No último vídeo contamos a história do Desafio Pepsi, uma das maiores campanhas de Marketing de todos os tempos.
Através dela, a Pepsi conseguiu se consolidar como a segunda bebida mais vendida dos Estados Unidos, e além disso, conseguiu abocanhar boa parte da clientela da líder de mercado, a Coca-Cola.
O Desafio além de ajudar a Pepsi a conseguir novos clientes, deu a empresa um caixa encorpado que a permitiu fazer campanhas ainda maiores e contratar astros como Michael Jackson; possibilitando um crescimento ainda maior nos anos seguintes.
Mas, mais do que isso, a Pepsi fez com que a Coca tomasse uma decisão radical em 1985 e que talvez nenhuma outra empresa conseguiu.
Após realizar uma pesquisa, os executivos da Coca perceberam que a preferência de algumas pessoas pela Pepsi se dava principalmente por conta do sabor mais adocicado da bebida quando comparado à Coca.
Para resolver esse problema, a direção da Coca decidiu criar um novo sabor para a Coca Cola, com uma fórmula mais adocicada do que a original. Surgia assim a New Coke.
Porém, a nova fórmula não seria lançada como uma linha complementar à Coca-Cola tradicional; ela retiraria a fórmula original do mercado definitivamente.
A opção foi considerada ousada demais mesmo antes de começar.
Por que a líder de mercado vai mudar sua fórmula para combater a vice-líder?
E por que fazer isso quando a vantagem ainda é expressiva?
Mesmo contra as críticas, a Coca Cola lançou a New Coke através de um grande projeto de Marketing e Propaganda.
Junto com a promoção do novo sabor, a Coca anunciou que em algumas semanas, a receita original não seria mais encontrada nos supermercados.
Porém, ao chegar ao mercado, a New Coke foi alvo da ira dos consumidores da Coca.
Além do sabor não ser aceito e encalhar nas prateleiras, os clientes se reuniram e realizaram diversos protestos pelos EUA pedindo o retorno da fórmula original.
Para completar, foi criado uma espécie de mercado paralelo para as unidades remanescentes da fórmula original.
Enquanto algumas pessoas compravam latas e garrafas da Coca original para consumo próprio, pagando preços consideravelmente mais altos; outras pessoas compraram unidades para guarda-las e leiloá-las depois de algum tempo; acreditando que a mudança seria perpétua e que as unidades se valorizariam imensamente.
Além da péssima repercussão, a New Coke amargou em vendas e em poucos meses a Coca Cola reestabeleceu a fórmula original que é vendida até hoje e retirou a New Coke de circulação.
Apesar de ter durado pouco tempo, a New Coke foi responsável pelo maior prejuízo da empresa até hoje, e por conta disso é considerada um dos ou talvez o maior fracasso de todos os tempos de uma gigante.
Porém, um fato ainda mais curioso aconteceu logo depois.
O SEGREDO DAS FORTUNAS BILIONÁRIAS
Se antes da New Coke as vendas da Coca-Cola caíram com o sucesso do Desafio Pepsi, depois que a Coca anunciou que a fórmula original voltaria, e seria a única bebida comercializada, as vendas aumentaram e se tornaram até mesmo maiores do que antes da polêmica.
Se a estratégia da New Coke foi um desastre, o retorno da versão Original foi uma grande jogada no final das contas, e fortaleceu muito a percepção de valor da empresa junto aos seus consumidores.
Na prática, é como se o evento consolidasse a ideia de que para as pessoas valorizem algo, elas precisar perder aquilo que amam.
De toda forma, o Desafio Pepsi e a New Coke são dois capítulos importantíssimos não só na Guerra das Colas, mas também que fornecem lições importantes sobre Empreendedorismo, literalmente na prática.
E até hoje, talvez a situação não tenha nenhum paralelo; afinal, provavelmente nenhuma outra empresa líder decidiu abolir o seu produto para se adaptar a uma concorrente que estava muito atrás dela.
Ainda assim essa é mais uma história importante e que traz valiosos ensinamentos. E por conta disso, é mais uma história que merece ser contada em nosso canal.
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