COMO GEORGE SOROS QUEBROU O BANCO CENTRAL BRITÂNICO

Por conta de conflitos de interesses, em 1973, Soros deixou a Double Eagle, e ofereceu seus serviços a boa parte dos antigos investidores do fundo; que passaram a integrar seu novo negócio.

Anos depois, o fundo de sua propriedade foi renomeado para Quantum Fund.

No momento em que o fundo ganhou o nome de Quantum, a companhia registrava mais de 12 milhões de dólares em sua carteira; sendo apenas uma pequena parte de propriedade de Soros. Porém, ao longo do tempo, tanto Soros quanto Rogers reinvestiam a comissão de 20% que tinham sobre os investimentos totais, aumentando suas próprias fortunas investidas no fundo.

Reinvestindo e atraindo novos investidores, o fundo também aumentou sua performance, e em 1981, já controlava 400 milhões de dólares em ativos.

Apesar do sucesso, no mesmo ano, o fundo também teve percalços; quando perdeu 22% de valor em sua carteira, e viu vários investidores deixando a companhia.

Na ocasião, a com a saída dos investidores, o fundo ficou com cerca de 200 milhões de dólares em ativos.

Entre altos e baixos, o fundo passou a prosperar, e esse crescimento fez com que o fundo controlasse 25 bilhões de dólares em 2011, e cerca de 40 bilhões de dólares nos últimos dois anos.

Em média, o fundo tem retornos anuais de 20% sobre seus investimentos.

Todos esses fatos fizeram com que o Quantum fosse considerado o maior fundo de cobertura da história.

Ao longo do tempo, além de ativos financeiros, o fundo também passou a investir em negócios, como a cadeia de hotéis Fen Hotels, na Argentina.

Porém, o nome de Soros não ficou conhecido somente por seu brilhantismo como investidor e gestor de fundo de investimentos.

O MAIOR TRADE DA HISTÓRIA

Mundialmente, George Soros ganhou notoriedade no ano de 1992 quando esteve a frente de uma operação financeira feita na Inglaterra, considerada uma das mais bem-sucedidas da história.

A jogada começou em um contexto político bastante agitado na Europa.

O CENÁRIO: EUROPA PÓS-GUERRA FRIA

Com a queda do Muro de Berlim em Novembro de 1989, a Alemanha começou a dar seus primeiros passos para a completa unificação de seu território, dividido durante a Guerra Fria.

Nesse momento, sua moeda, o marco, estava enfrentando uma enorme instabilidade, que influenciava também as moedas de outros países da Europa.

Como a Alemanha estava unida de novo, foram necessárias várias medidas para integrar a região oriental, o que aumentou os gastos públicos do Governo alemão. O aumento dos gastos trouxe inflação e a necessidade de um aumento da taxa de juros do país.

Na ocasião, a Europa dava seus primeiros passos para a criação de uma zona de comércio entre seus países, e uma das medidas adotadas foi feita em 1979, com a criação de uma taxa de conversão entre as moedas europeias, chamada ERM, buscando manter um equilíbrio entre as moedas de cada país. Em português, o ERM ficou conhecido como Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio ou (MTC).

A ideia do ERM era além de criar uma referência para a Europa, também indexar seus valores a uma de suas moedas mais poderosas, o marco alemão.

A medida englobava vários países como a Itália, a França, a Bélgica, Holanda, e claro, a própria Alemanha.

Porém, ainda que os países europeus quisessem estreitar suas relações e seus laços, a Inglaterra se mantinha reticente em adotar o ERM dependente do marco alemão para indexar sua moeda, a libra esterlina.

Historicamente forte, a libra sempre foi um sinônimo de segurança em todo o mundo, e para os ingleses, entrar em um acordo que controlaria o valor de sua moeda em relação as demais seria um possível prejuízo. Além disso, na visão dos ingleses, a Alemanha seria muito beneficiada na operação.

A posição da Inglaterra durante o período da ERM era mantida principalmente pela visão de sua primeira ministra, Margaret Tatcher, que discordava veementemente do acordo.

Porém, após forte pressão interna do congresso inglês, a Inglaterra acabou aceitando fazer parte do ERM; principalmente pela força de seu ministro das finanças, John Major.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos