Sinônimo de Luxo e Sofisticação, os relógios da Rolex são conhecidos mundialmente e para muitos a marca é a palavra definitiva para o mercado de relógios de alto luxo.
Apesar de ser constantemente associada à Suíça, o relógio na verdade foi criado na Inglaterra. Mais precisamente, em Londres. Quando o alemão Hans Wilsdorf, conhecido mundialmente como Hans Wilsdorf, então com 24 anos de idade, se juntou a seu cunhado, o inglês, Alfred Davis, e fundou a Wilsdorf and Davis; em 1905; uma empresa que comprava peças suíças e fazia a montagem e distribuição dos relógios prontos no território inglês.
Até ali, Wilsdorf havia passado alguns anos na Suíça, onde aprendeu todos os detalhes da relojoaria após estagiar em várias empresas locais. Depois da experiência, ele primeiro fundou sua empresa na Inglaterra que inicialmente importava peças da fabricante suíça Hermann Aegler.
Até então, os relógios se apresentavam tradicionalmente no modelo de bolso, mas desde os primeiros anos, Hans já pensava em apostar em um mercado que começava a despontar: os relógios de pulso.
Pouco comuns na época, os relógios de pulso começavam a ganhar adeptos e os novos fabricantes enxergavam uma oportunidade de aproveitar um possível oceano azul. E sob essa crença, eles decidiram pouco tempo depois, focar apenas em relógios de pulso, e fabricar relógios que seriam repassados para joalheiros e comerciantes que poderiam colocar sua própria marca no corpo dos relógios. Prática conhecida como White Label.
Dessa forma, suas primeiras criações vinham apenas com o logo W&D gravado na parte interior traseira do relógio.
ROLEX
Porém, a partir de 1908 veio a inspiração de criar uma marca, a fim de ser possível transformar os relógios produzidos em peças de luxo com alto valor agregado. Dessa visão surgiu a marca e o nome Rolex.
O nome é motivo de curiosidade e gera uma série de especulações.
Segundo a empresa, o nome veio de uma simples inspiração de Hans Wilsdorf enquanto se locomovia em um transporte público; depois de várias ideias para se chegar a um nome curto e que fosse fácil de ser pronunciado em várias línguas.
Porém, há pessoas que contestam a versão oficial, e dizem que o nome deriva da expressão francesa ‘’ horlogerie exquise’’, que quer dizer relojoaria requintada.
Desde os primeiros modelos com o nome Rolex, a marca decidiu apostar não só na aparência de requinte, mas também em uma qualidade muito grande, representada pela eficiência e precisão das marcações de seus relógios.
Para isso, a empresa investiu bastante em fornecedores suíços que conseguiram chegar a um mecanismo de pequenas peças que garantiam uma grande precisão para seus modelos.
A busca foi tão intensa que a Rolex ganhou em 1910 um certificado suíço de precisão cronométrica, sendo a primeira fabricante de relógios de pulso a receber tal honraria. E em 1914, a empresa recebeu do Observatório Kew em Londres o certificado de precisão classe A, que até então só era conferida a instrumentos da marinha inglesa.
Tais honrarias, transformaram os Rolex em sinônimo de precisão.
Outro fator que agregou mais valor à empresa foi o fato de sua sede ter sido transferida para Genebra em 1919, devido a alta de impostos promovida pelo Governo Britânico depois da 1ª Guerra Mundial. Como quase todos os itens dos relógios já vinham da Suíça, a empresa decidiu passar também sua sede para lá.
Ainda assim, apesar do produto ser bonito e eficiente, as primeiras recepções do mercado foram mistas. Principalmente, pois ao apostar somente nos relógios de pulso, a empresa enfrentava crítica dos consumidores mais tradicionalistas.
E por conta disso, a Rolex decidiu apostar em uma estratégia diferente, e passou a fornecer relógios para atletas e exploradores que precisam de instrumentos que fossem mais práticos e acessíveis para serem usados durante suas atividades.
E enquanto os seus modelos eram concedidos a aventureiros e esportistas renomados, a marca também continuou investindo fortemente em tecnologia para deixar seus modelos cada vez mais resistentes.
Dessa forma, a empresa buscou alternativas para diminuir ou eliminar os principais vilões para a durabilidade de seus relógios, como a poeira, o calor e a umidade.
E sua primeira solução foi criada em 1922, e prometia resolver tais problemas a partir de um mecanismo que prescindia de manutenções diárias para garantir sua usabilidade; fato que praticamente inviabilizava sua promessa.
A solução definitiva veio em 1926 com a criação de uma tecnologia de fechamento hermético, que foi anunciada com o lançamento do modelo Oyster; ostra em inglês; um marco que é considerado o primeiro relógio de pulso com garantia de impermeabilidade.
O anúncio deu notoriedade mundial à marca, mas ao mesmo tempo gerou críticos e céticos que não acreditavam na promessa da Rolex. E a prova foi dada quando em 1927, a nadadora inglesa Mercedes Gleitze cruzou a nado o canal da Mancha com um Rolex em seu pulso. E ao final da travessia, o relógio funcionava perfeitamente.
O feito foi celebrado não só pela marca, mas por vários jornais, entre eles o britânico Daily Mirror que classificou que o Oyster era uma maravilha que desafiava os elementos; bordão que passou a fazer parte dos anúncios da grife.
Pouco tempo antes, em 1925, a marca adotou a coroa de cinco pontas que é o seu logotipo desde então, e que se tornou reconhecido mundialmente.
O logo surgiu como uma referência não só a seu luxo e sofisticação, mas também pelo fato de serem 5 minutos entre um número e outro no visor de um relógio; fato que é inferido nas 5 pontas da coroa.
OYSTER PERPETUAL
E a Coroa também sintetizava o fato de a empresa estar sempre em primeiro quando o assunto era inovação na fabricação de relógios de luxo. Fato que foi confirmado em 1931 com o lançamento do Oyster Perpetual, o modelo que apresentava o primeiro sistema de corda automática em um relógio de pulso. E que garantia que o relógio continuaria funcionando pela posterioridade.
Nos anos seguintes, os modelos da Rolex estavam presentes nos pulsos de esportistas, exploradores e aventureiros como Jacques Piccard, e Edmund Hillary, que escalou o Monte Everest. O que atestava a durabilidade e resistência dos relógios que se mantinham intactos após as empreitadas.
E a resistência dos relógios era tão grande que até os pilotos da Força Aérea Real Britânica, a RAF, rejeitaram os relógios oferecidos pelo Governo para usarem modelos da Rolex durante a 2ª Guerra Mundial.
E o conflito foi extremamente importante para a exposição da marca.
Primeiro, pois os soldados britânicos que voltaram para a casa depois de terem sido capturados, tendo seus relógios confiscados pelos inimigos; receberam novos relógios de presente da empresa; fato que exaltou o nome da Rolex no mercado mundial.
Outro fator importante foi que durante o conflito, os soldados americanos tiveram contato com os ingleses que tinham um Rolex em seu pulso, ficando maravilhados com a qualidade e durabilidade do relógio. Tanto que vários deles decidiram comprar relógios Oyster Perpetual e leva-los para os EUA. E dessa forma, a Rolex começou a ganhar notoriedade no mercado americano, que é hoje um de seus principais compradores.
Nos anos seguintes a Rolex continuou crescendo e se tornando cada vez mais popular no mercado de luxo mundial. Tanto que conseguiu se manter poderosa, mesmo após a crise que abateu boa parte dos tradicionais fabricantes de relógios na Suíça a partir da década de 40.
Devido a crise, vários fabricantes suíços venderam suas operações para conglomerados de investidores internacionais; mas, indo a contramão de quase tudo e todos, Hans Wilsdorf afirmou que a Rolex, ao contrário de suas concorrentes, jamais seria vendida. E por conta disso, ele transferiu a titularidade da empresa para a fundação em seu nome, que existe até hoje.
Hans Wilsdorf faleceu em 6 de Julho de 1960. Após sua morte, a empresa continuou sendo tocada sob as mesmas diretrizes e com o mesmo espírito; garantindo sempre o máximo de qualidade.
Desde então, foram lançados vários modelos, tanto femininos quanto masculinos; com diferentes cores e funções.
Os relógios são produzidos por mais de 200 pessoas que participam de um rigoroso processo de montagem e certificação nas fábricas da empresa, ainda na cidade de Genebra.
Se inicialmente a Rolex comprava as peças de diferentes fabricantes locais, com o passar dos anos, a empresa adquiriu seus fornecedores e assim controla todo o processo de montagem de seus modelos, no que é conhecido como modelo de montagem In House.
Durante a montagem, cada modelo é exaustivamente testado para garantir qualidade máxima para os modelos que são enviados ao mercado.
Devido ao rigor empregado em sua produção, somente 800 mil unidades são fabricadas anualmente. E o seu alto preço é reflexo também de um alto custo principalmente com matéria prima, mão de obra ultra especializada e o processo já descrito.
Além disso, a empresa investe muito em mecanismos de segurança que garantem a propriedade industrial de seus modelos e também garante a entrega segura de seus modelos nas lojas e revendedores da empresa.
Atualmente, além de contar com revendedores parceiros, a Rolex possui lojas próprias espalhadas em vários países; e até no Brasil, em São Paulo. Todas elas, refletindo o máximo de luxo e sofisticação típicos da marca.
E a empresa continua investindo fortemente na divulgação de seus modelos através daqueles que são chamados de Embaixadores da Rolex, entre eles iatistas, cavaleiros, pilotos, golfistas, tenistas e um de seus principais nomes é o tenista suíço Roger Federer.
Ao mesmo tempo, a empresa também patrocina eventos de diferentes esportes considerados de luxo, sendo patrocinadora da Fórmula 1 e de diversos Yatch clubes pelo mundo.
Em meio a todos estes feitos, a empresa registra faturamento anual superior a 5 bilhões de dólares e está presente em mais de 100 países através de uma rede de mais de 4 mil vendedores autorizados.
Atualmente, o catálogo da marca conta com 15 modelos, mas ao todo foram comercializados mais de 170 modelos diferentes que ainda podem ser encontrados no mercado paralelo e em algumas joalheiras que revendem os relógios que são objeto de culto e admiração por milhões de pessoas.
E por conta de todos estes feitos, a Rolex é uma das marcas mais admiradas do mundo e é mais uma história que merece ser contada em nosso canal; E este vídeo foi um pedido de nosso inscrito Ricardo Henriques.
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