto. Um ano e um dia depois, o Google fechou o Slide e Levchin partiu. Entre a ascensão e queda da Slide, ele ajudou a criar o Yelp em 2004 (e é o maior acionista da empresa), foi indicado para o conselho de http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistração da Evernote e co-fundou a empresa de serviços financeiros Affirm.
Nos últimos anos, ele criou uma empresa chamada HVF (que significa, Hard, Valuable e Fun), uma empresa projetada para financiar projetos que buscam aproveitar dados e se juntou ao Conselho de Diretores do Yahoo !. Ele está se mantendo ocupado. Patrimônio estimado: US $ 300 milhões
12. Roelof Botha
Função no PayPal: Um atuário qualificado, o sul-africano Botha negociou a venda do PayPal como seu diretor financeiro. Ele ingressou na empresa antes de sua graduação na Stanford School of Business, tornando-se diretor de desenvolvimento corporativo.
Depois do PayPal: Regular na Lista Forbes Midas dos principais investidores em tecnologia, a Both juntou-se à gigante do capital de risco Sequoia Capital em janeiro de 2003 como parceira, onde permaneceu desde então. Suas atividades extra curriculares incluem a participação em conselhos de 13 empresas, incluindo Jawbone, Evernote, Tumblr e Xoom. Ele também estava no conselho do YouTube antes de a empresa ser adquirida pelo Google.
Patrimônio líquido estimado: Desconhecido.
13 Russel Simmons
Função no PayPal: o arquiteto de software líder da empresa.
Depois do PayPal: cofundou o Yelp com Jeremy Stoppelman e atuou como CTO até que ele “fez a transição” para um cargo de consultoria em junho de 2010, a fim de aproveitar um “tempo muito necessário para viajar”. Fresco de seu ano sabático, Simmons lançou o Learnirvana em 2012, um programa de web tutor que ajuda os usuários a aprender idiomas.
Patrimônio estimado: Desconhecido
Menção Honrosa:
Elon Musk
Apesar de não estar na icônica foto, o bilionário Elon Musk também participou da famosa Máfia e foi um dos fundadores do PayPal
Função no PayPal: o PayPal fundiu-se com os serviços financeiros de Musk e a empresa de pagamento de e-mail X.com em 1999 e Musk tornou-se o maior acionista da nova empresa no momento de sua venda para o eBay. Ele ganhou US $ 165 milhões do acordo.
Depois do PayPal: Entrem em contato com você. Musk lançou a Space Exploration Technologies (SpaceX) em junho de 2002, onde atua como CEO e CTO. Em maio de 2012, sua espaçonave Dragon garantiu que a SpaceX se tornasse o primeiro veículo comercial a lançar e acoplar um veículo à Estação Espacial Internacional. Ele assumiu a liderança da firma de carros elétricos Tesla Motors em 2008 e em 2013 apresentou uma proposta para uma nova forma de transporte entre a área da Grande Los Angeles e a área da baía em San Francisco. Sua “Hyperloop” é uma máquina de viagens aéreas subsônicas completamente dependente da energia solar.
Patrimônio líquido estimado: US $ 9,7 bilhões
A história completa de Musk pode ser conhecida na excelente biografia escrita por Ashlee Vance. Conheça mais sobre ela aqui:
Falamos sobre ela em um vídeo em nosso canal:
Matéria traduzida e adaptada, publicada originalmente no Portal Telegraph
Facebook Comments