Esse conteúdo também está disponível em vídeo:
O Empreendedorismo é um dos maiores fatores de transformação do mundo.
Através dele, homens e mulheres de todo o mundo conseguem ascender socialmente e mudar suas próprias vidas, independente do preconceito, do julgamento alheio e das descrenças.
Além disso, empreendedores de sucesso são exemplos para pessoas de todo o mundo e a prova de que o sucesso é algo alcançável.
Em nosso canal já compartilhamos histórias inspiradoras como de Geraldo Rufino, Chris Gardner, Oprah Winfrey, Madam CJ Walker, Daymond John, entre outros.
E nesse vídeo, separamos alguns empreendedores negros que são grandes fontes de inspiração para todos que desejam empreender.
Então vamos à lista:
Robert e Sheila Johnson.
Para começar a lista selecionamos não apenas um, mas dois empreendedores.
O ex-casal Johnson é responsável por diversas iniciativas de enorme sucesso.
Robert L. Johnson foi o primeiro afro-americano a conquistar uma fortuna bilionária alcançando o feito em 2001. Ele é o cofundador do complexo televisivo BET, que foi vendido em 2000 para o conglomerado Viacom por 3 bilhões de dólares.
Enquanto casados, Robert e Sheila foram responsáveis por vários empreendimentos. Inicilamente, os dois foram cofundadores da BET, e além do ramo televisivo, eles também se envolveram fortemente com negócios relacionados ao esporte.
Inicialmente, Robert foi proprietário do time de basquete Charlotte Bobcats, que depois foi vendido e renomeado para Hornets. Já Sheila é responsável por três franquias diferentes, no hóquei o Washington Capitals , na NBA o Washington Wizards e na WNBA o Washington Mystics.
Desde 2002 o casal se separou e passou a trilhar caminhos diferentes. Ainda assim, estima-se que os dois tenham fortunas de centenas de milhões de dólares, que reunidas ultrapassariam a casa do bilhão.
Atualmente, Robert atua no mercado imobiliário, e Sheila tem uma rede de hotéis e resorts.
Janice Bryant Howroyd
A empresária de 68 anos é fundadora da Act One, uma agência de empregos que começou em 1978 com apenas um empréstimo de 900 dólares feito pela mãe, que permitiu que ela comprasse um fax e uma linha telefônica.
O negócio começou com uma ideia que surgiu depois que seu cunhado a arranjou um emprego temporário como secretária na famosa revista Billboard. Até então, ela tinha dificuldades para conseguir um emprego fixo, e após entender como funcionava o processo de contratação e agenciamento de celebridades e personalidades que tinham trânsito pela revista, ela decidiu criar sua própria agência de trabalhos e empregos.
Estima-se que atualmente a agência atenda mais de 17.000 clientes em 19 países, contando com uma equipe de 2600 funcionários e faturamento anual em torno de 1 bilhão de dólares.
Nascida em uma família de 12 irmãos, Janice conquistou sucesso mundial e uma fortuna estimada em mais de 200 milhões de dólares.
Mo Ibrahim
O etíope de 74 anos é o fundador da Celltel, uma empresa de telecomunicações que possui 24 milhões de clientes no continente africano. A empresa foi vendida em 2006 por mais de 3.6 bilhões de dólares.
Desde então, Ibrahim se dedica a causas filantrópicas realizadas na África e ostenta uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares.
Mike Adenuga
Adenuga é o segundo homem mais rico da Nigéria. Sua carreira começou como vendedor de refrigerantes e objetos de decoração ainda na adolescência, e aos 26 anos ele já havia conquistado seu primeiro milhão.
Anos depois ele encorpou sua fortuna, e aos 37 anos, conseguiu criar uma empresa de perfuração petrolífera que passou a atuar nas regiões litorâneas da África. Em paralelo, ele também criou uma empresa de telecomunicações chamada Globacom que alcançou enorme sucesso no continente.
Hoje, aos 67 anos, suas iniciativas geram cifras anuais bilionárias e estima-se que o seu império o tenha proporcionado uma fortuna de 5.7 bilhões de dólares.
Reginald F Lewis
Apesar de só ter vivido 50 anos, Reginald foi um dos empreendedores mais notáveis dos anos 80, principalmente por ter sido o primeiro negro a fundar uma empresa com valorização superior a 1 bilhão de dólares nos estados unidos.
Ele fundou a TLC, uma empresa de investimentos que foi criada dois anos depois de sua formatura como advogado. Dentre os principais investimentos da empresa estavam empresas detentoras de patentes de equipamentos domésticos.
Porém, o que mais chamou a atenção do mundo foi a compra da Beatrice International Food, uma gigante dos alimentos que foi comprada pelo Grupo de Reginald por quase 1 bilhão de dólares em 1987.
Na mesma época, ele se tornou um dos maiores filantropos do mundo quando doou milhões de dólares para as universidades de Harvard e Howard. Além de apoio as instituições, ele também custeou diversas bolsas de estudos.
Infelizmente, em 1993, Lewis faleceu devido a um câncer. Ao todo, suas iniciativas lhe conferiam uma fortuna de 400 milhões de dólares de acordo com a Forbes.
E para você, qual outro empreendedor é motivo de inspiração.
Compartilhe conosco nos comentários..
Facebook Comments