EMPRESAS QUE MUDARAM DE RAMO E TIVERAM MUITO SUCESSO

Nem tudo são flores quando o assunto são negócios, e muitas vezes, empresas começam de uma forma, mas mudam de produto ou serviço para sobreviverem. E nestes exemplos, além de mudarem de ramo, as empresas também alcançaram um patamar muito mais elevado após a mudança.

Número 1 – Xerox

A empresa que ficou mundialmente famosa por suas fotocopiadoras começou em 1906, e com outro nome: Haloid Photographic Company.

Em seu nascimento, o carro chefe da empresa era a produção de papéis fotográficos. E ela permaneceu no ramo até 1959 quando conseguiu desenvolver sua primeira máquina fotocopiadora. A máquina teve um sucesso tão grande que seu nome virou também o nome da empresa, que passou a se chamar Xerox, ou para nós Xerox, desde então.

Número 2 – Nintendo

A empresa japonesa ganhou notoriedade mundial com seus videogames e é a casa de personagens queridos da cultura pop, como o Mario, por exemplo.

Porém, antes de se aventurar na tecnologia, a empresa era famosa por produzir jogos de cartas, incluindo jogos de azar. A empresa foi fundada em 1889 no Japão, e permaneceu no ramo durante quase cem anos, sendo propriedade da mesma família.

A primeira tentativa de diversificar os ramos de atuação da empresa veio em 1963, quando o neto do fundador da companhia tentou investir em diferentes negócios, entre eles, uma frota de táxi e até… uma rede de motéis. Mas, as empreitadas não deram certo.

Tudo mudou para valer em 1974 quando a empresa comprou os direitos do videogame Odyseey 100 da Magnavox. A aquisição permitiu que apenas 3 anos depois já fossem lançados seus jogos próprios. E em 1981 surgiu seu primeiro personagem consolidado, o Donkey Kong.

Número 3 – Nokia

A empresa que já foi a principal referência em celulares no mundo, também começou de maneira bem diferente: produzindo borracha, papel e cabos elétricos.

Criada em 1868 na Finlândia, a empresa foi aumentando gradativamente o seu leque até 1902, quando entrou também no mercado de energia elétrica. Cerca de 60 anos depois, a Nokia passou a vender também televisores e telefones, e a partir de 1990 decidiu focar todos os esforços no mercado de telecomunicações.

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL – PASSO A PASSO EMPREENDEDOR INSIGHTS.

NELE, VOCÊ VAI ENCONTRAR CORTES E TRECHOS DE NOSSOS VÍDEOS, EM FORMATO RÁPIDO E SIMPLES PARA VOCÊ ENCONTRAR DICAS, ENSINAMENTOS E INSIGHTS PARA AJUDAR EM SUA JORNADA COMO EMPREENDEDOR.

Número 4 – Tiffany and Co.

A conceituada joalheira Tiffany também começou bem diferente. Fundada em 1837, a empresa tinha o nome de Tiffany and Young, os sobrenomes de seus dois fundadores; e o carro chefe era a venda de artigos de papelaria e presentes.

A mudança veio em 1953 quando Charles Tiffany, fundador da marca, se tornou o único responsável pelo negócio, o renomeando para Tiffany e Cia. A partir dali ele passou a focar na venda de joias e itens de luxo. Pouco tempo depois, ele ficou mundialmente conhecido como o rei dos diamantes, e como o criador de um império mundial.

Número 5 – Jacuzzi

Quem não conhece a expressão que é mundialmente usada para descrever uma banheira de hidromassagem?

A origem vem da empresa de mesmo nome, mas que começou bem diferente.

Fundada pela família de mesmo nome, a companhia tinha o nome de Jacuzzi Brothers, e surgiu depois que a família italiana chegou aos EUA por volta de 1900. O carro chefe da empresa era a produção de aeronaves. Isso mesmo. Aviões.

Porém, o mesmo produto que encantava a família e era seu ganha pão, foi o responsável por vitimar um dos irmãos, que teve um acidente com um avião Jacuzzi em 1921.

A tragédia fez com que os irmãos se afastassem do negócio, mas a empresa aplicou seu know-how em bombas hidráulicas para criarem equipamentos para serem usados em poços.

A nova atividade foi o alicerce para que anos depois fosse desenvolvida a tecnologia hidráulica que permitiu a integração de uma bomba hidráulica com uma banheira, criando assim o primeiro modelo da empresa que anos depois conquistaria o mundo.

Número 5- 3M

Hoje a 3M é uma empresa que possui milhares de produtos e é famosa por sua capacidade de inovação através dos anos. Mas, o que poucas pessoas sabem é que antes de oferecer soluções de A à Z, a empresa era uma mineradora.

Em tradução livre, a empresa surgiu em 1902 com o nome de Mineração e Manufatura de Minnesota, e passou a ser conhecida como 3M.

Porém, os negócios não foram muito prósperos nas primeiras décadas; mesmo que a atividade de mineração seja de longo prazo. E para manter o negócio vivo e interessante para os acionistas, a empresa passou a produzir e vender abrasivos e lixas.

Cerca de 20 anos depois veio a grande mudança quando um funcionário da empresa criou a fita de mascaramento, conhecida no Brasil como fita crepe, produto pioneiro que mudou a empresa para sempre e a tornou mundialmente conhecida. O produto foi fruto de uma mentalidade voltada a pesquisa e desenvolvimento que se mantém até hoje. E atualmente, a empresa possui produtos dos mais diversos ramos, e continua vendendo os produtos que um dia a salvaram.

Número 6 –  LG

A empresa famosa por seus eletrônicos surgiu na Coréia do Sul em 1947, mas de uma forma bem diferente.

A Lak-Hui Chemical Industrial Company era uma empresa que fabricava produtos químicos, principalmente de limpeza. Porém, a partir de 1958, a companhia se fundou com a Goldstar, outra empresa local, e desde então passou a atuar majoritariamente no mercado de eletrônicos. O nome LG, contudo, só foi adotado a partir de 1995, para facilitar a conquista e assimilação do mercado ocidental.

Número 7 – Instagram

A rede social que ganhou o mundo como uma forma de se compartilhar fotos, surgiu como um aplicativo de geolocalização, e com outro nome Burbn. Porém, em poucos meses, os usuários do aplicativo passaram a usá-lo apenas para compartilhar fotos. Percebendo esse comportamento, o fundador da empresa, Kevin Systrom, decidiu mudar o aplicativo para torna-lo uma rede social para o compartilhamento de fotos instantâneas, surgia assim o Instagram.

Número 8 – American Express

Uma das empresas mais conhecidas do mundo, hoje a Amex é famosa por seus serviços financeiros e pelo seu prestigiado sistema de cartões de crédito. Mas, a empresa surgiu de uma forma bem diferente: como uma transportadora.

Inicialmente, a empresa atuava com serviço de correio expresso, o que justifica o seu nome. Porém, com o passar dos anos, o serviço ficava cada vez mais competitivo e com margens menores. Para escapar da competição, a Amex começou a prestar serviços de envios de ordens de pagamento e cheques de viagem, o que a colocou na rota do mercado financeiro. Com o sucesso, a empresa abandou a área de logística e passou a atuar somente nas finanças, introduzido posteriormente os serviços de cartão de viagem e cartão de crédito. Curiosamente, a empresa também passou a atuar como agente de viagens para complementar o seu portfólio, mas sem a mesma força que no mercado financeiro.

Fonte de apoio: https://super.abril.com.br/blog/superlistas/9-grandes-empresas-que-ja-mudaram-de-ramo/

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos