A HISTÓRIA DE CAIO CARNEIRO

Caio Carneiro é hoje um dos empreendedores brasileiros de maior sucesso nas redes sociais.

Autor do Livro ‘’Seja Foda’’, um dos livros mais vendidos do Brasil, Caio é uma grande referência no Marketing de Rede e regularmente participa de diversos eventos por todo o país.

Conhecido por sua energia e por seu poder de oratória, Caio vem influenciando a vida de milhões de jovens e adultos, principalmente através de seus livros e palestras.

Ainda assim, poucas pessoas conhecem toda a trajetória de Caio, e nesse vídeo, vamos contar como tudo começou e como Caio se tornou tão famoso.

https://www.youtube.com/watch?v=sW7h5N6FozA

Natural de Granja Viana, na Grande São Paulo, Caio faz parte da terceira geração de empreendedores de sua família. Seu avô foi um empreendedor de sucesso e criou um negócio que foi durante anos o alicerce de sua família.

Seu pai também seguiu o caminho do Empreendedorismo, e desde cedo, Caio também mostrou aptidão para a carreira empreendedora.

Ainda na escola, Caio conta que desde cedo descolava algo para vender para os colegas, e aos poucos aprendia os prazeres de realizar uma venda, se tornando melhor a cada nova experiência.

Depois, Caio identificou que havia uma oportunidade para começar seu primeiro negócio informal dentro da escola.

A ideia veio durante o Recreio, em que os alunos tinham uma pausa de alguns minutos em que podiam ficar fora da sala de aula e fazer um lanche.

Porém, mais da metade do tempo do Recreio era gasto pelos alunos enfrentando as longas filas da cantina da escola. Além de terem que disputar um lugar para pegar o lanche desejado, os alunos se enfileiravam para comprarem as fichas dos alimentos que desejavam; o que tomava um tempo enorme.

Percebendo que havia um grande problema e uma enorme insatisfação nos alunos, Caio vislumbrou uma maneira de resolver essa questão e também ganhar seus primeiros lucros, de uma maneira bem simples.

Primeiro, ele comprou várias fichas na cantina para cada tipo de alimento que era vendido. Depois, ele revendia as fichas aos colegas por um preço mais caro, tendo assim o seu lucro.

Apesar de cobrar mais caro pelas fichas, Caio fornecia aos outros alunos a possibilidade de economizarem tempo. E ao explicar esse diferencial competitivo e a possibilidade de os colegas comprarem literalmente mais tempo livro no Recreio e menos tempo nas filas, Caio começou a ter seus primeiros clientes fiéis.

Dessa forma, Caio aprendeu desde cedo a agregar valor a um produto e a facilitar a vida de outras pessoas. Além disso, ele descobriu uma forma de também fidelizar uma lista de clientes.

Após o período escolar, Caio começou a trabalhar na empresa de seu avô, aos 17 anos de idade.

A experiência com o avô seria muito mais do que uma relação profissional. Na empresa, Caio executou e acompanhou as mais diversas atividades, e aprendeu valiosos ensinamentos sobre disciplina, organização e ética de trabalho. Além disso, o contato com seu avô deu a Caio seu primeiro e grande mentor. Através do convívio com o avô, Caio aprendeu bastante sobre liderança, ao testemunhar os exemplos de seu próprio avô.

Apesar de não ter uma remuneração grande, ou de ter começado relativamente cedo a vida profissional, a experiência foi a grande escola para o futuro de Caio.

Porém, apesar deste tempo valioso junto do Avô, cerca de cinco anos depois um evento transformou totalmente a vida de Caio.

Quando Caio tinha 23 anos, seu avô teve um infarto fulminante na sua frente, e acabou falecendo.

A experiência foi traumática, e a partir dali, Caio quis trilhar um caminho fora da empresa da família, criando seu próprio caminho; tentando não se lembrar daquele fatídico dia.

DESCOBRINDO O MARKETING DE REDE

Nessa caminhada por um novo horizonte, Caio se deparou por acaso com uma alternativa que até então ele não conhecia.

Uma amiga lhe pediu para avaliar uma apresentação de vendas que ela faria em nome de uma Empresa de Marketing de Rede. O intuito era que a amiga ficasse mais segura com a apresentação, e Caio seria um mero ouvinte buscando ajudar a amiga.

Porém, ao ouvir as palavras da amiga, Caio acabou se encantando com as possibilidades daquele mercado.

No Marketing de Rede, conhecido também como Marketing Multinível ou Marketing de Relacionamento, as empresas realizam a chamada Venda Direta ao consumidor, em que o produto é enviado diretamente da fábrica para o cliente, por intermédio de um consultor.

Além disso, a modalidade multinível, agrega na venda direta, a possibilidade de remuneração por comissão para o consultor envolvido e também para os demais membros de sua rede, que podem estar em níveis mais altos ou semelhantes a aquele consultor.

Por conta disso, a modalidade conquistou adeptos em todo o mundo, e permite que uma pessoa seja remunerada tanto pela venda que realizou, quanto pelas vendas que a sua rede realiza. Em alguns casos, há também uma bonificação pelo número de membros que são acrescidos a rede de cada associado.

Considerada polêmica no Brasil, a modalidade é conhecida por ser de fácil acesso, bastando muitas vezes ao candidato a consultor, realizar o pagamento de uma taxa de ingresso à rede. Em contrapartida, esse candidato irá receber treinamento e suporte da Empresa para que ele possa realizar vendas e também atrair mais pessoas para a sua rede.

A modalidade é bastante estudada. Alguns acreditam que se parece com um esquema de pirâmide, mas há também muitos entusiastas, como o Autor do livro Pai Rico, Pai Pobre; Robert Kyosaki, e o presidente americano Donald Trump.

No Brasil, existem várias empresas que oferecem essa modalidade como Jeunesse, Hinode, Polishop, entre outras.

No caso de Caio, a empresa apresentada por sua amiga foi a americana Monavie, uma empresa que atuava no ramo de alimentação saudável e que comercializava barras de cereais, bebidas e energéticos naturais. A ideia da empresa era vender produtos feitos com ingredientes naturais como a fruta amazônica camu-camu.

Encantando, Caio decidiu se aprofundar mais sobre aquele mercado, e descobriu que além de ser uma área por si só promissora, pelo modelo de negócio com uma baixa barreira de entrada; havia uma grande peculiaridade: era um modelo meritocrático.

Nele, o sucesso do consultor estava praticamente associado à capacidade e à habilidade do empreendedor de realizar vendas e de conquistar novos associados para fazerem parte de uma rede.

Além disso, formada a rede, o consultor agiria literalmente como um pequeno empreendedor dentro da organização, liderando e gerindo sua rede de associados; também recebendo uma comissão por cada venda gerada por eles.

Percebendo que a partir dali o sucesso dependeria praticamente do seu próprio esforço, Caio investiu e se dedicou pra valer ao negócio; tomando integralmente seu tempo.

Sabendo da necessidade de atrair novos associados para sua rede, Caio começou a participar de eventos presenciais, e também apresentou o modelo de negócio para amigos e conhecidos. As estratégias pouco a pouco foram sendo bem-sucedidas e deram a ele seus primeiros associados e clientes.

A cada nova venda, Caio percebia a importância que suas experiências anteriores tiveram em sua formação como empreendedor. Não só como vendedor, mas também como líder de outros empreendedores de sua rede, seguindo os ensinamentos de seu avô.

Visando crescer mais, ele chegou a alugar um espaço em uma escola de Inglês na Cidade de Alfenas, MG, para realizar uma palestra, em que apresentaria a empresa e seus produtos para uma plateia relevante.

Em franco crescimento e aplicando suas habilidades de vendas, a palestra poderia ser a grande oportunidade para conseguir um resultado expressivo dentro daquele negócio.

Cheio de planos e cuidando de cada detalhe da apresentação, Caio estava pronto para se apresentar no espaço alugado e já tinha todo o script pronto para conquistar mais clientes. Porém, havia um detalhe: não havia ninguém na palestra.

Apesar de uma perspectiva animadora, ninguém apareceu na hora da palestra, e Caio teve sua primeira grande decepção como empreendedor.

Após voltar para São Paulo, dirigindo mais de 500 quilômetros, Caio encontrou seu pai; que perguntou como foi a palestra. E ele disse: ‘’foi ótima. Ninguém falou mal da minha apresentação.’’

A resposta bem-humorada foi uma espécie de fuga da decepção daquele momento. Mas, sua reação foi uma forma que ele encontrou para ressignificar aquela experiência.

Se para a grande maioria das pessoas aquele momento colocaria um ponto final em suas intenções; ele decidiu persistir, e entender que se o resultado tinha sido péssimo, a culpa era toda sua; e que seria necessário muito mais esforço para conseguir aquilo que ele queria.

E, o mais importante, aquele momento era uma espécie de prova de fé para ele, e que ele iria continuar firme com seu objetivo

Dessa forma, ele deu ao fracasso um novo significado, transformando aquele dia em apenas uma fase de uma caminhada.

Aceitando que existiriam dezenas de fracassos no caminho, e que aquele seria apenas o primeiro grande fracasso, e que viriam muitos outros pela frente; Caio continuou se apresentando em eventos e buscando um a um novos clientes e associados.

E a cada meta concluída, ele buscava uma meta ainda maior.

Segundo ele, esse desejo vem do fato de ele ser um eterno insatisfeito e sofrer, em suas palavras, de insatisfação positiva progressiva permanente.

Uma maneira bem-humorada de dizer que ele quer sempre mais. Mesmo que seja apenas conquistar um objetivo maior.

Foi dessa maneira, que em menos de 2 anos, Caio atingiu um enorme sucesso dentro da Monavie, conquistando seu primeiro milhão de dólares com apenas 25 anos de idade. Um feito considerado extraordinário, principalmente em no mercado de relacionamento, em que existem várias pessoas que atingem bons resultados, mas não tão extraordinários como ele conseguiu; e com tão pouca idade.

A marca fez com que seu nome fosse alçado ao posto de um dos maiores especialistas em vendas e em Marketing de Relacionamento do Brasil, rendendo convites para palestras e seminários. Todos sempre lotados.

Caio também chegou a aparecer em revistas e reportagens como sinônimo do sucesso da modalidade no Brasil.

Ainda assim, o sucesso de Caio dentro da filial brasileira da Monavie não foi capaz de salvar a empresa de um processo milionário de falência; que fez com que ela encerrasse suas atividades em todo o mundo.

Porém, a capacidade de oratória e as habilidades de vendas de Caio fizeram com que seu nome se tornasse uma marca a parte da Monavie; fazendo com que ele fosse requisitado para ajudar empreendedores de outras empresas dentro e fora do Marketing Multinível.

Dentro desse mercado, Caio se associou à Jeunesse, uma empresa do ramo que atua na venda de produtos de nutrição e cuidados pessoais, que vem tendo grande crescimento no país.

Fora dele, Caio se tornou uma espécie de guru das vendas no Brasil, participando de diversas palestras, seminários e eventos. Ele também tem um canal no Youtube com mais de 285 mil inscritos, no momento desta redação. Além disso, ele é autor dos livros ‘’ Seja Foda’’ e o mais recente ‘’Enfodere-se’’.

O livro Seja Foda, foi o mais vendido na categoria Negócios no ano de 2019, superando outros livros como Ponto de Inflexão, Me poupe e do Mil ao Milhão. Curiosamente, o décimo livro mais vendido de 2019 foi a edição especial do título, chamada de Black Edition.

Essa autoridade nas redes e nas livrarias fez com que Caio se tornasse um empreendedor respeitado por vários empreendedores. Inclusive por Flávio Augusto da Silva, que o acompanhou na edição de 2020 do evento Power House.

Para Caio, os esforços e as conquistas se resumem no simples desejo de Ser Foda. Porém, não com a conotação tradicional, e sim de uma espécie de acrônimo.

Seja FODA. Seja Feliz, Otimista, Determinado e Abundante.

A partir desse mantra, Caio ensina que é possível conseguir grandes conquistas, mas sem jamais esquecer que para se conseguir grandes feitos é preciso enfrentar grandes desafios, encarar vários fracassos e acumular várias palestras vazias; sem se esquecer nunca de ser F.O.DA. e jamais desistir.

Por conta desses elementos, a história de Caio Carneiro é mais uma história que merece ser contada em nosso canal…

https://extra.globo.com/emprego/cresce-venda-de-livros-de-negocios-confira-os-mais-procurados-o-que-dizem-os-autores-24127992.html

https://exame.abril.com.br/revista-exame/sonho-movido-a-camu-camu-na-monavie/

https://www.atribunamt.com.br/2016/09/29/referencia-no-mundo-dos-negocios-caio-carneiro-faz-palestra-hoje-na-cidade/

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