José Carlos Semenzato: de vendedor de Coxinhas a tubarão do Shark Tank Brasil.

José Carlos Semenzato de vendedor de Coxinhas a tubarão do Shark Tank Brasil.

José Carlos Semenzato é o mais novo tubarão do Reality Show Shark Tank Brasil, do canal Sony. E sua história merece ser compartilhada.

Se você preferir, este conteúdo também está disponível em vídeo:

José Carlos Semenzato nasceu em 23 de Março de 1968 na cidade de Cafelândia, no Estado de São Paulo.

Filho de um pedreiro e de uma dona de casa, Semenzato cresceu na cidade de Lins, no interior de SP. Aos 7 anos, já ajuda seu pai, José, a carregar tijolos em obras. Aos 13 anos, deixou a construção civil e começou a vender coxinhas para a vizinhança.

Na época sua mãe, dona Alzira, produzia coxinhas, que ele vendia nos subúrbios da cidade.

Segundo ele, sua estratégia de vendas consistia em esperar a hora em que as pessoas sentiam fome para abordá-las. Além disso, ele anotava as vendas em uma caderneta, e passava aos sábados para receber o que tinha vendido.

Dessa forma, ele alcançou um patamar de venda de 600 coxinhas por dia. O sucesso era tanto que ele colocou 2 tios, que tinham a mesma idade que ele, para ajuda-lo nas vendas.

Em um ano, juntou dinheiro para comprar um Fusca ano 1962. Um veículo com cerca de 10 anos de idade.

Aos 15 anos, Semenzato fez um curso de computação e começou a trabalhar numa copiadora. Ali, afirma ter se destacado como atendente e chamado a atenção de um cliente, que o levou para trabalhar no Grupo Cermaco, uma construtora, onde atuou como programador. À noite, fazia curso técnico na mesma área.

Aos 16 anos, ele se tornou gerente em uma companhia de copiadoras.

O Instituto Americano de Lins convidou Semenzato para ser professor de computação quando ele tinha 18 anos. “Passados seis meses, os alunos começaram a me procurar para aulas de reforço aos sábados e domingos. Comecei, então, a dar essas aulas adicionais no computador do meu sogro, numa padaria em Lins”, Aos 18, começou a ensinar computação para estudantes do ensino médio, no Instituto Americano de Lins.

Em 1991, aos 23 anos, fundou a Microlins, uma escola voltada a capacitação em computação. Para tanto, largou as atividades de programador e professor e investiu algo em torno de 30 mil reais, em valores atualizados.

Em dois meses, a empresa tinha 200 alunos matriculados.

Semenzato cresceu o negócio com seu próprio capital até 1994, quando era proprietário de 17 escolas da Microlins.

Entretanto, a empresa começou a passar dificuldades em razão da deflação das mensalidades, em razão da chegada do Plano Real, e simultaneamente problemas com o pagamento do leasing dos computadores da rede, devido as altas taxas de juros da época, e o atrelamento dos pagamentos ao dólar americano.

Nesse sentido, ele tinha duas opções, ou fechar as portas da empresa, ou arriscar uma modalidade que até então era pouco difundida. Assim, ele foi um dos pioneiros a apostar no mercado de Franchising, tornando a Microlins uma vitoriosa rede de franquias.

Ds 17 escolas daquela época, 16 viraram franquias. E apenas a primeira unidade, em Lins, permaneceu própria.

Desta forma a empresa se expandiu por todo o Brasil.

A companhia protagonizou uma jogada ousada em 1996. Ao perceber sinais de saturação no ensino de informática, Semenzato decidiu mudar de modo radical o perfil do negócio. A marca deixava de ser apenas uma escola de computação para oferecer cursos profissionalizantes a jovens de baixa renda. Em 1999, a Microlins mudou-se para a atual sede em São José do Rio Preto, como parte da estratégia de crescimento. Em 2000, mais uma sacada. A Microlins passou a distribuir cursos e máquinas no programa de TV do cantor Netinho. No período, o crescimento médio foi de 100 unidades por ano. “Em 30 dias triplicamos o caixa da empresa”, conta.

Em julho de 2008. Após dois anos de namoro, Semenzato fechou a venda de 30% das ações para o grupo educacional Anhanguera, controlado pelo Fundo de Educação para o Brasil, da Pátria Investimentos. A operação rendeu um aporte de R$ 25 milhões.

Um dos segredos do crescimento da empresa foi apostar em ações de Merchandising em rede nacional de TV. A primeira foi no programa ‘’Domingo da Gente’’ da Rede Record, apresentado por Netinho de Paula.

Na época, a empresa tinha também um outro sócio, que ficou no negócio entre 1999 e 2006. “Era preciso pagar R$ 300 mil para uma campanha de um mês, e meu sócio foi contra. Mas, se não levasse minha marca a todo o Brasil, não ganharia escala”, disse. “Assumi o risco sozinho. Vendi uma Mercedes por R$ 200 mil e fiz as ações de merchandising. Em 45 dias, a empresa criou mais de R$ 1,5 milhão em recebíveis. Paguei a primeira fatura e nunca mais saí da televisão.”…

Em 2010, a Microlins alcançou a marca de 700 lojas no Brasil com mais de 500 mil alunos, e foi vendida ao Grupo Multi por cerca de 110 milhões de reais.

Após a venda da Microlins, Semenzato se juntou a apresentadora Xuxa Meneghel e criou a Casa X, uma franquia de casas de festa para crianças. Em 2015, ele repetiu a dobradinha com Xuxa e criou a Espaço Laser, uma franquia especializada em depilação à laser.

Em parceria com o ex-tenista Gustavo Kuerten criou a Life USA, uma escola de inglês fundada em 2016, que se tornou franquia.

É também um dos sócios do Instituto Embelleze, junto à Itamar Serpa Fernandes, o Sr. Embelleze, que já fizemos um vídeo em nosso canal.

Atualmente, ele é Investidor e proprietário da Holding SMZTO, que possui diversas redes de franquia pelo Brasil.

“Somos uma fábrica de transformar pequenos negócios em empresas de porte médio, aptas a receber investimentos para ganhar estatura e governança”, declarou Semenzato, que também é jurado do programa Shark Tank Brasil, no Canal Sony

A SMZTO tem participação societária em 12 empresas, como Espaçolaser, OdontoCompany, Oakberry, Instituto Embelleze, Casa X e L’Entrecóte de Paris, entre outras, que totalizam cerca de 1.800 franquias. Dentre seus sócios, estão algumas celebridades, como Xuxa Meneguel e Otávio Mesquita. No ano passado, a holding faturou R$ 1,45 bilhão, crescimento de 20% em relação a 2017. O lucro não foi revelado. A meta é atingir neste ano o faturamento de R$ 2,2 bilhões.

Até o final do ano, a SMZTO deverá lançar seu primeiro fundo de investimentos aberto para terceiros. Até hoje, segundo Semenzato, todos os investimentos do grupo foram feitos com recursos próprios.

Semenzato lançou em parceria com Ricardo Bellino, outro empreendedor que contamos a história em nosso canal, o livro Escola da Vida em 2008.


História de Ricardo Bellino:

Fonte de consulta: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2019/07/17/trajetoria-jose-carlos-semenzato-microlins-smzto-holding-franquias.htm?cmpid=copiaecola

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais
CULPA DA BYD?  – A CRISE DA NISSAN

CULPA DA BYD? – A CRISE DA NISSAN

O mercado automobilístico mundial está em franca transformação, e mais uma tradicional montadora vai ter

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

QUAL O VALOR DA FORTUNA BILIONÁRIA DE DONALD TRUMP?

Donald Trump novamente será o novo presidente dos Estados Unidos. Depois de um mandato de

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

xAI – CONHEÇA O PLANO DE MUSK PARA REVOLUCIONAR O MERCADO DE IA

Mais uma empreitada multibilionária de Elon Musk está nascendo. E conta com aquele que é

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

O BANCO MAIS POLÊMICO DO BRASIL? – A HISTÓRIA DO BANCO MASTER

Mais um banco tem ganhado cada vez mais protagonismo no Brasil. E além de investimentos