Você provavelmente já ouviu que a principal diferença entre as pessoas ricas e pobres é a mentalidade de cada uma delas.
Esse pensamento foi amplamente popularizado pelo autor T.Harv Eker em seu livro ‘’ Os Segredos da Mente Milionária’’.
Mas, afinal de contas quais são os segredos da Mente Milionária?
A primeira lição do livro é que a imensa maioria das pessoas acredita que na vida delas as coisas simplesmente acontecem; e se elas não têm o resultado que desejam, a culpa é da falta de sorte.
Enquanto isso, as pessoas ricas entendem que são as responsáveis por tudo aquilo que acontece na vida financeira delas.
Não importa se o governo ou a crise influencie algo na vida delas. Elas sabem que os problemas influenciam; mas não determinam suas vidas.
Ao mesmo tempo, as pessoas pobres reclamam do Governo, dos políticos e de qualquer outro vilão que elas acreditam que faz com que o mundo seja injusto.
Ou seja, as pessoas pobres acreditam que são vítimas das circunstâncias; e as pessoas ricas decidem ser protagonistas do jogo do dinheiro. E jogam esse jogo para ganhar.
Mas o que é o Jogo do Dinheiro?
Queira você ou não, todos nós estamos no jogo do dinheiro.
Vivemos em um mundo onde a vida praticamente não funciona sem o dinheiro. E ele não é apenas um meio para você sobreviver e comprar as coisas básicas. Ele também é uma forma de você prover conforto e segurança para a sua família e as pessoas que você ama, no presente e no futuro.
Desde a escola, somos ensinados a estudar bastante, para ter uma profissão e um dia termos um bom emprego. Mas, e quanto ao dinheiro? Quantas vezes somos ensinados sobre dinheiro?
Infelizmente, nós estamos em um jogo em que nós não somos ensinados a jogar.
Ao longo dos anos, trabalhamos duro para pagar as contas e quanto mais trabalhamos, mais gastamos. E ao final, não sobra nada. E dessa forma vivemos em um ciclo automático: Reclamando da vida, e repetindo os chavões que aprendemos desde cedo como:
– Dinheiro não traz felicidade.
– Caixão não tem gaveta.
– Você prefere ser feliz ou ser rico?
Ou então, associamos que ganhar dinheiro é questão de sorte. E que pode ser resolvido somente se ganharmos na loteria.
Acontece que a maioria dos ganhadores de grandes prêmios lotéricos gasta todo o dinheiro que ganhou em poucos anos. E em boa parte desses casos, os ganhadores ficaram mais pobres depois que gastaram o prêmio do que antes de recebê-lo.
E o problema disso é a ausência de educação financeira.
Nós não somos ensinados a lidar com dinheiro.
Nós não somos ensinados a ganhar dinheiro.
E é nesse momento que os ensinamentos de T. Harv Eker são tão importantes.
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que nós somos frutos das nossas Escolhas.
Primeiro –
“As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas”.
E esse compromisso é o ponto de partida para todo o resto.
Enquanto a maioria das pessoas deseja a riqueza, mas continua fazendo as mesmas coisas; as pessoas ricas assumem desde cedo o compromisso de enriquecer. E esse compromisso é o ponto central de seus esforços.
E, você? Como anda o seu compromisso?
Quanto do seu tempo você gasta hoje para esse compromisso?
Quanto de sua renda você destina para esse compromisso?
Infelizmente, as pessoas acham caro um livro, mas bebem o mesmo valor em cerveja em um único dia. E enquanto o efeito da cerveja acaba em algumas horas; aquelas que optaram pelo livro terão ensinamentos para a vida toda.
As pessoas acham muito tempo gastar quatro horas para ler um livro, mas ficam vinte e quatro horas sentados de frente para a televisão.
Dessa forma, tão importante quanto saber o que fazer com o dinheiro, é saber como empregar o seu tempo para encontrar formas de aprender melhor sobre o dinheiro.
Para a mente milionária, tudo o que não for ligado a esse compromisso, não importa.
Se você quer ter o que a minoria tem, deve fazer o que a maioria não faz.
No início, enquanto as pessoas se divertem, você deverá procurar formas de economizar. Enquanto as pessoas dormem, você deverá trabalhar. Para daqui alguns anos, viver a vida que elas sonham.
Mas trabalhar duro não é exatamente a resposta. A maioria das pessoas trabalha duro e não enriquece. E os ricos sabem que mais importante que trabalhar duro, é trabalhar de forma inteligente. De forma empreendedora.
E para isso você deve se especializar em resolver problemas. Em resolver os problemas das outras pessoas.
Enquanto a maioria das pessoas se queixar de obstáculos ou dificuldades. Você deverá procurar pelas oportunidades.
Se você conseguir resolver um dos problemas dessas pessoas, você terá um negócio.
E a sua remuneração será proporcional não ao número de horas que você trabalha, mas sim ao número de problemas que você for capaz de resolver.
Segundo Harv: “As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem”
Aprendemos ao longo da vida que devemos trocar nosso tempo por dinheiro. Mas, nosso tempo é limitado. Enquanto isso, empreendedores criam negócios que funcionam plenamente, mesmo quando eles não estão presentes. E com ganhos ilimitados.
Por que? Porque eles sabem fazer com que o dinheiro trabalhe duro por eles.
E o seu trabalho é aprender a criar formas para que o seu negócio e também o seu dinheiro continuem trabalhando, mesmo quando você está descansando.
Segundo o megainvestidor Warren Buffett: “Se você não encontrar um jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer.”
E o melhor, você pode aprender com quem já fez. Porque o sucesso deixa pistas. E o seu primeiro trabalho é aprender observando aquilo que os ricos fazem e já fizeram.
Dessa maneira, não importa qual problema você vai resolver. Por exemplo, A Kibon vende picolé. A Garoto vende chocolate.
Elas resolvem problemas. E se você quer vencer no jogo do dinheiro, você deve aprender a resolver problemas também.
Isso significa que vai ser fácil? Não.
“As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo”
Mas, é possível. E o conhecimento está disponível e sabendo desse passo a passo você poderá enxergar o mundo com outros olhos. Com os olhos de uma mente milionária.
Lembre-se que “Os seus rendimentos crescem na mesma medida em que você cresce!’’
Facebook Comments