Famosa por seu pioneirismo e pelas soluções de A à Z, a 3M é referência mundial em inovação e tecnologia, e também uma corporação centenária que nos traz valiosas lições sobre empreendedorismo.
A empresa que hoje é referência em quase todo tipo de produto, atualmente possui mais de 100 mil patentes, mas começou bem diferente.
Nascida em 1902, a partir de um consórcio de 5 empresários da cidade de St. Paul, no Estado de Minesotta, nos EUA, a empresa inicialmente atuaria exclusivamente no ramo de mineração, sob o nome de Minnesota Minning and Manufacturting Corporation; ou Companhia de Mineração e Manufatura de Minnesota, em português; nome que mais tarde seria conhecido simplesmente como 3M.
A ideia inicial era explorar uma área promissora no estado do Minnesota, com o objetivo de encontrar um mineral chamado Corindo, que tinha grande utilidade na fabricação de materiais abrasivos. Mas, apesar de ter gasto muito dinheiro; cerca de três anos depois, a operação se mostrou um grande fracasso, já que a jazida na verdade era de outro mineral de menor qualidade.
Ainda assim, para estancar o prejuízo, a empresa passou a utilizar o mineral encontrado para produzir folhas de lixas, que seriam vendidas para a população em geral, por um preço mais baixo do que as concorrentes; já que a matéria prima utilizada no abrasivo era pior do que as das demais.
A situação deu uma lição importante para os empresários ao demonstrar que a atividade minerária era mais arriscada do que parecia, e a produção de abrasivos, já que com a matéria prima em mãos, poderia ser um negócio muito mais interessante.
A partir desse insight, o grupo de investidores conseguiu persuadir o empresário Lucius Ordway, que decidiu investir uma quantia significativa na empresa, a fim de ampliar a produção de abrasivos com o intuito de suprir a demanda do mercado americano que crescia vertiginosamente na época.
Dessa forma, a 3M deu início a uma trajetória exitosa de constante reinvenção, abandonando a atividade minerária e se dedicando exclusivamente a transformação de materiais em produtos para o consumidor final.
Com essa nova filosofia, a 3M passou a comprar matéria prima e transformá-la em abrasivos que conquistaram o mercado local. Tanto que em 1910, a empresa recebeu aporte de novos investidores e migrou para a capital St.Paul, onde firmou seu QG que seria um dos polos mundiais de inovação.
A nova casa seria literalmente o laboratório da empresa que virou sinônimo de sucesso e cultura empresarial.
No local, a 3M passou a investir boa parte de seus rendimentos no setor de pesquisa e desenvolvimento, estimulando que cada funcionário pudesse também introduzir novos produtos para a empresa, recebendo uma gratificação interessante para tanto.
CULTURA VENCEDORA
A partir dali surgia uma cultura de constante inovação e introdução de novos produtos ao mercado; elemento que segundo o célebre autor Jim Collins, mentor de Jorge Paulo Lemann; foi o combustível principal para que a empresa se mantivesse em crescimento pelas décadas seguintes; se tornando literalmente uma companhia visionária.
O autor inclusive dedica boa parte de seu livro ‘’Feitas para Durar’’, às lições que foram dadas pela 3M ao longo dos anos.
Além de ser uma empresa que incentiva a inovação, e que tem uma cultura que se manteve intacta ao longo de seus mais de cem anos; a 3M nunca teve medo de criar e introduzir novos produtos; mesmo se estes novos produtos prejudicassem a venda de seus próprios produtos já existentes.
Ao contrário da maioria das empresas; a 3M se destacou não só por introduzir produtos inovadores, mas também por não ter medo de tornar seus próprios produtos obsoletos; ou parcialmente ultrapassados.
Ainda nos seus primeiros anos, a empresa inovou ao criar a primeira lixa à prova d’água do mundo; produto que tornava as demais lixas obsoletas; o que incluía também seu carro chefe na época.
As lixas d’água não só colocaram a 3M na ponta da inovação, como também foram importantíssimas para a indústria automobilística; mercado que estava em franca expansão na mesma época; principalmente nos EUA, através de empresas como General Motors e Ford.
Surfando a onda dos carros, a 3M também revolucionou o mercado ao criar a fita de mascaramento, que permitia que os fabricantes automobilísticos utilizassem mais de uma cor em seus veículos, sem prejuízo da pintura final. Produto que gerava diferenciais para as montadoras e que também introduzia a 3M a um mercado totalmente novo que ela mesma criou; e que seria expandido também todo tipo de pintura.
Já na década de 20, a empresa passou a incentivar o uso de testes e pesquisas com consumidores comuns dentro de seus laboratórios, a fim de encontrar novos produtos que fossem capazes de solucionar pequenos problemas do dia a dia das pessoas.
Com esse espírito, em 1925, o funcionário Richard Drew criou a Scotch Tape, a fita adesiva que poderia ser utilizada para uma infinidade de situações, e que resistia até mesmo à pequenas pressões; permitindo até a colagem provisória de objetos.
E o melhor, a fita era barata para ser produzida, e ao mesmo tempo, conferia uma boa margem de lucro para a empresa, mesmo sendo vendida por um preço acessível; o que fez a 3M vislumbrar que o produto poderia atender as mais diferentes necessidades dos lares americanos; como de fato aconteceu.
Além de revolucionária, a fita foi introduzida poucos anos antes do momento em que ela mais seria procurada; uma vez que quatro anos depois, a Bolsa de Nova York sofreria o seu grande Crash, que introduziria os EUA em sua maior crise; gerando enorme desemprego.
Com a crise, milhares de americanos não tinham como comprar novos produtos e itens do lar, e precisavam usar a criatividade para manter ou reparar os poucos objetos que tinham. Nesse cenário, a Scotch Tape era a solução perfeita para quase todo objeto quebrado ou avariado.
Graças a esse produto simples, mas multiuso, a empresa conseguiu crescer imensamente enquanto praticamente todo o mercado retraía; e esse movimento permitiu que a 3M realizasse seus primeiros passos rua a sua internacionalização; chegando à Europa anos depois, através de um consórcio com outras empresas, que recebeu o nome de Durex Corporation.
A partir da década de 30, a empresa continuou inovando ao criar a fita adesiva transparente, conhecida popularmente como Durex; que ajudava a fechar embalagens; identificar encomendas, entre outras utilidades.
A 3M E A 2a GUERRA MUNDIAL
Graças a sua expansão para a Europa, a 3M possuía operações nas nações que entraram na 2ª Guerra Mundial, e o conflito atuou de forma mista para a empresa.
Ao mesmo tempo que criava dificuldades de logística e matéria prima, a guerra também indicou lacunas nas quais a criatividade da empresa poderia entrar em cena; e dessa maneira, a 3M desenvolveu diversas soluções que foram indicadas pela necessidade dos combatentes e dos moradores das localidades em batalha.
Nesse contexto, foram criados os primeiros produtos da empresa com tecnologias magnéticas, refletoras e até filamentos para eletricidade. Assim também surgiam as primeiras fitas dupla face, usadas para selagem de equipamentos e muitas outras funções.
E assim, mesmo diante de um cenário caótico, a 3M enxergava os momentos de dificuldade para inovar e prover novas soluções. Tanto criando novas utilidades para as tecnologias que ela já possuía; como também criando tecnologias inéditas.
E enquanto muitos empresários choravam, a 3M não produzia os lenços, mas fazia uma larga quantidade de produtos que conquistavam lares, fábricas e empresas da América e da Europa.
Crescendo cada vez mais, tanto em faturamento como em áreas de atuação, nos anos seguintes a 3M abriu o seu capital na bolsa de valores; e com os novos aportes, conquistou vários outros países, como o Brasil, a partir de 1946; e ao mesmo tempo, ela introduziu inovações no mercado mundial, com produtos para limpeza, fotografia, papelaria, radiologia, e até mesmo para as áreas ortodôntica e hospitalar.
Tais fatos fizeram com que em 1970, a empresa já ultrapassasse 5 bilhões de dólares em vendas em todo o planeta. Conquistados graças a perpetuidade da cultura de inovação através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Mas, apesar de várias inovações marcantes, a empresa também teve vários erros e equívocos, graças a seu processo constante de tentativas. Ainda assim, um suposto erro abriu caminho para um verdadeiro best seller.
Enquanto o engenheiro Art Fry pesquisava, sem sucesso, por um novo tipo de adesivo para a empresa, ele passou a utilizar as sobras de seus testes em pequenos pedaços de papéis, que se colavam provisoriamente em diferentes superfícies. Dessa forma, ele começou a usar os papeizinhos para marcar o seu hinário durante os cultos de sua Igreja.
Pouco tempo depois, a atividade que começou despretensiosa, e parecia algo perdido; deu origem ao Post It; um dos maiores sucessos da 3M; que se tornou um produto importantíssimo para estudantes e profissionais de todo o mundo.
Assim surgia na década de 80, mais um produto da 3M, que era aparentemente simples, mas de grande valor; e que veio ao mundo a partir do estímulo ao espírito empreendedor de seus funcionários, consolidando um grande exemplo do chamado intraempreendedorismo.
E nos anos seguintes, a 3M continuou inovando e ampliando seu leque de atuação, que hoje também conta com itens farmacêuticos, componentes para eletrônicos e muito mais.
Hoje, a empresa está presente em mais de 200 países, comercializando a incrível marca de mais de 55 mil diferentes produtos. O que conferiu a empresa um faturamento de mais de 32 bilhões de dólares em 2020; registrando um crescimento de 0.1 por cento, apesar da crise.
E por conta de todos os seus feitos, a 3M é uma das empresas mais respeitadas do mundo e é mais uma história de sucesso que merece ser contada em nosso canal.
Facebook Comments