A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHRIS GARDNER – À PROCURA DA FELICIDADE

Chris Gardner é um dos maiores exemplos de superação e transformação através do Empreendedorismo.

O protagonista do filme ‘’ A Procura da Felicidade’’ conseguiu transformar um passado de sofrimento em um presente de sucesso.

Nascido em 9 de Feveriero de 1965, Christopher Paul Gardner nasceu em Milwaukee, no estado do Wisconsin, nos EUA. Sua infância foi bastante difícil, primeiro pela ausência do pai, que abandonou a família. Depois, quando sua mãe se casou novamente, Chris teve diversos conflitos com seu padrasto, Freddie Triplett.

Triplett era alcoólatra, e abusivo com a esposa, Chris e com seus próprios filhos, que eram também irmãos de Gardner. Para completar, o padrasto criou uma situação embaraçosa que levou a mãe de Chris para a cadeia, sob a suspeita de ter cometido uma fraude contra a Assistência Social.

Em uma noite de Natal, enquanto tinha 16 anos, Chris foi surpreendido pelo padrasto armado enquanto tomava banho. Naquela noite, Chris foi expulso de casa, totalmente nu, em uma noite muito fria.

Sem a presença da mãe, Chris e suas três irmãs passaram a viver em lares adotivos.

Enquanto isso, sua mãe foi liberada da prisão, mas pouco tempo depois acabou presa novamente. Desta vez, ela tentou incendiar a casa em que vivia com o marido, enquanto ele ainda estava dentro do imóvel.

No abrigo, Chris sofreu diferentes tipos de abusos, desde os mais triviais ao mais grave. Trauma que ele carregou até a vida adulta.

Porém, a experiência com o padrasto trouxe para ele o exato exemplo daquilo que jamais gostaria de ser. E apesar de todo o sofrimento, ele ainda tinha dentro de si aquilo que ele julga ter sido seu maior poder: a capacidade de sonhar.

“Eu escolhi abraçar o espírito de minha mãe – que apesar de ter tido muitos de seus próprios sonhos negados, adiados e destruídos – ainda instilou em mim que eu poderia ter sonhos”.

Segundo ele, apesar do lar disfuncional, ele sempre recebeu o conselho de sua mãe de que um dia ele poderia fazer e ser o que ele quisesse

Foi assim que ele se alistou na Marinha Americana e passou a trabalhar junto ao corpo médico. Lá, ele conheceu o médico Dr. Robert Ellis, que lhe ofereceu trabalho como assistente na Universidade da Califórnia.

Dessa forma, aos 20 anos, Chris se mudou para San Francisco.

Na cidade nova, Chris traçou planos e entre eles estava um possível curso de Medicina, porém o sonho era caro e ele acabou se desiludindo. Enquanto isso, ele conheceu e se casou com Sherry Dyson. Na mesma época, ele se tornou representante de vendas de uma empresa de equipamentos médicos.

Enquanto era casado, Chris se relacionou com Jackie Medina. E a partir do adultério, Jackie ficou grávida, fazendo com que ele se separasse para cuidar dela e do futuro filho.

Porém, a chegada inesperada do filho era um enorme desafio; principalmente, pois o salário do futuro empreendedor era insuficiente para bancar os custos da família. E aos poucos, ele passou a acumular dívidas.

Desolado e sem perspectivas, Gardner teve um encontro que mudaria sua vida. Em um dia, ele viu um homem muito bem vestido descer de uma Ferrari vermelha. Naquele momento, ele perguntou ao homem: onde o senhor trabalha?

O homem era Bob Bridges, um corretor da Bolsa de Valores, que ganhava 80 mil dólares por mês, em valores da época.

O encontro evoluiu para uma relação amistosa, que culminou em um convite para que Chris se tornasse estagiário no mercado financeiro.

Foi assim que ele decidiu deixar o emprego e se candidatar para a vaga no escritório E.F.Hutton.

Após o processo seletivo, Chris foi encaminhado para o cargo, mas, para seu azar, ele foi informado que a pessoa que o contratara havia sido demitida. E dessa forma, ele ficou sem emprego e sem o estágio.

Devido a falta de perspectivas e as dívidas que não paravam de crescer, Jackie abandou Chris.

Nessa situação delicada, Gardner continuou tentando sobreviver, e ao mesmo tempo encontrar uma vaga no prestigiado mercado financeiro.

A vaga se tornou uma obsessão, e ele sabia que naquele mercado ele poderia ter grande sucesso. E com essa visão, ele seguiu os dias seguintes praticamente sem dinheiro e munido apenas do sonho.

Enquanto isso, ele conseguiu uma nova entrevista de emprego, dessa vez em outra corretora de valores.

Porém, na semana anterior ao dia da entrevista, ele teve um novo infortúnio. Dessa vez, ele foi preso por conta de 1200 dólares em multas de estacionamento. A infração lhe rendeu 10 dias de prisão, e além disso ele também descobriu que sua ex-mulher havia ido embora da cidade, levando o filho do casal, e todos os seus pertences.

Por conta disso, ele ficou apenas com as roupas do dia em que foi preso: uma calça jeans, uma blusa, um tênis e uma jaqueta.

Apesar disso, ele ainda conseguiu comparecer a corretora para a Entrevista de emprego, e foi aceito para o programa de estagiários, com uma bolsa de 1000 dólares por mês.

Enquanto aproveitava a oportunidade no mercado financeiro, Chris passou a viver em uma pensão. Porém, novamente o destino lhe reservou uma mudança inesperada.

Quatro meses depois de ser aceito na corretora, sua ex-mulher retornou e lhe entregou a guarda do filho, Christopher Jr; pois segundo ela, seria melhor que o garoto vivesse com o pai.

Porém, a pensão onde ele vivia não aceitava crianças, e ele não tinha o dinheiro necessário para pagar um aluguel; principalmente pois o dinheiro da bolsa era usado para seu custeio e também para pagar os ternos necessários para seu trabalho. Fora isso, ele precisaria pagar pelas fraldas, creche e alimentos para o filho.

Diante dessa situação, as noites eram momentos de peregrinações, e os dois dormiam onde era possível. Hotéis baratos, albergues de sem-teto, parques, debaixo de uma mesa na corretora onde ele trabalhava e até mesmo em um banheiro público de uma estação de metrô em Oakland.

Essa vida nômade durou cerca de um ano. Nesse período Chris vivia uma vida dupla. Durante o dia, trabalhava na corretora de valores, sempre de terno e gravata. E durante as noites, ele trocava o glamour do mercado financeiro, pelos locais mais diversos. E as noites eram literalmente aonde era possível.

Porém, de forma surpreendente, Chris jamais comentou com ninguém sobre o fato de que ele e o filho viviam nessa situação.

Ainda assim, a sorte lhe sorriu através da benevolência do reverendo Cecil Williams, da igreja Glide Memorial. O religioso ofereceu alojamento para os dois em uma casa que a princípio só aceitava mães carentes.

O teto apesar de não ser nem um pouco luxuoso, já ajudava os dois a terem um pouco mais de dignidade. Apesar disso, o salário como estagiário continuava insuficiente, e de forma comum, Chris deixava seu filho em um carrinho de bebe quebrado; o que chamava a atenção de quem via a situação.

Por conta disso, Chris recebia ajuda até mesmo de damas da noite, como ele gosta de nomear.

Nesse meio tempo, além de trabalhar na Corretora, ele também encontrava formas de ganhar um extra: ele cortou grama, cuidou de jardins, consertou telhados, limpou porões e até fez doação de sangue remunerada para ajudar na sua sobrevivência.

Enquanto vivia essa vida de dificuldade, Chris continuou se dedicando fortemente ao trabalho na Corretora, e a sua dedicação foi premiada com a obtenção da certificação como corretor de valores, que foi conseguida através de uma prova em 1982.

A certificação deu a ele o seu primeiro emprego estável e trouxe um pouco mais de tranquilidade em sua vida.

Nesse momento, além de poder prover algo mais para seu filho, ele também teve um novo relacionamento com sua ex-esposa, Jackie, e os dois tiveram mais uma filha, Jacintha, nascida em 1985. Porém, os dois não permaneceram juntos. Ainda assim, Chris diz que fez de tudo para se manter presente na vida dos filhos para que eles não tivessem um pai ausente, assim como foi o seu caso.

Por conta disso, Chris concedeu a guarda dos filhos a mãe, mas manteve financeiramente os três pelos anos seguintes.

O fato também não é mostrado no filme.

Como Corretor, Gardner conseguiu várias oportunidades. Depois de se destacar em sua cidade, ele foi contratado para trabalhar em Nova York, na prestigiada Wall Street.

Dois anos depois, ele se mudou para Chicago, onde fundou sua própria corretora de valores, a Gardner Rich and Company.

Que em tradução literal significa Gardner Rico e Companhia. Apesar do nome, o empreendedor diz que a escolha pela palavra Rich é uma homenagem ao corretor Marc Rich; um corretor de sucesso, que não tinha nenhuma relação com a boutique e que Chris jamais conheceu.

A corretora foi aberta em 1987, com investimento inicial de 10 mil dólares. E a empreitada foi um grande sucesso.

Graças a dedicação de seu fundador, bem como a experiência adquirida nos anos anteriores, em apenas 1 ano, Chris conseguiu conquistar sua própria Ferrari, curiosamente comprada de ninguém menos do que Michael Jordan, na época astro do Chicago Bulls.

O sucesso continuou nas décadas seguintes, até que em 2006, Gardner recebeu uma proposta para vender sua empresa em um acordo multimilionário.

Nos anos seguintes ele fundou a Chris Gardner Internacional Holdings, um negócio com escritórios em Nova York, Chicago e San Francisco. A Holding é voltada ao fomento de ações filantrópicas ligadas a educação, moradia, criação de empregos e prevenção contra violência familiar.

Além disso, Chris se tornou um palestrante de enorme sucesso, e também autor do livro best-seller ‘’A Procura da Felicidade’’ que deu origem ao filme homônimo, em que ele é interpretado pelo ator Will Smith.

Assim como as iniciativas de Gardner, o longa foi um grande sucesso, e rendeu a Will Smith uma nomeação para o Oscar de melhor Ator. No filme, Chris faz uma breve aparição.

O filme foi inspirado na história do empreendedor, porém existem diversas diferenças entre o livro e o filme, que foram adicionadas para que o filme tivesse uma melhor fluidez narrativa. A mudança que talvez foi a principal foi a escolha do ator Jaden Smith, filho de Will, para interpretar Christopher Jr.

No filme, o filho de Gardner tem cinco anos, quando na vida real tinha apenas 2. A mudança foi feita para que fossem adicionadas cenas de interação entre pai e filho dentro da história, para ressaltar as dificuldades enfrentadas pelo biografado.

O filme arrecadou mais de 300 milhões de dólares em bilheteria.

Gardner também é autor de outros livros, sem tradução para o português.

Ao todo, ele já palestrou em mais de 50 países, e teve interação com líderes mundiais como Nelson Mandela.

Estima-se que atualmente Gardner possua um patrimônio de 60 milhões de dólares.

Mas além do sucesso financeiro, Chris Gardner é inspiração para milhões de pessoas e sua história é um exemplo de superação e mais uma prova do poder de transformação do Empreendedorismo. E por conta disso, a história de Chris Gardner é mais uma história de sucesso que merece ser contada em nosso canal.

https://www.bbc.com/news/business-38144980
https://www.thefamouspeople.com/profiles/chris-gardner-6236.php
https://incrivel.club/inspiracao-historias/a-historia-de-chris-gardner-que-inspirou-o-filme-a-procura-da-felicidade-1092360/
https://istoe.com.br/995_DE+MENDIGO+A+MILIONARIO/
https://www.sunoresearch.com.br/tudo-sobre/chris-gardner/

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos