A prestigiada Revista Forbes é famosa por enumerar os bilionários de todo o mundo. Na última edição da famosa lista, um nome chamou a atenção de muitos e colocou os holofotes sobre um empreendedor que faz enorme sucesso no Maranhão: Ilson Mateus.
Com uma história de grande superação, Ilson Mateus conseguiu deixar a pobreza e o garimpo e se tornou um dos 10 homens mais ricos do Brasil.
Sua trajetória de trabalho e luta começou desde a infância. Aos 4 anos, ele perdeu seu pai, e poucos anos depois teve de começar a trabalhar para ajudar no sustento da casa.
Nascido no Interior do Maranhão, Ilson passou a agarrar todas as oportunidades que apareciam. E por conta disso, ele conseguiu completar apenas o ensino básico, já que teve de abandonar os estudos para trabalhar.
E assim ele foi engraxate e pouco tempo depois trabalhou em uma fábrica de aguardente.
Por lá, ele aprendeu como era realizado o processo de distribuição e venda da bebida. Posteriormente, ele tentou se tornar revendedor da bebida, mas não teve grande êxito. Assim, com apenas 17 anos, ele já tinha tido experiências das mais diversas. E como havia uma esperança, ele decidiu se tornar garimpeiro na Serra Pelada, em busca do mesmo sonho que atraiu milhares de pessoas na época.
Como garimpeiro, Ilson teve novas dificuldades e também não se deu bem na atividade. Mas foi no garimpo que ele ficou sabendo sobre as oportunidades que existiam na cidade de Balsas, no Maranhão.
A cidade era um polo de agronegócio e comércio no Estado, e corria a boca pequena de que se tratava de uma terra de oportunidades, em que as pessoas estavam enriquecendo e não conseguiam encontrar tudo o que precisavam no comércio local.
Em busca da nova oportunidade, ele pegou carona até Imperatriz e de lá foi de pau de arara até a cidade de Balsas. Na ocasião ele estava cheio de vontade de buscar algo novo, mas com os bolsos completamente vazios.
Chegando em Balsas, Mateus conseguiu se tornar revendedor de refrigerantes.
Em pouco tempo, ele conseguiu uma caminhonete, em que ele já fazia trajetos regulares até a cidade de Imperatriz. Por lá, ele comprava cerca de 70 garrafas de refrigerantes e revendia as bebidas em Balsas.
Depois, em 1986, a venda de refrigerante deu origem a uma mercearia, com um estoque que aumentava frequentemente.
Um dos grandes segredos descobertos pelo empreendedor foi a utilização das finanças ao seu favor. Na época, o Brasil vivia o plano cruzado, e por conta disso, as operações financeiras eram bastante instáveis; assim como o preço dos produtos, que sofriam com uma grande inflação.
Dessa maneira, Ilson conseguiu negociar com seus fornecedores uma maneira de comprar parcelado os itens, por um preço de momento, e posteriormente ele vendia os itens a vista, embutindo sua margem de lucro que incluía também o aumento inflacionário gerado com a remarcação dos preços.
Nessa linha de raciocínio, ele também comprava estoques grandes de produtos, já pensando em revende-los com o preço atualizado de acordo com a inflação.
E assim, tornando simples a equação, ele aumentava sua margem de lucro, comprando a prazo e vendendo a vista, e investindo também em estoque.
Outro detalhe é que ao comprar a prazo, ele girava o estoque usando dinheiro que ainda ele não tinha, e que era obtido com a venda dos produtos.
Enquanto Balsas era uma cidade até então carente de itens de consumo, Ilson percebeu que havia ali uma grande oportunidade. Comprar os itens em Imperatriz e revende-los em Balsas, levando ao consumidor local, itens que ele dificilmente tinha acesso.
A atividade foi carinhosamente apelidada por ele como Importação, e essa operação foi o combustível para tornar o seu pequeno negócio cada vez maior. Oferecendo o que os clientes queriam e não encontravam facilmente, em pouco tempo ele fidelizou clientes e fez com que a mercearia que tinha apenas 50 metros quadrados, se tornasse um supermercado de médio porte, em apenas dois anos.
Posteriormente, ele também identificou que existia uma clientela disposta a comprar grandes quantidades de produtos de uma só vez. Esses consumidores tinham famílias grandes ou então iam até o comércio de Ilson, em busca de bons preços, e aproveitavam a oportunidade para estocar produtos.
Esse tipo de cliente crescia frequentemente e foi assim que o empreendedor decidiu atacar em outra vertente, criando o seu próprio atacado, surgindo assim o Armazém Mateus; voltado apenas para consumidores que queriam grandes quantidades de produtos.
Essa receita de sucesso se provou eficaz, e o nome Mateus se tornou referência na cidade, tanto que o supermercado ganhou novas unidades. E anos depois e, foi a vez do negócio ganhar filiais também em cidades próximas, aproveitando a lacuna de mercado que era recorrente no interior do Maranhão.
Em 2000, foi a vez de abrir uma unidade em Imperatriz, segundo maior centro econômico do Maranhão. Além disso, Mateus decidiu investir também em produtos farmacêuticos, aumentando seu leque de produtos, e enveredando também para outro ramo.
Na mesma época ele também decidiu apostar no conceito de Hipermercado, em que o cliente poderia encontrar itens dos mais diversos em um só lugar, nascendo assim o primeiro Hipermercado Mateus, na cidade de Balsas, com mais de 3400 metros quadrados de área.
As iniciativas foram bem recebidas e além de Diversificação e Expansão, os negócios de Mateus se tornaram uma rede de Varejo que dominava vários pontos do estado do Maranhão.
Foi nesse ritmo que a rede apostou também na aquisição de concorrentes, ao comprar duas Lojas na Capital São Luís. Através das aquisições, a rede aproveitou os pontos comerciais e a clientela que já estava presente na capital, para posteriormente introduzir a sua marca no mercado local.
Em poucos meses, a entrada do Mateus fez com que a cidade associasse a marca a um bom custo benefício, já que além de preço competitivo, a rede também oferecia um leque de produtos que não era visto nos concorrentes.
Com esse diferencial, em apenas três anos, a rede abriu mais cinco lojas na capital.
O know-how do Varejo adquirido pelo agora Grupo Mateus fez com que Ilson investisse em novos negócios voltados para as primeiras necessidades, e foi assim que o Grupo entrou no ramo de Panificação, criando a indústria Bumba Meu Pão. Em outra vertente, também foi criada uma nova marca, o Mix Mateus, que é um supermercado atacarejo, que ganhou unidades em São Luís e Imperatriz.
Nos anos seguintes, a fórmula de sucesso continuou sendo replicada: além de conquistar novas cidades no estado, a rede também abriu a marca Eletro Mateus, uma rede de venda de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis, que deu as caras nas duas principais cidades do Estado.
Em 2010, a rede contava com 23 lojas e operações em 6 cidades do Maranhão. E ainda no mesmo ano, a rede ganhou unidades no Pará, Tocantins e Piauí e criou a marca Invicta, que é uma distribuidora de medicamentos que atuava em 3 estados.
Em 2011, o Grupo criou o seu braço financeiro, em parceria com o Banco Bradesco, surgindo assim o Mateus Card. Um cartão de crédito disponível para os clientes da rede.
Ao longo dos anos, a receita se manteve exitosa, mas nem todos os pontos foram bem-sucedidos, de forma que a rede não conseguiu prosperar no estado do Tocantins.
Em meio a um boom de crescimento, a empresa recebeu o aporte de seu primeiro sócio, a família Duarte Assis, que possui 30 por cento do negócio.
Com a entrada da família, o negócio ganhou ainda mais fôlego e a injeção de novos conhecimentos e habilidades.
Com esse aporte, a empresa passou de cerca de 50 pontos para atuais 137 pontos de vendas, incluindo todas as iniciativas do Grupo, que atua em 50 cidades nos estados do Maranhão, Para e Piauí. Atualmente, a rede emprega mais de 15 mil pessoas.
Em 2019, a rede teve um faturamento de quase 10 Bilhões de reais, e um lucro líquido de 388 milhões de reais.
Em 2020, a Revista Forbes publicou sua famosa lista em que são identificadas as pessoas mais ricas do Brasil.
Para a surpresa de muitos, Ilson Mateus ocupa atualmente o posto de 9ª pessoa mais rica do país, com uma fortuna estimada em 20 bilhões de reais.
Curiosamente, apesar da riqueza, ele continua com hábitos simples. Até poucos anos, ele afirmou que dirigia um Gol, 1.0 e sem ar condicionado. E ele afirma que mantém a vida simples e discreta.
Nos próximos dias há a expectativa de que o Grupo Mateus abra o seu capital na Bolsa de Valores no mês de Outubro de 2020, o que pode fazer com que a fortuna do bilionário se torne ainda maior.
Por conta da notícia, o nome de Ilson Mateus despertou curiosidade e mostra o poder de transformação do Empreendedorismo, que fez com que um ex-garimpeiro se tornasse um dos homens mais ricos do Brasil e do mundo.
Mostrando mais uma vez a força do caminho empreendedor e como é possível mudar de vida através da atividade.
Por conta disso, a história de sucesso de Ilson Mateus é mais uma história que merece ser contada em nosso canal.
Facebook Comments