As empresas assim como as pessoas tem ciclos, e a falência é algo recorrente na maioria das empreitadas.
Nem mesmo empresas gigantes estão imunes, e é comum que negócios que um dia foram grandes colossos, sejam abatidos e deixem de existir.
Porém, em alguns casos, existem companhias que já foram gigantes e que passaram por anos de crise, de forma que o mundo quase se esqueceu delas; a ponto de muitos acreditarem até mesmo que elas tenham falido.
Separamos 3 empresas que já foram líderes de mercado e que após várias crises, foram totalmente esquecidas.
1- YAHOO
O Yahoo já foi o maior portal online do mundo, e em 2005 atingiu a valorização de 125 bilhões de dólares.
Além de concentrar, na época, o principal buscador do mundo, a empresa também tinha uma série de ativos e iniciativas em diferentes campos da internet, como serviço de e-mail e redes sociais.
Porém, com o passar dos anos, a empresa enfrentou vários problemas de gestão e também de ausência de inovação.
Um dos principais problemas foi a decisão equivocada de focar todos os esforços em tornar o Yahoo um portal de notícias e entretenimento, deixando o buscador de lado.
Enquanto isso, a Google investiu fortemente em seu buscador, que além de se tornar o maior da rede, também se tornou amplamente lucrativo graças a plataforma Adwords. E desse modo, a empresa se tornou um colosso, que hoje tem negócios de A à Z.
Para completar, em 2008 a Microsoft ofereceu 44,6 bilhões de dólares para comprar o Yahoo, que na ocasião já tinha problemas relevantes de gestão e caixa. Ainda assim, proposta foi recusada.
E em 2015, o antigo império foi comprado pela Verison, grupo de mídia que pagou 4 bilhões de dólares em todos os ativos da companhia. Desde então, as iniciativas se tornaram subsidiárias do grupo, e nem de longe tem a força que tiveram em seu auge.
Curiosamente, o Yahoo teve a oportunidade de comprar o Google logo nos seus primeiros dias, em 1998, pelo valor de 1 milhão de dólares; mas os seus executivos não acreditavam que a startup, que era somente um buscador na época, poderia complementar o portfólio da gigante.
Em 2002, houve uma nova proposta, dessa vez 3 bilhões de dólares. Os acionistas da Google pediram 5 bilhões; contudo, os executivos acharam que o valor era exagerado.
Dois anos depois, ao abrir o seu capital, a empresa passou a valer 23 bilhões. E hoje são centenas de bilhões.
Em 2006, também houve uma proposta para comprar o Facebook.
A proposta inicial era de 1 bilhão de dólares. O valor interessava os acionistas da startup, mas, Mark Zuckerberg advertiu que a plataforma ganharia uma nova ferramenta que aumentaria seu valor, o Feed de Notícias; porém, a gigante achou que não compensava oferecer mais dinheiro.
Meses depois, com o sucesso da ferramenta nova, foi feita uma proposta maior, mas, segundo Zuckerberg, a rede ainda era limitada a jovens universitários, e havia muitos mercados para explorar; logo a rede valia mais do que o valor oferecido. Os executivos acharam que não, e abortaram o negócio.
Hoje, o Facebook também vale centenas de bilhões de dólares.
2 – MY SPACE
O serviço que é considerado o primeiro expoente dentro das redes sociais fazia um enorme sucesso nos EUA e aos poucos se concentrou em um único nicho: o da música.
Dessa maneira, a rede ficou muito popular entre músicos e entusiastas, se tornando cada vez mais um espaço específico, ao invés de ser um espaço para todo tipo de usuário.
Apostando cada vez mais no nicho, a empresa celebrou parcerias com gravadoras consolidadas como Sony, Warner e Universal para a venda e distribuição de música pela internet, com o intuito de fazer frente ao iTunes da Apple.
Em 2006, a rede se tornou o site mais acessado dos EUA, mas a plataforma tinha dificuldades em manter a atenção do público, que praticamente só encontrava um assunto ali dentro.
Enquanto isso, uma outra rede social crescia de forma vertiginosa, turbinada por um programa de anúncios robusto que encorpava o caixa da startup. E lá havia espaço para todo tipo de pessoa e assunto. A concorrente era o Facebook.
Na prática, era como se o My Space fosse capaz de explorar ao máximo uma cidade grande, enquanto o Facebook começava a explorar todos os continentes.
E assim, com o passar do tempo o Facebook se tornou a maior rede social do mundo.
Enquanto isso, o MySpace praticamente se tornou um site comum, que se mantém mais ou menos vivo, principalmente depois que foi comprado em 2011 por cerca de 35 milhões de dólares; mas que as pessoas até se esquecem que um dia foi a maior rede de todas.
O SEGREDO DAS FORTUNAS BILIONÁRIAS
3- XEROX
Para muitos, a Xerox, ou Xerox, como é conhecida internacionalmente, poderia ter sido a maior empresa do mundo. Curiosamente, a empresa não ficou para trás por não apresentar inovações, e sim, por não saber o que fazer com elas.
Famosa pelas máquinas fotocopiadoras, a marca lançou produtos impactantes como uma linha de computadores pessoais ainda na década de 70. Além disso, era tocada em paralelo uma iniciativa chamada de Xerox Parc, um centro de pesquisa e desenvolvimento que produziu diversas inovações.
Por lá, os funcionários tinham liberdade para criarem praticamente o que quisessem. Não havia hierarquia, e o ambiente era todo pensado para que houvesse interação ampla entre os presentes.
Das iniciativas da Xerox, tanto em sua linha tradicional, quanto no PARC, saíram produtos revolucionários como o primeiro computador pessoal do mundo, o Alto, lançado antes do Apple I, mas que era extraordinariamente caro.
Ela também criou o primeiro mouse; dispositivos para acessar a internet; a primeira impressora a laser e a primeira linguagem de programação, chamada de Small talk.
No PARC, ainda nos anos 70, surgiu também o conceito de interface gráfica, que foi copiado por Steve Jobs e introduzido nos computadores da Apple a partir de 1980.
Jobs fez uma visita ao PARC junto de seus principais desenvolvedores, a partir de um acordo entre a Apple a Xerox. E por lá, todos eles ficaram obcecados pela invenção.
O conceito também foi inspiração direta para a criação do Windows pela Microsoft, que antes trabalhou em parceria com a Apple.
A empresa também tinha softwares sofisticados, como um editor de texto e um editor de imagens; que podem ser considerados antepassados do Word e do Paint.
Porém, apesar de ser uma fábrica de inovações, a Xerox tinha dificuldade em introduzir os produtos no mercado.
Primeiro, ela não conseguia precificar corretamente suas ferramentas.
O mouse, por exemplo, tinha preço para o mercado de 300 dólares, enquanto a Apple, que também copiou a tecnologia, vendia o seu próprio mouse por apenas 15 dólares, poucos anos depois.
Da mesma forma, o computador pessoal da empresa, o Alto, era vendido por um preço exorbitante, enquanto a Apple conseguiu viabilizar a ideia de computador pessoal por um preço que as pessoas podiam pagar. Isso antes das empresas serem parceiras.
Vale lembrar também que enquanto Jobs e Wozniak começavam a Apple em uma garagem, a Xerox já era um império. E mesmo assim, foi batida; principalmente no preço.
Além disso, Steve Jobs foi capaz de convencer o mundo de que qualquer pessoa comum poderia e deveria ter um computador pessoal, coisa que a Xerox não chegou nem perto.
Na mesma linha, a Xerox também não conseguiu demonstrar ao mundo a necessidade de uma interface gráfica em um computador, ideia que Steve Jobs conseguiu introduzir através do Lisa e principalmente do Macintosh, alguns anos depois da invenção.
Sobre os problemas, até mesmo Steve Wozinak, que foi a mente criativa responsável pela parte técnica dos computadores do início da Apple, disse que a Xerox tinha dificuldade em transformar as criações tecnológicas em produtos comerciais.
A título de exemplo, no Brasil, se usa a expressão xerocar para designar o ato de se copiar um documento. E a cópia também é conhecida como xerox ou xerox.
Porém, com o passar dos anos, houve a popularização de tecnologias digitais, como o computador e mais recentemente os smartphones e tablets, que impactaram o mercado de fotocópias. E, em paralelo, foram lançadas várias concorrentes, como a japonesa Kyosera.
Com esse mix, a Xerox continuou no mercado, mas com uma força muito menor. E atualmente, a empresa que liderou a inovação em todo o mundo está esquecida, ainda que ainda tenha certa relevância e consiga se sustentar.
.
Facebook Comments