O Mercado Livre é uma empresa que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, e sua história é motivo de enorme curiosidade.
Afinal, como surgiu o principal marketplace da América Latina?
Tudo começou em 1999 quando o argentino Marcos Galperin estava terminando seu MBA na prestigada escola de negócios da Universidade de Stanford, nos EUA. Lá. Ele escreveu o plano de negócios do que um dia seria o site de intermediação de negócios.
Em terras americanas, Galperin recebeu uma série de influências sobre o que seria o futuro do comércio mundial, principalmente pelo crescimento do comércio digital, que na época vivia o primeiro boom da Internet, em que empresas como Amazon e Ebay passaram a dominar o que um dia seria parte da nova economia.
Enquanto nos EUA o mercado digital estava a todo vapor, capitalizando milhões de dólares, a América Latina ainda engatinhava neste mercado; e percebendo que o que acontece na Terra do Tio Sam normalmente é replicado tempos depois nos demais países, o futuro empreendedor enxergou uma possibilidade de negócio de enorme sucesso.
Foi nesse contexto que ele decidiu criar na América Latina um site de intermediação de negócios, nos mesmos moldes do americano Ebay, em que dois particulares poderiam realizar um negócio, destinando parte do valor da operação para o site.
Neste modelo, também conhecido como Marketplace, o site é apenas o intermediador e recebe uma porcentagem por oferecer o sistema e a vitrine para que o negócio aconteça.
Na ocasião, o comércio eletrônico estava apenas começando, mas o americano Ebay já movimentava bilhões em transações pela Internet, mesmo ainda havendo várias incertezas sobre o mercado e também sobre a segurança na rede.
Enquanto essa revolução começava a irromper nos EUA, Marcos testemunhou as agitações do mercado e como havia uma série de investidores dispostos a colocar muito dinheiro em negócios baseados na Internet que estavam apenas começando; as populares startups. O argentino já tinha experiência no mercado financeiro e enxergou uma oportunidade gigantesca.
Com inspiração no mercado americano, Galperin decidiu implementar o modelo em sua terra natal e em agosto de 1999 ele criou o Mercado Libre. O negócio começou com dinheiro de investidores, após Marcos ter apresentado a ideia para alguns fundos de investimentos dos EUA.
Foi assim que ele conseguiu cerca de 7.6 milhões de dólares com fundos como JP Morgan Partners; Hicks, Muse, Tate and Furst, entre outros.
O negócio começou de forma tímida, e desde o início, os recursos foram investidos principalmente em propaganda e segurança do site.
Primeiro, era necessário convencer os usuários argentinos a realizarem compras pela Internet, algo incomum na época. E nesse ponto, a publicidade foi importante para demonstrar primeiro que era possível comprar e vender quase tudo pela Internet. E depois, a plataforma tinha que mostrar que era também seguro fazer transações pela Internet. Por conta disso, a empresa sempre investiu fortemente em segurança para evitar fraudes e golpes.
Atento ao mercado latino, Galperin se associou ao brasileiro Stelleo Tolda, que se tornou o responsável por levar a plataforma para o Brasil, onde o negócio recebeu o nome de Mercado Livre.
O Brasil, principal mercado da América Latina, recebeu o negócio em Outubro de 1999, e também tinha resistências semelhantes ao mercado argentino.
Ainda assim, os primeiros adotantes do site foram bastante importantes para que a empresa apresentasse resultados promissores, tanto na Argentina como no Brasil. O fato se deu principalmente pois os primeiros usuários da solução já estavam habituados ao mundo online, e abraçaram a solução imediatamente.
Porém, apesar de promissor, o site tinha uma série de dificuldades. Além do receio e dos problemas de segurança de dados, o site sofria com vendedores mal intencionados, que aproveitavam a discrição da Internet para venderem produtos falsos, contrabandeados ou de baixíssima qualidade.
Por conta disso, o início da atuação da empresa, principalmente no Brasil foi bastante difícil; e no começo afastou alguns usuários menos habituados ao então novo mercado digital. Sendo necessários alguns anos para tornar mais amigável a reputação da plataforma no mercado consumidor em geral.
Para completar, a empresa passou por seu momento mais difícil, que ocorreu em 2000 durante a Bolha das Ponto Com. O evento foi talvez o mais importante para as empresas digitais, e revelou problemas graves que existiam no mercado da Internet.
Na época, surgiram diversas empresas baseadas na Internet, e como havia muita expectativa de que o futuro estaria na rede; várias empresas receberam investimentos e aportes em valores absurdos; uma vez que os investidores acreditavam que qualquer empresa poderia valer milhões de dólares pelo simples fato de estarem na Internet.
Nesse ambiente de euforia, uma série de negócios surgiram e conseguiram abocanhar generosos aportes, mesmo ainda quando eram empresas com poucos funcionários e as vezes até mesmo sem um faturamento consistente.
Com investidores loucos atrás de retornos exorbitantes, e empresários prometendo aquilo que não conseguiam cumprir, o mercado entrou em pane e foi consolidado o chamado estouro da bolha das empresas ponto com. Nesse momento, os investidores perceberam as incertezas que ainda existiam no mercado digital, e a grande maioria dos investimentos em empresas baseadas na Internet foi suspensa ou descontinuada.
Com escassez de investidores, grande parte das empresas que estavam bombando na Internet não conseguiram sobreviver, já que gastavam mais do que faturavam, e precisavam do aporte constante de acionistas ou investidores para fechar as contas.
Nesse clima de incerteza, o Mercado Libre se viu em uma situação de grande dificuldade, já que havia a esperança de que a empresa um dia fosse suficientemente grande para pagar todo e qualquer investimento que fosse feito naquele período.
Ainda assim, em 2000 os investidores continuaram apostando no sucesso da plataforma, e decidiram investir mais 46 milhões de dólares para o crescimento da empresa.
O investimento fez com que a empresa conseguisse passar com tranquilidade pelo momento de turbulência; reforçando seus investimentos em publicidade, segurança e melhoria da experiência de compra na plataforma.
Junto ao investimento, o Mercado Libre também ganhou espaço no México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile e Equador.
Com a crença forte dos investidores, a plataforma conseguiu contornar os primeiros desafios e se consolidou rapidamente como um dos principais sites de compra pela Internet da América Latina.
Com um crescimento exponencial, a empresa atingiu um grande sucesso e passou a ser uma das maiores referências em seu mercado; tanto que em 2001 chamou a atenção do Ebay, então maior marketplace dos Estados Unidos; e que serviu de inspiração para a criação da plataforma latina.
Os americanos tentaram atuar no mercado latino, mas não tiveram grande sucesso, e por conta disso, decidiram se tornar investidores do Mercado Livre, comprando 19.5% de suas ações.
O movimento ajudou a consolidar ainda mais o ML em seus mercados e o Ebay se manteve como associado da operação até 2016, quando vendeu sua participação acionária.
Nos anos seguintes, a empresa latina decidiu também comprar seus concorrentes locais, como por exemplo, o então competidor Arremate.com.
Além de aumentar sua capilaridade em seus mercados, o Mercado Livre também decidiu apostar em formas de tornar cada vez melhor a experiência de seus consumidores.
Pensando em garantir a segurança das transações financeiras que ocorrem na plataforma, foi criado o Mercado Pago; um gateway de pagamento que possui um sofisticado sistema de segurança e que hoje é usado até mesmo para transações físicas, através de maquininhas de cartão.
Além de intermediar pagamentos, a plataforma também oferece parcelamento e até mesmo evoluiu recentemente para serviços financeiros complexos. Ela também pode ser usada para operações fora do Mercado Livre, e é usada por sites, vendedores e outros negócios.
Com o Mercado Pago, a plataforma trouxe maior segurança para os clientes que tinham desconfiança sobre a segurança de dados na rede.
Além disso, foram implementados sistemas de avaliações dos vendedores e dos produtos, para evitar fraudes e garantir a procedência dos produtos na hora da compra. Através dessa funcionalidade, os vendedores tem uma espécie de reputação dentro da plataforma, que proporciona também benefícios para quem vende mais e melhor. Criando um jogo de ganha-ganha, em que o vendedor se esforça para criar cada vez um serviço melhor. Assim gerando a chamada prova social, em que as pessoas tendem a comprar mais de quem tem mais resultados e avaliações positivas.
Além das avaliações, que ajudam a quebrar objeções dos clientes, a plataforma também criou um sistema de Satisfação Garantida, em que o consumidor pode devolver o produto caso ele não atenda às expectativas do cliente, ou ao que foi prometido no anúncio.
A funcionalidade consegue abarcar tanto a legislação consumerista do Brasil, por exemplo, como também traz um elemento de confiança a mais para a plataforma. E por conta de todos estes elementos, alguns clientes optam pela confiabilidade e comodidade do Mercado Livre em relação a outros sites e plataformas de comércio eletrônico.
Para completar, anos depois a plataforma também criou o sistema Mercado Envios, para facilitar e baratear o frete dos produtos que são vendidos no site.
No Brasil, o Mercado Livre é também o maior cliente dos Correios. E através da funcionalidade, a plataforma consegue descontos para os vendedores e uma série de benefícios para com transportadores e também para com a estatal.
Desde 2007, a empresa tem suas ações listas na Bolsa de Valores e recebe aporte de investidores comuns.
Um ano antes a empresa abriu operações na Costa Rica, Republica Dominicana, Panamá e anos antes também no Peru.
Com os novos aportes, o Mercado Livre também adquiriu outras operações pela América, incluindo os Estados Unidos.
Além de produtos de consumo, a plataforma também oferece soluções que permitem a venda de imóveis e automóveis. Para completar, são oferecidas outras ferramentas como o Mercado Crédito e o Mercado Shops.
Porém, apesar do sucesso e das inúmeras inovações e soluções, a plataforma ainda enfrenta desafios.
Apesar de quase permitir a venda de qualquer produto pela Internet, o Mercado Livre tem limitações legais, que variam de país para país.
No Brasil, por exemplo, são recorrentes os casos de pirataria e de anúncios de produtos ilegais.
A plataforma, diz que busca coibir as práticas, mas como atua somente como intermediadora, tem impossibilidades para fiscalizar todas as ações; principalmente por não ter todos os meios de ação para cuidar especificamente de cada uma de suas milhões de negociações. E que dessa forma, a responsabilidade seria somente do vendedor do produto ilegal.
Por conta disso, a plataforma tem enfrentado alguns questionamentos judiciais sobre até onde vai a sua responsabilidade sobre as vendas; e esse impasse gera insatisfação em alguns empresários e consumidores que se sentem lesados pela plataforma, direta ou indiretamente.
No campo concorrencial, a empresa vem enfrentando outros gigantes como a OLX, e os marketplaces de Amazon, Magazine Luiza, Americanas, entre outros players.
Ainda assim, apesar de algumas polêmicas, o Mercado Livre se consolidou como uma das empresas mais fortes do mercado, e no dia 7 de Agosto de 2020, a empresa se tornou a mais valiosa da América Latina; sendo avaliada em 60.6 bilhões de dólares, superando a mineradora Vale.
E além de ser um sucesso financeiro, a empresa conquistou a confiança de milhões de consumidores no mundo e também no Brasil. E por conta disso, a história do Mercado Livre é motivo de curiosidade e inspiração; e é mais uma história de sucesso que merece ser contada em nosso canal.
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