Considerada a maior empresa de alimentos do mundo, a Nestlé tem produtos que fazem parte de vida de milhões de pessoas e é também motivo de muita curiosidade.
Afinal de contas, como surgiu a empresa que tem produtos alimentícios de A à Z?
Tudo começou na cidade de Vavey, na Suíça na segunda metade do século 19, quando o farmacêutico suíço Henri Nestlé passou a trabalhar em uma fórmula para ajudar no combate à desnutrição infantil, que era recorrente na Europa na época. A ideia era conseguir um alimento que fosse barato, fácil de estocar e que pudesse fornecer uma gama básica de nutrientes.
Foi assim que ele combinou o leite com açúcar e farinha de trigo, chegando ao que conhecemos como farinha láctea. Inicialmente a invenção era usada para ajudar crianças que tinham problemas alimentares. E em pouco tempo, a ideia se tornou um negócio.
O produto começou a ser comercializado em 1866 com o nome de Farinha Láctea Nestlé. E logo em seus primeiros dias ganhou notoriedade por ter uma espécie de função médica, dada a sua capacidade de recuperar crianças que sofriam de desnutrição. E, o melhor, o produto era consideravelmente barato.
Aos poucos, a agora empresa Nestlé não só conquistava novos clientes como mantinha um rigoroso controle de qualidade de seu produto. Todos os esforços eram pensados para tornar a produção cada vez melhor e mais higiênica, com foco na saúde dos consumidores.
O sucesso comercial foi questão de tempo, e alguns anos depois a empresa já tinha uma estrutura fabril consolidada e conquistava outros países da Europa, como Alemanha, França e também conquistou o Reino Unido, onde ela construiu uma nova fábrica.
Em cerca de 5 anos, a invenção já cruzava os mares e estava sendo exportada para países da América e também para a Austrália.
Para não ficar refém de um único produto, Henri Nestlé também investiu na produção de leite condensado, um produto que fazia muito sucesso na época, principalmente por poder ser estocado por longos períodos de tempo, e ser uma fonte robusta de energia.
Curiosamente, o produto era o carro chefe de outra empresa suíça, a Anglo Swiss, que dominava o mercado na ocasião, e que havia surgido coincidentemente no mesmo ano que a Nestlé.
Na época, apesar da farinha láctea ser um produto muito popular, as suas margens de lucro eram apertadas. Enquanto no caso do leite condensado a margem era muito mais interessante; o que encheu os olhos do empresário.
Como a Nestlé já tinha um suprimento relevante de leite e açúcar, a aposta no leite condensado fazia total sentido no negócio e aproveitava boa parte da estrutura que já estava consolidada. E assim, o leite condensado foi mais um produto de sucesso da empresa.
Em 1875, aos 60 anos de idade, Henri Nestlé decidiu se aposentar e vendeu a empresa para um grupo de empresários que transformaram o negócio em uma sociedade anônima.
AQUISIÇÕES
A nova configuração fez com que a empresa ganhasse ainda mais território, e consolidou uma das estratégias-chave da empresa ao longo dos anos posteriores: as aquisições.
A Nestlé passou a não só exportar seus produtos, como também a comprar fábricas e marcas já consolidadas em outros países. Exemplo disso foi a aquisição de uma fábrica de leite condensado na Noruega, no final daquele século.
Posteriormente, houve uma nova estratégia de expansão da marca, que passou a contar com sua primeira fábrica nos EUA, em 1900; fato que seria muito importante no futuro.
FUSÃO
Cerca de 5 anos depois, os donos da Nestlé entenderam que a competição no mercado de leite condensado internacional era cada vez mais prejudicial não só para ela, mas também para sua principal concorrente, a Anglo Swiss. Para manter a competição viva, a cada momento uma das empresas sacrificava mais e mais suas margens para sobreviver a batalha por preços mais atraentes.
E por conta desse problema, houve um acordo para que as duas empresas fizessem uma fusão, a fim de dominar o mercado de leite condensado em todo o mundo, formando a maior corporação do setor, que passou a se chamar Nestlé and Anglo Swiss Milk Company.
A fusão deu a nova empresa uma vantagem competitiva enorme, e um caixa que permitiu a expansão a partir de fábricas próprias, eliminando intermediários e os custos de exportação. Nos anos seguintes foram construídas fábricas na Austrália e na Ásia.
Além disso, a empresa investiu em outros produtos lácteos como o Chocolate, um produto que também tinha a Suíça como um de seus principais polos produtores.
Na década seguinte um evento foi extremamente importante para a história da Nestlé: a 1ª Guerra Mundial.
1a GUERRA MUNDIAL
No início, o conflito aqueceu imensamente o mercado de suprimentos alimentícios, especialmente porque as latas de leite condensado eram essenciais para os combatentes, pois eram fáceis de estocar e tinham enorme valor nutricional.
Preparada, a Nestlé conseguiu lucrar imensamente durante os primeiros anos do conflito.
Mas, com o passar dos anos, a Guerra modificou a Geografia da Europa e desenrolou uma série de problemas e embargos que prejudicaram a logística de produção e exportação da Nestlé; e também afetou suas integrações com os diferentes mercados da Europa.
Na ocasião, a Nestlé contava com 20 fábricas, mas o impacto fez com que boa parte delas ficasse totalmente vazia, devido as dificuldades de se conseguir os insumos para a fabricação de seus diferentes produtos. Dessa forma, sua atuação na Europa sofreu um enorme impacto, bem como boa parte dos mercados que recebiam produtos que de lá eram enviados.
Para tentar resolver a situação, a Nestlé pôde contar com o caixa que conseguiu nos primeiros anos do conflito, e assim comprou algumas fábricas nos EUA, para atender não só a demanda do país, que estava crescendo muito na época, como também para ter a Terra do Tio Sam como seu novo grande ponto de distribuição para o mundo.
A estratégia foi imensamente vitoriosa e garantiu uma passagem tranquila até mesmo pela Grande Depressão, que assolou os EUA em 1929.
Naquele mesmo ano, a Nestlé comprou uma das maiores fábricas de chocolate da Suíça, e fez do chocolate o seu segundo produto mais vendido.
Especializada em derivados de leite, a empresa também desenvolveu tecnologias de conservação e transformação, como a produção de leite em pó; que era um de seus carros-chefes.
A tecnologia foi o passaporte para um de seus produtos de maior sucesso que surgiria em 1938, depois de uma situação curiosa e que aconteceu aqui mesmo… no Brasil …
NESCAFÉ
Na década de 30, o país sofria com uma séria crise no mercado de café, que combinava baixo preço com uma safra recorde, que fez com que o governo tivesse que intervir, já que era um dos principais produtos nacionais.
Em meio ao problema, autoridades brasileiras entraram em contato com representantes da marca suíça e sugeriram que o café brasileiro fosse transformado em pó, seguindo a mesma tecnologia que era usada para o leite.
Durante sete anos, o departamento de pesquisa da Nestlé estudou uma forma de criar um café instantâneo que conseguisse preservar o seu aroma natural; até chegar ao que resultou no Nescafé; produto que foi introduzido no mercado americano em 1938.
O produto foi um enorme sucesso e logo conquistou a Argentina e também a Europa.
Além de colocar a Nestlé em outro mercado, a invenção foi crucial durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter tido um problema semelhante ao que aconteceu na Primeira Guerra, a gigante emplacou um contrato de suprimentos de Nescafé para o Exército Americano que foi extremamente lucrativo, e que ajudou também a popularizar o produto nos países em conflito.
Após a Guerra, a Nestlé saiu mais forte do que nunca. Além de atuar em diferentes mercados, a empresa saiu do conflito com o caixa encorpado e deu início a um novo plano amplo de aquisições de empresas europeias que estavam em sérias dificuldades depois do conflito.
A CRIAÇÃO DE UM IMPÉRIO ALIMENTÍCIO
Foi assim que a Nestlé entrou fortemente no mercado alimentício como um todo, com destaque para a aquisição da popular Maggi, especializada em produtos instantâneos e temperos.
Com as aquisições, que se estenderam pelas décadas seguintes, o portfólio da gigante passou a ter também empresas de comidas congeladas, sorvetes, bebidas e muito mais. Tudo combinado com um sistema sofisticado de fabricação e logística que era melhorado continuamente; orquestrando uma sinergia quase perfeita que a tornou uma das maiores empresas do planeta.
Até então, a Nestlé mantinha o espírito de sua fundação com comidas acessíveis, fáceis e que facilitavam a vida dos consumidores. Porém, a partir do final da década de 70, a gigante dos alimentos decidiu ir muito mais além, se tornando Nestlé S.A.; uma empresa com empreitadas múltiplas.
Primeiro, ela adquiriu laboratório Alcon, que fez parte de seu portfólio por várias décadas, e que a colocou no mercado farmacêutico. Depois, ela entrou também no mercado de cosméticos, ao adquirir a maior parte das ações da L’Oreal; empresa que esteve em seu portfólio até 2014.
Para completar, também houve a aquisição da Friskies, o que fez a gigante atuar também no mercado de comidas para animais de estimação.
Enquanto se consolidava como um colosso com atuação em diferentes áreas, em sua essência a empresa também lançou sucessos mundiais como o Nesquik, lançado como Quik em 1948 e o Nestea, lançado em 1961.
E na década de 80 surgiu o Nespresso, que décadas depois se tornaria extremamente popular, principalmente pela linha de cafeteiras que é mais um produto da gigante; que conta com lojas e cafeterias mundo afora.
Ao longo dos anos foram diversas outras aquisições, como a marca de ração para cachorro Purina e a Rowntrees, que produz o célebre chocolate Kit Kat.
Curiosamente, a Nestlé possui os direitos sobre o chocolate em todo o mundo, com exceção dos EUA. Por lá, o chocolate é uma propriedade da Hershey’s, que tinha um contrato antes da venda, e que vale até hoje.
Na mesma linha, a Nestlé possui apenas em território americano, os direitos sobre o Ovomaltine.
Aqui no Brasil, a Nestlé adquiriu também algumas marcas, com destaque para a fabricante de chocolates Garoto e a água São Lourenço.
Em seu portfólio também estão marcas de luxo como Perrier, San Pelegrino e Hagen Dasz.
Hoje, a gigante é a líder de mercado em vários seguimentos. É a maior vendedora de águas engarrafadas. A maior vendedora de cafés. A 5ª maior vendedora de Chocolates. E também a maior vendedora de alimentos para pets.
Ao todo, são mais de 2000 marcas reconhecidas sob seu guarda-chuva.
Todo esse sucesso tornou a Nestlé a maior fabricante de alimentos do mundo, e uma das 100 maiores empresas do planeta, figurando entre as 50 marcas mais valiosas.
Porém, seu sucesso não é unanimidade. Apesar de estar presente na maior parte dos lares do globo, a empresa sofre com polêmicas e acusações de várias frentes.
POLÊMICAS
Primeiro, existem críticas pelo fato de a empresa sacrificar recorrentemente a qualidade e o volume dos alimentos para aumentar suas margens de lucro.
Além disso, a empresa é uma das expoentes do mercado de chocolates que sofre com pesadas acusações acerca das condições de trabalho que são impostas nas fazendas de cacau mundo afora.
Outro ponto visto por muitos como negativo é o fato de o conglomerado atuar simultaneamente no mercado farmacêutico e no mercado alimentício; o que para muitos é um contrassenso.
Contudo, a Nestlé é responsável por diversas marcas e sabores que fazem parte da vida de bilhões de pessoas, e é capaz de oferecer alimentos acessíveis para grande parte da população mundial; o que faz também com que ela seja uma empresa querida e admirada.
E por conta de todos os seus feitos, a história da Nestlé é mais uma história que merece ser contada em nosso canal, sendo um pedido de vários de nossos inscritos.
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