O sucesso e o crescimento financeiro nem sempre são sinônimos de perpetuidade e consistência; e nesse vídeo separamos algumas empresas que um dia foram gigantes, mas que amargaram uma falência apoteótica e até deixaram de existir.
1 – Benq Siemens
A empresa que surgiu da fusão da taiwanesa Benq e da alemã Siemens foi criada em 2005 para tentar dominar o mercado de celulares em todo o mundo. Em apenas um ano, a empreitada foi responsável pela criação de mais de 30 modelos de celulares; levando-a ao posto de 6ª maior fabricante do mundo.
Porém, pouco mais de um ano depois a empresa pediu falência, mesmo se comprometendo a inundar o mercado com seus diversos modelos.
2 – Gurgel
A empresa brasileira fundada por João Gurgel revolucionou o mercado nacional e se tornou a primeira grande fabricante totalmente brasileira. Entre as inovações propostas pela marca estavam as carrocerias de fibra de vibro e até mesmo a criação de uma linha de carros com motor elétrico.
A título de exemplo, em 1976, João Gurgel apresentou seu primeiro modelo elétrico conceitual: o Itaipu, que foi apresentado em rede nacional no programa Silvio Santos.
Porém, com o passar dos anos, a empresa teve de contar com a boa vontade do Governo para viabilizar suas fábricas e sua produção.
E dessa forma, a empresa entrou em uma espiral de dificuldades financeiras; primeiro pela própria gestão que era considerada falha; segundo, porque não houve acerto entre a empresa e os governos nacional e estaduais, como o governo do estado do Ceará; que haviam prometido ajuda financeira através de empréstimos para a empresa.
Sem crédito, a Gurgel também sofreu com a concorrência de marcas estrangeiras, principalmente depois da abertura do mercado promovida pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
Outro problema para a empresa foi o incentivo governamental para que montadoras tradicionais produzissem modelos de pouca potência, popularizando os chamados carros Mil, com motor 1.0 ou inferior. Graças a tal política, os carros pequenos que a Gurgel pretendia lançar não foram páreos para carros como o Fiat Uno e VW Gol, por exemplo.
Com todos estes fatores convergentes, a empresa foi esmagada e pediu falência, sem contar com apoio de alguns governantes, que segundo algumas testemunhas, tinham se prometido a ajudar a empresa.
3 – Enron
A gigante corporação do setor de energia conseguiu atingir mais de 100 bilhões de dólares em faturamento em 2001; mas, foi descoberto um esquema que fraudou o seu balanço financeiro; o que desenrolou no maior escândalo da época, e que obrigou a empresa a pedir concordata.
4 – Lehamn Brothers
O tradicional banco americano faliu em 2008 após o estouro da crise de 2008 que começou com a chamada crise dos subprimes; uma espécie de crédito podre emitido pelas instituições financeiras, acreditando que o mercado americano conseguiria manter a solvência nos anos seguintes. No centro da crise, o banco havia se competido a honrar uma série de compromissos que foram inviabilizados pela queda geral dos mercados.
Com a crise, o banco decretou falência e vendeu o que restou de seus ativos para os bancos Barclays e Nomura.
5- Banco Nacional
O banco brasileiro ganhou notoriedade mundial como patrocinador de Ayrton Senna. Mas, apesar da imagem de sucesso atrelada ao piloto, o Banco começou a passar por dificuldades e chegou a sofrer uma Intervenção do Banco Central, na mesma época da morte do piloto. Contudo, o banco foi à falência, principalmente após se descobrir que eram usadas contas fictícias para inflar o seu patrimônio.
6- Varig
Outra gigante nacional, a Varig chegou a ser uma das melhores companhias aéreas do mundo, mas não aguentou continuar operando no burocrático mercado brasileiro de aviação. E assim, após entrar em recuperação judicial, a empresa declarou falência em 2008.
7- Parmalat
A empresa de laticínios era um colosso criado na Itália e que tinha operações consolidadas no Brasil.
Ela ganhou notoriedade por patrocinar e investir fortemente em times de futebol; como o Parma, de sua terra natal; e no Brasil, o Palmeiras e o Juventude.
Porém, foi descoberto em 2003 que a empresa tinha cometido diversas fraudes, que levaram seu ex-presidente à cadeia. O escândalo fez com que a empresa entrasse em processo de falência. Anos depois, a marca voltou ao mercado depois de ser comprada por outras empresas; mas é praticamente outra empresa hoje em dia.
E para você, qual outra gigante foi à falência? Compartilhe conosco nos comentários.
Essa lista foi baseada em um conteúdo postado pelo site Lista 10.
Facebook Comments