Em um Mundo cada vez mais conectado e integrado, estar fora do Mundo Digital pode significar a morte do seu negócio. Independente do quão bom é o seu produto. Ou do quanto você trabalhe e se esforce pela sua Empresa.
Provavelmente você conhece um produto que não é tão bom, mas que vende bastante. E do mesmo jeito você conhece também um produto excelente que não tem boas vendas. E muito provavelmente, o segundo exemplo é o caso de sua empresa.
Nós, empreendedores, somos acostumados a dar um foco gigantesco na criação dos produtos, e muitas vezes nos esquecemos da forma como vamos nos comunicar com o mundo; isto é, com nossos clientes.
Sendo assim, nos preocupamos muito com o SER. Criando um produto muito elaborado e pensado; mas na maioria das vezes acabamos nos esquecendo do mais importante: Não basta ser bom. Tem de PARECER bom.
E o parecer bom é talvez até mais importante do que o ser bom.
Isso não significa, de modo nenhum, que você deve parecer ser melhor do que realmente é. Muito antes pelo contrário.
Porém, é absolutamente necessário ter a habilidade de demonstrar para o mundo a qualidade de seu produto. Não bastando apenas ter um bom produto ou serviço; sendo vital mostrar que esse produto é necessário na vida de seu possível cliente.
Estamos vivendo uma mudança de Era, tanto em termos de sociedade, quanto em relação ao que se entende sobre Marketing. E estar preparado para toda essa mudança é essencial para ter sucesso no século XXI.
Independente da rede social ou canal escolhido; Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter ou Youtube; é importantíssimo conhecer sobre Marketing Digital para ter sucesso na Internet.
E o que é Marketing Digital em essência?
Nada mais é do que realizar o próprio Marketing, porém no meio digital.
Para isso, é preciso entender que fazer o Marketing nada mais é do que aprender a promover o seu negócio.
Essa promoção pode ser de maneira orgânica e natural, sem custos financeiros. Aproveitando os recursos que as próprias plataformas oferecem.
Ou de maneira patrocinada, isto é, mediante tráfego pago; através de anúncios e propagandas.
Porém, mais importante do que decidir qual é a forma com que você vai se dirigir aos seus possíveis clientes, isto é: a rede social ou a maneira, gratuita ou paga, que você vai utilizar; é importante entender antes de qualquer coisa a importância de dois fatores:
Primeiro, a forma de conseguir o maior número possível de consumidores.
E em segundo: Saber como transformar seus possíveis clientes em advogados de sua marca. Verdadeiros fãs de seu negócio.
Para isso é preciso entender o seu possível cliente. E, além disso, fazer perguntas que vão orientar suas futuras atitudes.
Quem é o meu cliente? Do que ele gosta? Onde ele está?
Estas são perguntas básicas, mas que nos dão o mapa da mina. Mostram-nos aonde e como encontrar nossos clientes.
Porém, estamos vivendo uma nova fase em que não basta se comunicar ou promover o seu produto; é preciso saber se comunicar com seu cliente.
E é nesse ponto que muitas empresas estão deixando dinheiro na mesa. E por causa disso, pequenas empresas estão peitando grandes e estabelecidas marcas.
Estamos vivendo uma mudança de Era.
Se até alguns anos o fato de ter um website era se diferenciar da maioria das lojas; hoje ter um website, uma fanpage no Facebook ou um perfil do Instagram já deixou de ser um diferencial. Tornou-se um ponto essencial.
Hoje o online e o off-line se confundem. Há quem os chame o mundo atual de ‘’onff-line’’. Uma amálgama em que não se sabe mais aonde começa e aonde termina cada um dos mundos que um dia nos chamamos de Mundo Físico e Mundo Digital.
Sabendo disso, ter essas ferramentas de comunicação se tornou quase que como ter uma Identidade e um CPF. Ou seja, se você não tem esses ‘’documentos’’, você não está no mundo.
Entretanto, bilhões de pessoas estão no mundo, mas somente algumas são lembradas. Apenas algumas são memoráveis.
E por que isso acontece?
Por que elas sabem se comunicar. Saber demonstrar o quão notáveis elas são para nosso mundo.
E quem ‘’não se comunica. Se estrumbica’’. Já dizia Chacrinha.
Diante disso, não basta apenas ter um site ou ter um perfil em cada uma das redes sociais da moda. É preciso saber se comunicar dentro delas. E saber jogar o jogo de cada uma.
Por exemplo: O Instragram é uma rede artística, com imagens de alta qualidade. E com uma sutileza que faz com que a diferença esteja em cada detalhe. Cada milímetro.
Conheça o nosso livro específico sobre como criar perfis de sucesso no Instagram.
Já o Linkedin é voltado para a promoção dos indivíduos em uma ótica empresarial. Nesse sentido, não bastam apenas boas fotos. É importante demonstrar conteúdo. Demonstrar conhecimento e autoridade perante determinado assunto. É um local aonde os especialistas tem vez. Um local onde as pessoas procuram informações e relações que lhes venham a acrescentar algum valor a sua vida profissional. E não para ver vídeos ou propagandas.
Nesse sentido, é preciso entender que cada rede tem suas peculiaridades; porém, é necessário também entender que existe uma maneira de se comunicar assertivamente com seus possíveis clientes. E é nessa fase que entra o chamado Marketing Digital.
E quem entende essa necessidade, sabe que é o que muitas vezes faz com que pequenas empresas venham a bater as grandes corporações.
E entender desse jogo é absolutamente essencial.
Por conta desse cenário, não basta apenas ter noções de Marketing. É preciso entender sobre Marketing Digital. E nesse contexto é absolutamente essencial entender como funcionam as relações no chamado ‘’ambiente digital’’, e como que as relações entre as pessoas estão cada vez mais interligadas.
Logo, aprender sobre Marketing Digital não é algo limitado apenas para aqueles que desejam trabalhar especificamente na área. É algo essencial para quem quer empreender no mundo de hoje. Especialmente para aqueles que têm pequenos negócios, ou que estão dando seus primeiros passos no mundo empreendedor.
Nesse sentido, existem várias fontes para aprender sobre o Marketing Digital.
Dentre as mais célebres estão o método 8P’s do Conrado Adolpho, a Fórmula de Lançamento de Érico Rocha e o curso Especialista em Marketing Digital do Professor Olímpio Araújo.
Todos os três são fantásticas formas de adquirir esse conhecimento. Porém, todas tem um preço considerável. E muitas vezes, o preço pode ser uma enorme barreira para quem está começando. Ou para quem está descapitalizado.
Existem outras formas de se conseguir informações sobre esse mercado, através de livros e também o Youtube. Porém, é necessária muita pesquisa, e também muitas horas de estudo, para entender bem sobre o tema.
Cruzando a necessidade dos empreendedores de pequenas empresas de terem o conhecimento de uma maneira rápida e barata, o livro ‘’Marketing Digital para Pequenas Empresas’’ é uma forma excelente de conseguir o conhecimento sobre o tema, de maneira rápida, fácil, organizada e acessível.
Nesse sentido, o livro, disponível de maneira eletrônica, pode ser adquirido na Amazon; podendo ser lido em todas as plataformas digitais, através do Aplicativo Kindle. Isso tanto para Computador, Celular, Tablet e dispositivos Kindle.
Conheça mais sobre o livro:
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