A HISTÓRIA DA SAMSUNG

Conheça a História da Samsung

 Uma das maiores empresas do planeta, a Samsung é responsável por produtos que fazem parte da vida de milhões de pessoas e que tem a inovação em seu DNA.

E o que hoje é um colosso começou de uma maneira bem diferente. Mas, ao contrário de muitas empresas que contaram exclusivamente com o brilhantismo de seus fundadores, a Samsung é um caso de uma amálgama entre o setor público e o privado.

Nascida na Coréia do Sul, a empresa se tornou mais do que uma corporação e passou a ser uma espécie de representação de uma nação que enfrentou guerras, dificuldades e conseguiu prosperar através do incentivo à inovação e ao empreendedorismo.

Por conta disso, a história recente do país se confunde com a da empresa que surgiu em 1938, a partir do sonho de Byung Chull Lee, que criou um negócio para atuar em uma área totalmente diferente do que a empresa atua hoje: a venda de alimentos.

Então com 28 anos, Lee era descendente de uma família rica, e já havia sido dono de algumas plantações de arroz, quando decidiu criar uma empresa de importação e exportação de alimentos que comercializava alimentos desidratados e macarrão. Surgia assim a Samsung Trading Company na cidade de Daegu.

O nome é uma a junção da palavra Sam que significa três e Sung que é estrela, ambas em coreano. E o número três é visto como sinal de grandeza e força no país. E as três estrelas foram parte do logotipo da empresa até 1993.

O negócio surgia em uma Coréia ainda unificada, mas totalmente carente e com pouquíssima infraestrutura, que tentava se livrar de anos de dominação japonesa, que havia transformado o país em um protetorado nipônico, limitando o crescimento da região que se tornava praticamente uma colônia.

Na prática, os coreanos haviam retomado o controle do país, mas ainda havia um impasse jurídico e diplomático que só seria resolvido anos depois, com o fim da 2ª Guerra Mundial.

Nos anos anteriores, a Coreia havia se aproximado intensamente dos EUA, que se tornaram grandes parceiros não apenas na libertação do país, mas também no fomento do país asiático e da sua economia.

Com o incentivo dos EUA, a Coreia estava no mapa do comércio mundial, o que abriu espaço para o crescimento de negócios locais. Especialmente aqueles que conseguiam aproveitar o fluxo de entrada e saída de produtos do país. Setor que Byung Lee passou a atuar através da Samsung, tendo os seus principais clientes na China e na Manchúria.

A empresa que começou pequena, surfou em uma onda de grande crescimento nos primeiros anos, especialmente pelo tímido enriquecimento da população coreana, e também pela alta demanda de compradores internacionais.

Dessa forma, nos primeiros dez anos, o negócio já se tornou um dos maiores do país, intermediando a venda de produtos e também apostando no controle total das operações, quando passou a contar também com seus próprios moinhos e fábricas.

Estrutura que ampliou o leque de produtos da companhia, que passou a vender também tecidos, farinha, açúcar e algodão. E que também fez com que a empresa mudasse sua sede para a capital Seoul; contando com diferentes operações em várias cidades coreanas.

Porém, a prosperidade da empresa e da própria Coréia foi extremamente abalada pelo desenrolar da nova definição geopolítica da região, em razão dos tratados que foram celebrados após a Segunda Guerra Mundial; o que fez com que o Norte do país passasse a ser de controle provisório da União Soviética e o Sul sob o controle provisório dos EUA.

SEPARAÇÃO DA KOREA – GUERRA DA KOREA

Inicialmente, a ideia era assegurar que a Coréia pudesse garantir sua independência e não sofresse qualquer tentativa futura de dominação dos japoneses. O que culminaria na posterior unificação do país.

Porém, a União Soviética não aceitou promover a reunificação em 1947, e assim foi oficializada a divisão da Coréia com a fundação da República da Coréia, que se tornou mundialmente conhecida como Coréia do Sul; e a República Democrática Popular da Coréia, conhecida como Coreia do Norte.

O movimento por si só abalava a economia local, e impactava severamente o negócio da Samsung; e para completar o Norte decidiu invadir o Sul e realizar a unificação do país em torno de um único país comunista, sob o comando do governante Kim Il Sung, avô de Kim Johg Un.

Dessa forma, em 1950, deu-se início à Guerra da Coréia, que colocou os dois lados um contra o outro, com o Norte sendo apoiado pela União Soviética e a China, e o Sul com suporte dos EUA; em uma briga que durou 3 anos, não teve vencedor e que consolidou a separação em dois países independentes; que continuaram com tensões nas décadas seguintes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos