Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é dito como o computador mais poderoso do planeta…
É isso mesmo…
Depois de revolucionar a indústria automobilística, a indústria espacial e se aventurar nas redes sociais, o homem de ferro da vida real agora entra com tudo no ramo de inteligência artificial.
Depois de se envolver na criação da Open AI, e se desentender com os fundadores do negócio, por transformarem o projeto sem fins lucrativos em um negócio tradicional – Musk agora quer ele mesmo dominar o mercado de inteligência artificial – e sua nova empreitada é a xAI.
E se engana quem acha que ele vai começar pequeno. Dessa vez, ele já levantou alguns bilhões para tirar a ideia do papel – e, já alcançou feitos que nenhuma concorrente foi capaz.
Nesse artigo você vai entender como Elon Musk está criando uma nova empreitada multibilionária.
CRIAÇÃO DA xAI
xAI.
Essa é a nova empresa de Elon Musk que promete revolucionar o mercado de Inteligência Artificial.
Depois de participar da criação da Open AI, com o objetivo de entender e estabelecer limites para a inteligência artificial – Musk agora apresenta as credenciais de sua nova startup – que já alcançou uma valorização de mercado de 24 bilhões de dólares até aqui.
Com um chatbot de IA chamado Grok, a empresa já indica imediatamente um concorrente para ferramentas como Chat GPT e similares. A ferramenta já está disponível para os usuários Premium do X.
Segundo Musk, um dos diferenciais do Grok em relação ao Chat GPT seria o fato de que o produto não teria respostas direcionadas conforme os parâmetros da chamada cultura woke, que segundo ele, limitam e norteiam as respostas da solução da OPEN AI.
Por causa disso, ele chegou a chamar o seu produto anteriormente de TruthGPT – ou verdade GPT em tradução livre.
Outro ponto importante é que o fato de a inteligência ser ligada ao antigo Twitter pode dar a ela um leque de informações enorme, fruto da atividade da rede social ao longo de mais de quinze anos de operação.
Mas se engana, quem acha que tudo passa apenas de uma birra pessoal de Musk contra a OPEN AI e seus fundadores.
Ao contrário das concorrentes, Musk está colocando esforços nunca antes vistos no mercado. E ao que tudo indica tem em suas mãos, um dos computadores mais poderosos do mundo – ou até mesmo o mais poderoso que se tem notícia em uma empresa.
E não se trata de um boato.
A informação sobre o supercomputador foi feita por ninguém menos do que o homem forte da NVIDIA, Jensen Huang – que afirmou que em apenas 19 dias a xAI montou uma infraestrutura com mais de 100 mil GPUs H100 da fabricante.
Segundo ele, nenhuma concorrente conseguiu tal feito ao longo dos últimos anos. E provavelmente não irá conseguir tão cedo.
Na sua previsão inicial, seriam necessários quatro anos para a montagem do sistema – entre planejamento, instalação e treinamento. E, como dito, a equipe de Musk fez em apenas 19 dias…
Pelo feito, o CEO da NVIDIA chamou Elon Musk de ”Super-humano”.
A declaração de Huang foi tão impactante, que levou a uma euforia em torno da startup de Musk, que pretende levantar nada menos do que 16 bilhões de dólares nos próximos cinco meses – chegando a 40 bilhões de dólares de valorização.
SUPERCOMPUTADOR COLOSSUS
A promessa de Musk é bem clara – desenvolver nos próximos meses o maior centro de dados do mundo, que será localizado na cidade de Memphis, no estado do Tennessee nos Estados Unidos.
A estrutura que já conta com as mencionadas 100 mil GPUS deve dobrar sua capacidade no período, chegando a 200 mil. A aparelhagem foi apelidada de Colossus – ou colosso em tradução livre.
SINERGIA COM OUTROS NEGÓCIOS DE MUSK
Ou seja, se a tecnologia já era absurda, vai se tornar ainda mais em alguns meses…
Outro fator visto como um possível diferencial em futuro próximo é a possibilidade de sinergia entre as empreitadas de Musk – o que iria além simplesmente do X.
De tal forma, que a xAI pode compor um ecossistema formado pelos carros, robôs e soluções da Tesla, os satélites da Starlink e outras empreitadas ainda pouco conhecidas de Musk, como a polêmica Neuralink.
O que pode em pouco tempo dar origem a uma controversa junção entre o sistema de IA da xAI e o chip que será instalado no cérebro dos consumidores da Neuralink.
A expectativa é que em um futuro bem mais próximo, os robôs humanoides da Tesla, que foram recentemente apresentados ao público, já estejam integrados com a tecnologia da xAI – algo ainda sem paralelo público na concorrência.
E se confirmadas as previsões, a capitalização estimada de 40 bilhões para os próximos meses será irrisória perto do valor que a empreitada pode alcançar.
E o valor gasto na compra do Twitter pode ter sido apenas um troco. Especialmente, porque ao que tudo indica, a rede é um dos alicerces da xAI.
Ou seja, a compra da rede social pode não ter sido um mero capricho, e nem um ato político de Musk … mas sim, um movimento muito bem calculado…
De toda forma, mesmo que os planos de sinergia entre a xAI e outras empreitadas ainda demorem para acontecer, o mercado está muito receptivo em relação a empreitadas com base em inteligência artificial.
O MERCADO DE INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS
A corrida entre as ferramentas de IA está bastante aquecida. E as startups do ramo tem atingindo a marca impressionante de captação de 1 em cada 3 dólares investidos por capitalistas de risco no mercado americano.
Por enquanto, a OPEN AI, considerada a precursora do mercado, já atingiu a valorização de mercado de 156 bilhões de dólares, e atraiu investimentos robustos – como uma fatia considerável da Microsoft.
E a disputa virou também um enfrentamento entre bilionários.
Enquanto Musk investe em sua própria ferramenta, assim como fazem a Google, de Larry Page e Sergey Brin, e a Meta de Mark Zuckerberg, outros bilionários estão investindo pesado em concorrentes diretas.
O criador da Amazon, Jeff Bezos, investiu na Perplexity – juntamente com Jensen Huang da NVIDIA e o banco japonês Softbank.
Em outra vertente, Amazon e Google também investem na Antrophic – outra concorrente da Open AI que também tem um plano para atingir os mesmos 40 bilhões de dólares de valorização, nos próximos meses.
Dessa forma, o mercado de inteligência artificial está cada vez robusto e agora é questão de tempo para que o grande vencedor dessa disputa seja apresentado ao público.
E aumentam as chances de que nos próximos cinco anos, Elon Musk se torne o primeiro trilionário do mundo…
Será que ele vai conseguir?
O que você acha?
Elon Musk vai ultrapassar a barreira do trilhão?
Compartilhe com a gente nos comentários.
Facebook Comments