O Que Bill Gates faria se fosse Pobre?
Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo e durante muitos anos figurou no topo das principais listas.
Sua riqueza é fruto da criação da Microsoft, que dominou o mundo com sistemas como MS DOS e o Windows, que desencadearam uma série de soluções e produtos que fazem parte da vida de milhões de pessoas.
O bilionário nasceu em berço de ouro e teve grandes oportunidades na vida, principalmente pela network de sua mãe e por viver no país referência em empreendedorismo.
Porém, e se ele não tivesse essas características ao seu favor?
O que ele faria se tivesse muito pouco dinheiro?
Esses são questionamentos recorrentes na vida de Gates, e ele mesmo respondeu em seu blog quando o perguntaram sobre o que ele faria se tivesse apenas 2 dólares por dia.
E a resposta compartilhada por ele em seu blog, é surpreendente.
E também, uma aula de negócios.
Enquanto muitos imaginavam que a resposta seria a criação de alguma startup ou negócio de tecnologia, a resposta é muito mais simples:
Ele criaria Galinhas.
Mas por que?
Segundo ele, a criação de Galinhas é uma atividade que pode ser executado por qualquer pessoa e em praticamente qualquer lugar. Sem a necessidade de conhecimento prévio ou maquinário. Sem estudo. Sem Computadores.
E além disso, ele citou 4 motivos pelos quais ele julga que a atividade é uma excelente alternativa para os necessitados.
Primeiro, pois é uma atividade com baixíssima barreira de entrada. E que não depende de investidor, localização e nem nada disso.
Com apenas algumas notas já é possível começar a atividade.
Além de serem fáceis de cuidar, as galinhas tem uma alimentação bastante ampla e que pode ser atendida com insumos muito baratos.
É claro que uma alimentação adequada e rica em nutrientes é muito melhor para elas; mas, ainda assim, no início é possível alimentá-las com o que for acessível; e até mesmo com restos de comida.
Dessa forma, o início ocorre literalmente da forma que for possível, com aquilo que estiver ao alcance.
Já em relação ao abrigo, é possível mantê-las em quase qualquer local, e o custo para isso é muito baixo.
E isso pode ser resolvido com um pouco de madeira e arame; o que já pode garantir que as galinhas não vão fugir; e que pode ser encontrado até como sucata.
2º, por que elas se reproduzem de forma rápida, e assim é possível ganhar ESCALA em um curto espaço de tempo.
Pode ser que eventualmente os frangos precisem de algumas vacinas, mas elas também são muito baratas; o que garante, que ao final, a atividade se torne extremamente lucrativa; principalmente para quem precisa contar os centavos.
De acordo com os cálculos do bilionário, é possível começar com apenas 5 animais, e após três meses já estar com cerca de 40 pintinhos. E o crescimento ocorre de forma progressiva, de modo que em pouco tempo será possível vender algumas das galinhas e também seus ovos.
Lembrando que é importante não apenas ter lucro na venda dos ovos ou dos animais inteiros, como também utilizar parte dos lucros para comprar novos animais e também para investir na aquisição de melhores alimentos e também para futuramente aumentar o espaço para a criação das galinhas; o que vai permitir que mais galinhas sejam criadas. Aumentando ainda mais o tamanho da empreitada.
3º – A criação de galinhas é uma forma de manter a família bem alimentada, e em especial as crianças.
Além dos ovos serem extremamente nutritivos, eles também podem ser vendidos, assim como eventualmente alguns dos próprios animais; o que permite que o produtor possa comprar ou trocá-los por outros alimentos, garantindo assim uma variedade maior no cardápio da família; o que permite a ingestão de outros nutrientes que não estão presentes no ovo e na galinha.
A HABILIDADE-CHAVE DE BILL GATES – SEGUNDO ELE MESMO
Por fim, Bill Gates acredita que a atividade é uma forma de Empoderar as Mulheres.
Segundo ele, a atividade é extremamente democrática.
Como as galinhas são pequenas e costumam se manter perto de suas casas, a criação ajuda as mulheres a se manterem próximas de suas residências; sem ter de se deslocarem em pastos ou locais maiores; o que as expõe menos aos riscos que elas poderiam correr em outras atividades, sejam no campo ou na cidade.
Além disso, a manutenção das galinhas não exige maquinário ou força bruta, como é necessário no trato de outros animais; o que faz com que uma mulher possa executar a atividade, independente de sua condição física.
Para alguns, a explicação de Bill Gates pode ser simples demais, mas ele explica de forma simples alguns dos fundamentos de um empreendimento, e que podem ser aprendidos e replicados em qualquer outro negócio, sejam eles de mesma complexidade ou mais avançados.
Procurar negócios com Baixa Barreira de Entrada; com baixos custos, que sejam escaláveis, lembrando sempre de usar os lucros para serem reinvestidos, em parte, ou no todo, no próprio negócio.
E o mais importante, nos momentos de dificuldade, agir com o que você tem, de onde você está e da forma que você pode.
10 PROGRAMAS DE TV QUE TODO EMPREENDEDOR DEVE ASSISTIR
Facebook Comments