Dez Mandamentos de Investimentos de Lírio Parisotto

Lírio Parisotto é um dos maiores investidores do Brasil, e ao longo dos anos, ele conquistou uma fortuna bilionária como investidor e empreendedor.

Já mostramos sua história em nosso site – Clique para ver.

Tá com preguiça de ler? Assista ao vídeo!

Desde 1971, Parisotto é investidor da Bolsa de Valores, e já passou por diversas perdas ao longo dos anos, até reunir uma vasta experiência que o fez ganhar muito dinheiro na bolsa, tendo atualmente uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares.

Em nosso canal, já contamos detalhadamente sua história e porque ele se tornou também um dos maiores empreendedores do país, e o link estará na descrição deste vídeo.

Porém, neste vídeo vamos apresentar os 10 mandamentos sobre investimentos que o investidor compartilhou em uma entrevista para o portal IG.

Esses 10 mandamentos podem ser aplicados por qualquer investidor, e devem ser apreendidos para serem usados ao longo de toda a trajetória de um investidor, esteja ele no começo ou já sendo ele um investidor experiente.

Então vamos aos mandamentos:

1. Não perca tempo com a Oferta Pública de Ações (IPOs, na sigla em inglês)

“As empresas que abrem seu capital representam uma aventura para o investidor. Muito se gasta na contratação de bancos, impressão de materiais para a divulgação e anúncios em jornais, mas o lucro posterior nem sempre será representativo”, diz Parisotto sobre os IPOs, sigla em inglês para oferta pública inicial de ações. “Não vou dizer que todos são negócios ruins. Há exceções, mas são poucas”.

2. Não diversifique sua carteira de ações

Segundo Parisotto, há pouca diferença de rentabilidade entre as empresas. “Somente duas ou três são expressivas”, afirma. Para escolher os melhores empreendimentos é importante analisar os balanços, a evolução dos produtos no mercado e conferir a atitude dos executivos. “Tenho 12 ações porque não tenho personalidade para ter duas. Quanto mais diversificada for sua carteira, maior será a prova de que não acredita naquilo que está comprando”, afirma. “Além disso, investir de modo mais direcionado permite que você acompanhe melhor cada uma”. (Na carteira da Geração Futuro, que http://passoapassoempreendedor.com.br/wp-content/uploads/2023/01/wang-chuanfu.jpgistra os investimentos de Parisotto, estão presentes 14 papéis: Bicbanco, Bradespar, Banco do Brasil, Celesc, Cielo, Eletropaulo, Eternit, Grendene, Randon, Redecard, CSN, Tecnisa, Transmissão Paulista e Usiminas).

3. Fuja de ações dos setores aéreo e varejista

“A maioria das empresas do setor aéreo – tanto no Brasil como exterior – não teve um bom desempenho e precisou de ajuda do governo. Outras faliram. E o comércio varejista não tem proteção, sofre muitas oscilações”, afirma o empresário. Já entre siderúrgicas e companhias elétricas, diz ele, é muito difícil encontrar alguma que quebrou.

4. Fique longe de empresas que tenham sede em países exóticos

“É um absurdo que empreendimentos no Brasil tenham sede nas Bahamas, por exemplo”, afirma. “Imagine a dificuldade para analisar essa empresa criada em outro país, ou mesmo de uma que se transfira para o exterior para depois abrir capital aqui. É perigoso”.

5. Não compre ações de empresas que deem prejuízo

Esse mandamento pode parecer óbvio, mas não é, segundo o megainvestidor. “Muitas pessoas investem nelas porque suas ações estão mais baratas, mas isso não é interessante. Empresa que dá lucro não quebra e não fica se explicando aos investidores pelo prejuízo dado”.

6. Ter liquidez é fundamental

Quando você faz seus investimentos em empresas que ficam dias sem negociar, terá problemas, acredita ele. Mesmo quando quiser gastar não conseguirá comprar as ações. Imagine, então, a dificuldade na hora de vender os papéis, sugere.

7. Procure ações boas e baratas

Ações com preço baixo são facilmente encontradas, mas qualidade é outro caso. Não adianta dizer que a empresa é boa se é preciso esperar 50 anos de lucro para chegar ao preço dela no mercado. “Fuja dessas”, recomenda.

8. Faça as próprias avaliações

“Seguir loucamente boatos sobre o mercado é muito arriscado. No movimento de queda da bolsa, às vezes não há motivo para vender as ações, desde que sejam feitas análises e avaliações corretas dos números da companhia em longo prazo”, afirma ele. Se não quiser avaliar, contrate alguém que faça isso por você.

9. Tenha coragem na baixa do mercado e controle a ganância na alta

Quando o mercado cair e os preços das ações ficarem reduzidos, não venda suas aplicações desesperadamente, recomenda o veterano investidor. Controle o medo e coloque mais dinheiro, esse é o momento de investir.

10. Aposte num azarão

“Fazer investimentos também pode ser uma fonte de diversão”, diz. “Apostas diferentes do convencional proporcionam novos desafios e possibilidades”.

Assista aqui ao vídeo com a história completa de Lírio Parisotto!

Fonte: Economia – iG @ https://economia.ig.com.br/financas/investimentos/os-dez-mandamentos-do-investidor-na-visao-de-lirio-parisotto/n1237794558017.html

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos