O MAIOR ERRO DA HISTÓRIA DA COCA-COLA

No último vídeo contamos a história do Desafio Pepsi, uma das maiores campanhas de Marketing de todos os tempos.

Através dela, a Pepsi conseguiu se consolidar como a segunda bebida mais vendida dos Estados Unidos, e além disso, conseguiu abocanhar boa parte da clientela da líder de mercado, a Coca-Cola.

O Desafio além de ajudar a Pepsi a conseguir novos clientes, deu a empresa um caixa encorpado que a permitiu fazer campanhas ainda maiores e contratar astros como Michael Jackson; possibilitando um crescimento ainda maior nos anos seguintes.

Mas, mais do que isso, a Pepsi fez com que a Coca tomasse uma decisão radical em 1985 e que talvez nenhuma outra empresa conseguiu.

Após realizar uma pesquisa, os executivos da Coca perceberam que a preferência de algumas pessoas pela Pepsi se dava principalmente por conta do sabor mais adocicado da bebida quando comparado à Coca.

Para resolver esse problema, a direção da Coca decidiu criar um novo sabor para a Coca Cola, com uma fórmula mais adocicada do que a original. Surgia assim a New Coke.

Porém, a nova fórmula não seria lançada como uma linha complementar à Coca-Cola tradicional; ela retiraria a fórmula original do mercado definitivamente.

A opção foi considerada ousada demais mesmo antes de começar.

Por que a líder de mercado vai mudar sua fórmula para combater a vice-líder?

E por que fazer isso quando a vantagem ainda é expressiva?

Mesmo contra as críticas, a Coca Cola lançou a New Coke através de um grande projeto de Marketing e Propaganda.

Junto com a promoção do novo sabor, a Coca anunciou que em algumas semanas, a receita original não seria mais encontrada nos supermercados.

Porém, ao chegar ao mercado, a New Coke foi alvo da ira dos consumidores da Coca.

Além do sabor não ser aceito e encalhar nas prateleiras, os clientes se reuniram e realizaram diversos protestos pelos EUA pedindo o retorno da fórmula original.

Para completar, foi criado uma espécie de mercado paralelo para as unidades remanescentes da fórmula original.

Enquanto algumas pessoas compravam latas e garrafas da Coca original para consumo próprio, pagando preços consideravelmente mais altos; outras pessoas compraram unidades para guarda-las e leiloá-las depois de algum tempo; acreditando que a mudança seria perpétua e que as unidades se valorizariam imensamente.

Além da péssima repercussão, a New Coke amargou em vendas e em poucos meses a Coca Cola reestabeleceu a fórmula original que é vendida até hoje e retirou a New Coke de circulação.

Apesar de ter durado pouco tempo, a New Coke foi responsável pelo maior prejuízo da empresa até hoje, e por conta disso é considerada um dos ou talvez o maior fracasso de todos os tempos de uma gigante.

Porém, um fato ainda mais curioso aconteceu logo depois.

O SEGREDO DAS FORTUNAS BILIONÁRIAS

Se antes da New Coke as vendas da Coca-Cola caíram com o sucesso do Desafio Pepsi, depois que a Coca anunciou que a fórmula original voltaria, e seria a única bebida comercializada, as vendas aumentaram e se tornaram até mesmo maiores do que antes da polêmica.

Se a estratégia da New Coke foi um desastre, o retorno da versão Original foi uma grande jogada no final das contas, e fortaleceu muito a percepção de valor da empresa junto aos seus consumidores.

Na prática, é como se o evento consolidasse a ideia de que para as pessoas valorizem algo, elas precisar perder aquilo que amam.

De toda forma, o Desafio Pepsi e a New Coke são dois capítulos importantíssimos não só na Guerra das Colas, mas também que fornecem lições importantes sobre Empreendedorismo, literalmente na prática.

E até hoje, talvez a situação não tenha nenhum paralelo; afinal, provavelmente nenhuma outra empresa líder decidiu abolir o seu produto para se adaptar a uma concorrente que estava muito atrás dela. 

Ainda assim essa é mais uma história importante e que traz valiosos ensinamentos. E por conta disso, é mais uma história que merece ser contada em nosso canal.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos