A HISTÓRIA DA JACK DANIEL’S

Um ícone mundial, o Whisky Jack Daniels é um dos produtos mais admirados e lucrativos do mundo.

Nascida no estado do Tennessee nos Estados Unidos, a bebida conquistou o mundo e se tornou um símbolo de celebração que habita o imaginário de milhões de pessoas em todo o globo.

A origem da bebida é controversa. Originalmente, a bebida surgiu no começo da segunda metade do século XIX, fruto da parceria do jovem Jasper Newton Daniel, conhecido como Jack Daniel, e seu antigo patrão, Dan Call.

Porém, ao longo dos últimos anos, a história da bebida foi revisitada e novos fatos foram adicionados à trajetória da bebida, que teve outra pessoa de enorme importância.

Segundo as recentes informações, confirmadas pela empresa, a bebida surgiu nas terras de Dan Call, um importante fazendeiro e pastor do interior do estado do Tennessee, nos Estados Unidos.

Por lá, trabalhavam diversos adolescentes e jovens que ajudavam na lavoura e na plantação de milho. Dentre eles, o próprio Jack que junto com outros adolescentes passavam muito tempo com outro funcionário da fazenda, Nathan Green, conhecido como Tio Nearis.

A origem de Nearis é controversa. Não se sabe ao certo se na época ele era um ex-escravo ou se ele ainda estava na condição de escravo, sendo alugado para o proprietário da fazenda.

De qualquer forma, foi Nearis que apresentou e ensinou para Jack Daniel os métodos de destilação e preparo de Whisky.

Entre as técnicas que foram ensinadas estava o preparo da mistura azeda que é uma base feita com milho e outros cereais que faz parte do processo de produção do Whisky da região do Tennessee.

Na época, a bebida já era feita de forma artesanal em várias fazendas da região, mas o processo demandava tempo e as vezes até alguns gastos com matéria prima e mão de obra. E ao longo das décadas, os escravos se tornaram os principais conhecedores do processo produtivo das bebidas destiladas do país, fruto principalmente do trabalho forçado nas fazendas americanas. Fato que justificava o conhecimento de Nearis.

Após conhecer e aprender os métodos de produção do Tennessee Whiskey, Jack Daniel teve a ideia de transformar a receita de Nearis em um produto comercial.

Para dar início a sua empreitada, Daniel recorreu a seu empregador, Dan Call, que já possuía terras com fartas fontes de água e grandes campos de produção de milho, que seria a matéria prima para a produção da bebida. Pelo acordo, Jack usaria os recursos da fazenda do empregador para criar uma destilaria e dividiria parte dos ganhos com o patrão.

A partir do trato, Jack convidou Nearis para ser um dos primeiros empregados da destilaria.

Ao longo dos anos, os dois mantiveram uma relação de amizade e companheirismo. Mesmo com os preconceitos da época, Jack Daniel sempre reconheceu que Nearis era seu mentor quando o assunto era a produção da bebida.

A receita de Nearis foi criada através de empirismo, e usava uma mistura de milho, centeio, malte e um pouco de bordo, árvore característica da América do Norte, e principalmente do Canadá, que conferia dulçor à mistura.

O começo da empreitada enfrentou problemas que logo alteraram os rumos da empresa. Um dos principais foi o fato de que a comunidade local não aprovava o envolvimento do pastor Dan Call com a empreitada que vendia bebida alcoólica. E por conta disso, Jack Daniel teve que adquirir a participação do antigo patrão, contando com a ajuda de seu primo, Button.

Sobre o período, os relatos são confusos.

Acredita-se que Jack e seu primo percorriam longas distancias em uma carroça, vendendo o whisky pelas cidades próximas, em uma espécie de vida nômade, tal como mascates. Por conta dessa vida viajante, eles teriam fornecido a bebida para vários combatentes durante a Guerra Civil americana. Tal fato teria feito com que o whisky de Jack Daniel se tornasse famoso entre os homens da época em diferentes estados, principalmente no Estado do Alabama; fazendo com que a bebida se tornasse conhecida como a bebida do Jack Daniel, ou Jack Daniel’s, em inglês.

Tempos depois, Daniel se fixou na cidade de Lynchburg, no condado de Moore, no Tennessse, onde ele construiu sua destilaria, considerada a mais antiga dos Estados Unidos.

Desde o começo, o whisky chamava a atenção não só por seu sabor, mas também por seu visual. Além de ser vendido em garrafas de vidro com rolhas de cortiça, a bebida tinha um rótulo preto, que chamava a atenção e diferenciava a bebida perante os concorrentes que na época nem sequer rótulo possuíam.

Anos depois, para evitar o recolhimento dos altos impostos, o empresário teria atuado na clandestinidade. Fato que foi propagado ao longo do tempo, fazendo de Jack Daniel um símbolo histórico do libertarianismo.

Outro fato que lhe é imputado é o de ter limitado o crescimento da própria empresa em razão de sua recusa em pagar altos impostos, que eram cobrados em produções de larga escala.

Em 1880, Jack passou a recusar que a destilaria moesse mais de 99 cestos de milho por dia para evitar a presença de fiscais do governo em sua fábrica.

Ainda assim, não há confirmação de que todos os feitos do empresário sejam de fato verdade ou fruto de uma persona criada pelos marketeiros da empresa ao longo das últimas décadas.

O que se pode afirmar com exatidão é que a bebida aos poucos ganhou não só o seu estado natal, como também outros estados da federação; principalmente depois de receber vários prêmios nacionais e internacionais, como uma medalha na Feira de Saint Louis, que recebia bebidas de todo o mundo.

Tais fatos levaram a bebida para vários países, sendo também amplamente premiada na Europa, no início do século XX.

Anos depois, outro símbolo importante passou a fazer parte da marca, a garrafa quadrada introduzida a partir de 1895.

Porém, um fato curioso mudou o andamento da companhia.

Em uma manhã de 1906, Jack Daniel não conseguia se lembrar do código de seu cofre. Com raiva, ele deu um forte chute na porta do cofre. O chute deu origem a uma lesão, que evoluiria para uma infecção generalizada que o levou a óbito cinco anos depois.

Na época, Jack Daniel não era casado e nem tinha filhos. Por conta disso, seu sobrinho Lemuel Motlow herdou a fábrica e uma série de desafios nos anos seguintes.

PERÍODO DA LEI SECA

Na ocasião, o estado do Tennessee implementou uma severa Lei Seca que começou dez anos antes do que nos demais estados da federação. O fato fez com que a fábrica fosse transferida para diferentes unidades nas cidades de Saint Louis, Cincinatti e Birmingham.

Porém, o produto não alcançou o mesmo sabor, principalmente pois havia diferenças em relação à água da nascente de uma caverna perto da fábrica original. E por conta disso, a bebida voltou a ser produzida clandestinamente na destilaria original.

Curiosamente, até hoje, a água da região é um elemento importante na fabricação do whisky, principalmente por estar em uma área de pedras calcárias que proporcionam um gosto característico para a água local. Estima-se que de lá saíam mais de 3200 litros de água por minuto, através de um poço.

Anos depois, com o fim da Lei Seca, a bebida voltou a ser produzida oficialmente, mas por poucos anos, já que a Segunda Guerra fez com que a produção fosse interrompida novamente, por falta de matéria prima.

Em 1946, após ter sua volta autorizada, a fábrica passou por nova intervenção estatal. Dessa vez, o Governo determinou que a destilaria somente poderia utilizar milho de qualidade inferior para produzir as bebidas.

Diante da determinação, Lem Motlow decidiu suspender a produção do whisky para não prejudicar sua qualidade. A ordem durou um ano, e o fim coincidiu com a morte do empresário, que deixou a empresa para seus quatro filhos.

Sob o comando dos irmãos, a fábrica aumentou bastante e alcançou seu ápice produtivo até esbarrar novamente com uma nova regulação governamental. A partir de 1950, o Governo passou a taxar severamente as bebidas alcoólicas, ao ponto de que em alguns casos, os impostos eram cobrados antes mesmo da venda dos barris de whisky.

Nesse tempo, os herdeiros decidiram manter a fidelidade à receita original e optaram por manter a qualidade do produto; mesmo que isso significasse que o produto fosse mais caro que os concorrentes e também menos lucrativo.

Em paralelo, foi criada uma forte campanha de publicidade que valorizava a integridade do produto, com o slogan ‘’ Fazemos isso todos os dias, e faremos o melhor que pudermos’’.

NOVOS DONOS

Mas, ainda que se mantivessem firmes à tradição, a destilaria começou a amargar prejuízos e o numero de vendas também caiu. Diante da situação delicada, a saída foi a venda da destilaria para a Brown-Forman Company, uma tradicional empresa de bebidas fundada em 1870.

Dessa forma, desde 1956, a bebida passou a fazer parte do portfólio da gigante que transformou o whisky em um dos produtos mais icônicos do mundo.

Munida de um sistema de produção e vendas maior e mais moderno, a Brown -Forman conseguiu tornar a operação lucrativa e aos poucos transformou a marca Jack Daniels em um ícone do mundo pop.

Aos poucos, a marca se confundiu com a imagem que fora criada acerca de seu fundador. A bebida era a materialização do espírito de Jack Daniel, um homem que deixou a pobreza e criou uma bebida símbolo da América.

Surgia assim o mito que personificava o espírito dos Estados Unidos da América, um Tennessee Whiskey que celebrava as tradições interioranas do país e que ao mesmo tempo tinha em seu fundador a figura do empreendedor de sucesso, o ‘’self-made man’’ que levou uma receita de bebida americana para todo o mundo.

A partir dali, foi criada a imagem de que a bebida era a imagem engarrafada do país, envolvendo um empreendedor que começou do zero e que teve o apoio de um pastor local, sendo ambos descentes de escoceses, galeses e irlandeses, tal como a base populacional inicial dos Estados Unidos.

Sob esse storytelling, o whisky aos poucos conquistou os Estados Unidos não só como uma bebida adorada, mas também como um símbolo nacional. E esse símbolo aos poucos se fez presente também ao lado de personalidades como atores e músicos americanos.

Dentre as estrelas mais icônicas esteve Frank Sinatra, que carinhosamente chamava a bebida de Velho Jack. O cantor foi um dos principais promotores da bebida que ganhou fama mundial e se estabeleceu como parte da cultura popular.

Nos anos seguintes, a bebida também passou a ser companhia de astros do Rock mundial como Bob Dylan, Eric Clapton, Keith Richards, Axl Rose, Nikki Sixx, Slash, entre outros.

Nesse contexto, a marca também se tornou imensamente famosa, assim como o seu rótulo, que se tornou um símbolo da cultura ocidental, e passou a ser visto em camisas, estabelecimentos e produtos dos mais variados.

Na mesma linha, a famosa garrafa quadrada do whisky também se tornou um símbolo quase tão reconhecido como a garrafa da Coca Cola.

Os dois símbolos curiosos deram origem, por exemplo, ao icônico baixo do baixista Michael Anthony, da influente banda Van Halen, sucesso nos anos 80. Peça que catapultou o sucesso da marca através do videoclipe da música Panama sucesso na balada MTv.

Falando em Coca-Cola, o refrigerante também foi importante para a popularidade do Whisky que é amplamente consumido em conjunto, formando uma bebida tradicional nos bares e pubs do mundo: o JD and Coke, uma mistura de Coca e Jack Daniels.

Envolto a uma série de místicas, tanto a respeito de seu fundador, como também por ter se tornado parte da cultura pop, impulsionada tanto pela música quanto pelo cinema, o Whisky Jack Daniel’s se tornou um dos dez produtos com a maior margem de lucro líquida de todo o mundo; curiosamente, também ao lado da Coca-Cola.

Se antes ter um alto preço era um empecilho, com o passar dos anos, o Whisky se tornou um produto que consegue ter um preço que lhe permite uma margem de lucro robusta e mesmo assim manter sua base de fãs e clientes em todo o mundo.

E todo esse sucesso se deve a um misto de aprovação do público que aprecia o seu sabor único, bem como a todas as místicas e histórias que envolvem a bebida.

Ainda assim, apesar de todas as histórias, a título honorário, a marca reconheceu em 2016 a importância de Nearis Green como peça fundamental para a criação da bebida.  Considerado o primeiro mestre destilador da empresa, Green também é parte importante de uma linhagem de mestres que hoje está apenas em seu sétimo responsável desde a criação da destilaria.

Nas últimas décadas, além da versão original, o whisky ganhou outras versões e roupagens que variam de acordo com a maturação e sabor que recebem, tendo diferentes linhas e tamanhos.

Além disso, a marca licencia sua imagem para diversos produtos, itens e souvenires. A cessão compreende também eventos, como sua própria competição de churrasco, e também uma linha de molho barbecue que tem o whisky como um de seus ingredientes.

Atualmente, a bebida e suas variantes estão disponíveis em 165 países e ao todo estima-se que o faturamento anual da empresa seja próximo a 2 bilhões de dólares.

E por conta de todos estes feitos, Jack Daniels é uma das marcas mais importantes do mundo e mais uma história de sucesso que merece ser contada em nosso canal.

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