Um dos maiores empreendedores de todos os tempos, Walt Disney conseguiu transformar o entretenimento em um negócio bilionário, que perdura por décadas e não para de crescer.
Sua história completa já foi contada em nosso canal, e se você ainda não conhece:
Além de obras que influenciaram milhões de pessoas em todo o mundo, Disney também deixou uma série de lições sobre como tornar sonhos realidade e criar um negócio de enorme expressão.
Separamos algumas lições de Walt Disney para todo tipo de empreendedor.
1 – Saiba e aceite suas limitações.
Apesar de ser lembrado como o grande nome por trás do sucesso dos negócios, Walt Disney reconheceu por diversas vezes que não era um grande desenhista, e, principalmente, que não era um bom http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistrador.
Além de acumular derrotas, negativas e até uma falência em sua trajetória, Disney percebeu que se quisesse ter um grande sucesso, ele precisaria encontrar pessoas que fossem mais habilidosas que ele; principalmente em relação a aquilo que ele não dominava.
Diante disso, as finanças de seus famosos negócios eram http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistradas por seu irmão Roy Disney, que é visto por muitos, como um dos grandes gestores do século passado.
Sobre o tema, o próprio Disney reconheceu:
“Eu tive a sorte de ter um grande irmão. Ele ainda está comigo. E eu ainda o amo. Eu brigo com ele. Às vezes, acho que ele é o sujeito mais burro que encontrei na vida. Mas não sei o que faria sem ele, que é o presidente da empresa. Nós começamos o negócio em 1923 e, se não fosse pelo meu irmão, eu teria sido preso várias vezes por cheques sem fundos. Eu nunca sabia o que tinha no banco. Ele me trouxe foco e disciplina.”
Além de garantir que a gestão do negócio fosse feita de maneira adequada, ao deixar as finanças com seu irmão, Disney teve muito mais tempo para se dedicar a aquilo que realmente sabia: a criação de um Universo de Fantasia.
2- Transforme o seu negócio em um Show.
Ao longo dos anos, a empresa de Disney ampliou seu horizonte, deixando de ser apenas uma empresa de entretenimento e ingressou em outros campos como turismo e hotelaria.
E diante dos novos desafios, todas as operações foram tocadas sempre com o intuito de que cada momento da experiência dos clientes não fosse apenas bom; e sim, que fosse um verdadeiro show.
Para garantir essa atmosfera, desde o início nenhum detalhe passa em branco. E isso inclui manutenções diárias em todas as instalações, treinamento constante de todos os envolvidos e uma cultura bem estabelecida de que tudo aquilo que a empresa promove faz parte dos sonhos e do imaginário dos clientes.
Por conta de tudo isso, os padrões da empresa são altíssimos. E todos os envolvidos sabem da responsabilidade que carregam. Afinal de contas, ninguém quer estragar a realização do sonho de alguém?
E o grande mérito de todos os seus negócios é não só oferecer um produto ou serviço, mas também garantir que tudo o que envolve a empresa faz parte de um mundo de fantasia; faz parte de um sonho.
E talvez essa seja a grande e maior sacada do negócio. Afinal de contas, que outro negócio é um sonho para tantas pessoas?
3 – Sempre há espaço para melhorar.
Conhecido pelo perfeccionismo, Disney sempre deixou claro o seu compromisso de fazer sempre mais e melhor. Mesmo que isso, muitas vezes, custasse a saúde de seu negócio.
Porém, apesar de ser considerado até mesmo obsessivo, ele sempre demostrou que a melhor forma de se manter no topo é através da melhoria constante e do desejo de fazer sempre mais.
Enquanto o mercado produzia filmes mudos; Disney apostou na inclusão do som. Enquanto o mundo produzia filmes em preto e branco; ele apostou na adição de cores. Enquanto apostavam em desenhos, ele apostou em atores.
E foi essa inquietude e que garantia as inovações constantes de sua empresa.
‘’Mesmo quando dou um passeio, estou sempre pensando sobre o que está errado com as coisas e como poderiam ser melhoradas.”
Inclusive, foi graças a sua atenção na melhoria contínua que boa parte de suas ideias surgiu; sempre com o intuito de fazer mais e melhor.
“Você nunca sabe de onde a próxima grande ideia virá.”
4 – O empreendedor tem de saber montar uma equipe.
Além de entender suas limitações, Walt Disney reconheceu que não poderia colocar todos os seus planos em prática sozinho. E além de contar com seu irmão Roy na http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistração do negócio, outro mérito do empresário foi contar com pessoas de enorme sucesso, como o lendário desenhista Ub Iwerks, que foi o responsável por liderar a equipe criativa das animações; e o executivo Herman Kamen que foi responsável por licenciar a marca em todo o mundo.
“Você pode desenhar, criar e construir o local mais maravilhoso do mundo. Mas são as pessoas que transformam os sonhos em realidade”.
“Eu tenho uma organização em que as pessoas são realmente especialistas. Elas precisam estar todas juntas, e essa é a minha função.”
5 – Derrotas pavimentam o caminho do sucesso.
Antes de se tornar um empreendedor lendário e o criador de diversos sucessos, Walt Disney acumulou derrotas. Além de ter sua arte contestada, ele foi até mesmo despedido de um jornal, por… aspas… falta de criatividade.
Apesar disso, ele não desistiu de seus sonhos e posteriormente abriu sua própria empresa de ilustrações. A mesma que acabou indo a falência.
Quando se recuperou, Walt conseguiu emplacar um grande sucesso no mundo dos desenhos: o coelho Oswald.
Porém, por força contratual, Disney perdeu os direitos de sua criação e se viu novamente sem perspectivas.
E somente após amargar diversas derrotas é que ele conseguiu idealizar o personagem que posteriormente foi ilustrado por seu amigo Ub Iwerks e que ganhou o mundo: o Mickey Mouse.
Apesar de ter sido seu ponto de partida rumo ao sucesso, a criação foi apenas a primeira de uma série de tentativas que entre erros e grandiosos acertos, firmaram o nome de Disney como um dos maiores nomes de todos os tempos.
Diante desse cenário, é possível perceber que muitas vezes, uma coleção de fracassos não é a sentença de fim, mas sim os insumos para a construção de uma estrada de sucesso.
Essas são 5 lições de Walt Disney para todo empreendedor. Qual delas é a sua favorita? Compartilhe conosco nos comentários.
Esse conteúdo foi baseado em um texto escrito por Marcelo Nakagawa.
Facebook Comments